Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45750
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TâniaMariadeMouraPereira.pdf4,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Gênese arquivística de documentos fotográficos na perspectiva da fotodocumentação : o ciclo da informação no catálogo do arquivo fotográfico de Mário de Andrade
Autor(es): Pereira, Tânia Maria de Moura
E-mail do autor: taniamoura@unb.br
Orientador(es): Lopez, André Porto Ancona
Assunto: Gênese arquivística
Ciclo da Informação
Documento fotográfico
Fotodocumentação
Data de publicação: 31-Mar-2023
Referência: PEREIRA, Tânia Maria de Moura. Gênese arquivística de documentos fotográficos na perspectiva da fotodocumentação: o ciclo da informação no catálogo do arquivo fotográfico de Mário de Andrade. 2022. 214 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta tese analisa o arquivamento como processo fundamental da criação de acervos fotográficos de origem privada. A tese defendida é de que a Fotodocumentação, por meio da identificação da gênese no Ciclo da Informação, permite recompor a organicidade arquivística de um acervo. O objetivo geral é investigar a gênese de documentos fotográficos e sua relação com a organicidade. A base empírica é o instrumento de pesquisa Catálogo de Fotografias do Arquivo de Mário de Andrade (IEB, 1988). O percurso metodológico inclui descrever os projetos de organização do arquivo fotográfico, realizados após a institucionalização do acervo, e que resultaram na elaboração do referido catálogo; descrever a estrutura do citado instrumento de pesquisa; definir as espécies documentais e as categorias informacionais encontradas no arquivo fotográfico de Mário de Andrade; associar as espécies documentais às categorias informacionais, contextualizando os dossiês fotográficos por meio do Ciclo da Informação; identificar as espécies documentais orgânicas e analisar sua gênese. O referencial teórico assenta-se na Arquivologia, na Diplomática, na Ciência da Informação e na Crítica Genética, considerando sua aplicabilidade no âmbito dos arquivos das pessoas. Evidenciam-se questões de gestão, organização e classificação dos documentos fotográficos e a possibilidade de prospecção do fundamento teórico do Ciclo da Informação, na perspectiva da Fotodocumentação, para discutir a origem, a organização, a recuperação e o uso de distintos tipos de acervos fotográficos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.