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2022_JulianaFlorianoToledoWatson.pdf7,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSegato, Rita Laura-
dc.contributor.authorWatson, Juliana Floriano Toledo-
dc.date.accessioned2023-04-05T19:39:10Z-
dc.date.available2023-04-05T19:39:10Z-
dc.date.issued2023-04-05-
dc.date.submitted2022-10-31-
dc.identifier.citationWATSON, Juliana Floriano Toledo. Parições e partejares na história de Cavalcante-GO: epistemicídio, monocultura do parto e justiça reprodutiva. 2022. 371 f., il. Tese (Doutorado em Bioética) — Universidade de Brasília, Cavalcante, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45778-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEssa tese traz um panorama da transformação na assistência ao parto no município de CavalcanteGO. Para melhor entender esse contexto local, foi realizado um mergulho na história da assistência no Brasil, bem como no contexto atual das parições neste território, a partir de análises de banco de dados oficiais e artigos científicos. A pesquisa no município se deu sobretudo a partir de trabalho de campo realizado entre desde 2018 e 2022 com a realização de (107) entrevistas a mulheres, parteiras, professoras, agentes comunitários de saúde, profissionais e gestoras de saúde. O que permitiu desenhar uma memória de parições e partejares em Cavalcante dos últimos 150 anos. Os dados coletados nos informam sobre a transição de um modelo de parteria comunitário tradicional para um modelo desterritorializado de hospitalização do parto. Dentre os efeitos observáveis dessa transição destacam-se: a desarticulação do tecido comunitário; a vulneração das mulheres; a desqualificação dos saberes tradicionais das parteiras. A análise de tais efeitos, com o apoio da historiografia da assistência ao parto, nos permite falar em um processo de epistemicídio dos conhecimentos tradicionais de parteria, através da imposição de uma monocultura do parto. Por fim, através do conceito de justiça reprodutiva, busquei, a partir do que expressam as interlocutoras dessa pesquisa, apontar caminhos de regeneração da diversidade de partejares. O exemplo de Cavalcante traz elementos que podem auxiliar na compreensão dessa transformação em outros interiores do Brasil, lançar pistas de ações que possam melhorar a vida das mulheres e dar subsídios para pensar a salvaguarda dos conhecimentos tradicionais em parteria alinhada à justiça reprodutivapt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleParições e partejares na história de Cavalcante-GO : epistemicídio, monocultura do parto e justiça reprodutivapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordParteiraspt_BR
dc.subject.keywordConhecimento tradicionalpt_BR
dc.subject.keywordMonoculturapt_BR
dc.subject.keywordEpistemicídiopt_BR
dc.subject.keywordParto (Obstetrícia)pt_BR
dc.subject.keywordJustiça reprodutivapt_BR
dc.contributor.advisorcoHolanda, Marianna Assunção Figueiredo-
dc.description.abstract1This thesis brings a panorama on the transformation of childbirth assistance in the city of Cavalcante, Goiás. In order to understand this local context, a thorough research was made into the history of birth attendance in Brazil and into the current parturition scenario in this territory, with information extracted from analyses of official data files and scientific articles. The local research consisted mainly of field work since 2018 until 2022. 107 interviews were made with women, Tradicional Birhs Attendants_TBA's, teachers, community health agents, health professionals and administration. This research outlines the memory of parturitions and labor aidances in Cavalcante throughout the last 150 years. The results inform us about the transition from a model of traditional communitarian birth assistance to an unterritorialized model of hospitalized childbirths. Among the evident effects of this transition, the most significant ones include: community disarticulation; vulnerability of women and disqualification of TBA’s knowledge. The analysis of such effects, followed by the historiography of childbirth assistance, allowed us to discuss a process of epistemicide of traditional labor attendance knowledge through the imposition of a birth monoculture. Finally, through the concept of reproductive justice, I sought to indicate paths of parturition diversity regeneration by using as basis what is expressed from this research’s interlocutors. The example of Cavalcante presents elements that may assist in the comprehension of this transformation in other Brazilian countrysides, in the launch of action pointers that might improve women’s lives and in the acquirement of fundings to strategize the safeguard of traditional labor attendance knowledge aligned with reproductive justice.pt_BR
dc.contributor.emailginecologiautonoma@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Bioética-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Bioéticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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