Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mamiya, Edgar Nobuo | - |
dc.contributor.author | Canut, Felipe Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T19:39:32Z | - |
dc.date.available | 2023-04-05T19:39:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-30 | - |
dc.identifier.citation | CANUT, Felipe Azevedo. Influência da adição de zircônia tetragonal estabilizada com céria na resistência à fadiga por flexão em 4 pontos de compósitos Al2O3 – Ce-TZ Assessment of corrosion-fatigue degradation of grade R4 steel sing an electrochemical-mechanical combined approach. 2022. [116] f., il. Tese (Doutorado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45779 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo trata do efeito combinado de carregamentos mecânicos cíclicos em ambiente
corrosivo no aço grau R4. Este material é comumente empregado na produção de correntes de
amarração das Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO).
Ensaios de fadiga sob corrosão controlados por tensão foram realizados em água do mar artificial
(3,5 p.% de NaCl). Uma célula de corrosão foi desenvolvida para esta finalidade. Carregamentos
completamente alternados (R = −1) e na presença de carga média (R = 0, 1) foram utilizados
nos experimentos. Testes de fadiga em ar e testes de imersão pura também foram realizados para
fins comparativos. Os resultados mostraram uma aceleração da falha causada pelo ambiente
corrosivo quando comparada à fadiga em ar. O efeito do ambiente corrosivo se torna mais
severo para amplitudes de tensão mecânica menores. Medições periódicas do potencial de
corrosão foram realizadas durante os experimentos e os sinais adquiridos foram correlacionados
com o nível de degradação do corpo de prova. Esta técnica se mostrou eficaz na detecção
de fenômenos importantes, como a formação de pites e iniciação de trincas. Medições de
Espectroscopia de Impedância Eletroquímica (EIS) foram realizadas para avaliar a evolução do
sistema eletroquímico durante os testes de fadiga sob corrosão e os resultados foram comparados
com corpos de prova em imersão pura. Os corpos de prova também foram examinados em
Microscópio Eletrônico de Varredura (SEM) e em microscópio confocal. A degradação da
superfície lateral dos corpos de prova pelo efeito da corrosão foi avaliada usando a fração de área
corroída como parâmetro. A partir da análise de microscópio, constatou-se que a aplicação de
carga mecânica combinada com a exposição ao ambiente salino gera uma fração de área corroída
maior em relação às amostras em imersão pura, destacando a natureza sinérgica da fadiga sob
corrosão. Uma grande densidade de microfissuras e pites foi observada para as menores cargas de
fadiga, enquanto poucos pites e grandes trincas secundárias foram identificados para as maiores
amplitudes de tensão. Assim, a falha do aço grau R4 em ambiente salino pôde ser dividida em
dois regimes: um dominado por efeitos eletroquímicos, observado para menores amplitudes de
tensão, e outro dominado por efeitos mecânicos, observado em maiores amplitudes de tensão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Assessment of corrosion-fatigue degradation of grade R4 steel sing an electrochemical-mechanical combined approach | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fadiga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corrosão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aço - corrosão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aço grau R4 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Potencial de corrosão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espectroscopia de impedância | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Simões, Alda Maria Pereira | - |
dc.description.abstract1 | The study deals with the combined effect of corrosion and mechanical cyclic stresses observed
on the grade R4 steel. This material is commonly employed in the production of mooring
chains used on Floating Production Storage and Offloading (FPSO). Corrosion-fatigue tests
under stress-controlled loading were performed in artificial seawater (3.5 wt.% NaCl) using
a corrosion cell developed for this purpose. Fully reversed (R = −1) and tension-tension
(R = 0.1) loads were applied. In-air fatigue and no-load immersion tests were also carried out
for comparative purposes. The results have shown an acceleration of the failure caused by the
corrosive environment when compared to the in-air fatigue. The corrosive environment has a
greater detrimental effect towards lower stress amplitudes on the observed corrosion-fatigue life.
Periodic corrosion potential measurements were carried out during the experiments and the
acquired signals were correlated with the degradation level of the specimen. This technique has
proven to be effective in detecting important phenomena, such as pitting formation and crack
initiation. Electrochemical Impedance Spectroscopy (EIS) measurements were performed to
assess the evolution of the electrochemical system during the corrosion fatigue tests and the results
were compared to non-loaded specimens. The specimens were examined in a Scanning Electron
Microscope (SEM) and in a Confocal microscope. The corrosion degradation on the surface
of the specimens was assessed using the corroded area fraction as an index. The microscopic
analysis revealed that the application of mechanical loads together with chemical exposure
produces a higher fraction of corroded area when compared to the no-load immersion samples,
highlighting the synergistic nature of the corrosion fatigue phenomenon. A higher density of
microcracks and pits were observed for the lower fatigue loads while large secondary cracks and
few pits were identified for the higher amplitudes. Therefore, the failure of grade R4 steel in
the seawater environment could be divided into two regimes: one dominated by electrochemical
effects, observed in lower stress amplitudes, and the other dominated by mechanical effects for
higher stress amplitudes. | pt_BR |
dc.contributor.email | felipe.canut@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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