Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45756
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GustavoXavierDiniz.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Percepção ambiental quanto à qualidade da água : proposta de sequência didática no ensino de Ecologia
Outros títulos: Environmental perception regarding water quality : proposal of didactic sequence in Ecology teaching
Autor(es): Diniz, Gustavo Xavier
Orientador(es): Fonseca, Claudia Padovesi
Assunto: Ensino de Biologia
Ensino por investigação
Poluição ambiental
Água - poluição
Data de publicação: 3-Abr-2023
Referência: DINIZ, Gustavo Xavier. Percepção ambiental quanto à qualidade da água: proposta de sequência didática no ensino de Ecologia. 2022. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Uma das formas de viabilizar a alfabetização científica proposta pela Base Nacional Comum Curricular no Brasil é por meio da abordagem de ensino por investigação. Essa abordagem articula os eixos da alfabetização científica, coloca os alunos na posição de protagonistas de seu aprendizado e subsidia, de forma complementar, a dinâmica de sala de aula do professor, tornando-o um mediador do processo ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo propor um material de apoio pedagógico para professores de biologia do ensino médio com sequência didática de abordagem investigativa a respeito da percepção ambiental quanto à qualidade da água. Para isso, a SD foi elaborada, aplicada e avaliada em uma turma de alunos da 1ª série do ensino médio sequencial do Centro Educacional Incra 9, Ceilândia, Distrito Federal. A SD foi organizada com o uso do modelo dos três momentos pedagógicos que adota a concepção freiriana de educação no espaço formal de sala de aula. A obtenção dos dados se deu de forma qualitativa por meio de questionários, anotações, reflexões em diário de campo e escrita dos alunos. As estratégias didáticas utilizadas na SD com abordagem investigativa possibilitaram um maior envolvimento e participação dos alunos nas aulas quando refletidas com as aulas anteriores da disciplina com abordagem mais tradicional. Foi possível constatar que os alunos inicialmente percebiam o meio de forma parcial e com o desenvolvimento da proposta essa percepção se mostrou mais efetiva e completa. Com o resultado foi criado um produto didático pedagógico na forma de um manual de orientação para que outros professores de biologia possam utilizar como instrumento de apoio. Almeja-se que a sequência didática possibilite aos estudantes se posicionarem de forma crítica, investigativa e cidadã frente aos problemas ambientais e de recursos hídricos de sua região.
Abstract: One of the ways to make scientific literacy viable, proposed by the National Common Curriculum Base in Brazil, is through the teaching-by-investigative approach. This approach articulates the axes of scientific literacy, places students in the position of protagonists of their learning and subsidizes, in a complementary way, the dynamics of the teacher's classroom, making him a mediator of the teaching-learning process. This work aimed to propose a pedagogical support material for high school biology teachers with a didactic sequence of an investigative approach regarding the environmental perception regarding water quality. For this, the SD was elaborated, applied and evaluated in a group of students of the 1st grade of sequential high school at Centro Educacional Incra 9, Ceilândia, Distrito Federal. The SD was organized using the model of the three pedagogical moments that adopts the Freirean concept of education in the formal space of the classroom. Data collection took place qualitatively through questionnaires, notes, reflections in a field diary and students' writing. The didactic strategies used in the SD with an investigative approach allowed a greater involvement and participation of students in the classes, when reflected with the previous classes of the discipline with a more traditional approach. It was possible to verify that the students initially perceived the environment in a partial way and with the development of the proposal this perception proved to be more effective and complete. As a result, a pedagogical didactic product was created in the form of an orientation manual for other biology teachers to use as a support tool. It is hoped that the didactic sequence will enable students to position themselves in a critical, investigative and citizen-oriented manner in the face of environmental and water resource problems in their regions.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.