Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45723
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AlineVianadeSousa.pdf16,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ensino por competências na Aeronáutica : concepção, currículo, avaliação
Autor(es): Sousa, Aline Viana de
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Educação
Ensino por competências
Educação militar
Processo de ensino - aprendizagem
Data de publicação: 27-Jan-2023
Referência: SOUSA, Aline Viana de. Ensino por competências na Aeronáutica : concepção, currículo, avaliação. 2021. 222 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A educação voltada para o desenvolvimento de competências tem sido adotada em âmbito nacional como um meio para se alcançar uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral dos educandos. No entanto, não existe um consenso sobre a pertinência ou as demandas específicas dessa abordagem para o processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, o estudo proposto tem por objetivo identificar as necessidades decorrentes da institucionalização do ensino por competências na Escola Preparatória de Cadetes do Ar - EPCAR, Escola de Especialistas da Aeronáutica - EEAR, Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica - CIAAR, Universidade da Força Aérea - UNIFA e Academia da Força Aérea - AFA. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa em nível exploratório, recorrendo às pesquisas bibliográfica e documental. Escolhemos como instrumentos para a coleta de dados e informações os questionários e as entrevistas que foram aplicadas aos docentes e pedagogos. Dentre os referenciais teóricos basilares utilizados para fundamentar a pesquisa estão: Le Boterf (2003); Perrenoud (1999); Ramos (2001); Silva (2008); e Zabala e Arnau (2010). Como principais achados do estudo, verificamos que embora os documentos de ensino utilizados pelas instituições estejam organizados por objetivos e não utilizem a expressão “ensino por competências”, muitas ações implementadas por elas já convergem para o que dispõem os referenciais teóricos que apontam estratégias educacionais voltadas para o desenvolvimento de competências. Dentre essas ações, destacaram-se: a busca pela contextualização das disciplinas, considerando as situações que os egressos encontrarão no ambiente laboral; a utilização de metodologias ativas e a participação de profissionais experientes no processo de elaboração curricular. No entanto, também foram apontados fatores que precisam ser aprimorados, como: mudança dos processos avaliativos; melhor integração entre campos/disciplinas/áreas do conhecimento; investimento em formação docente e infraestrutura; melhor dimensionamento do tempo necessário para a execução do currículo; realização de atividades que favoreçam o aprimoramento de aspectos atitudinais e do pensamento crítico e reflexivo; atualização dos perfis profissionais, contemplando as competências a serem exercidas em cada etapa da carreira e políticas de gestão de pessoas, buscando a valorização do corpo docente e a melhoria das condições de trabalho. Ademais, verificamos a necessidade de que os projetos pedagógicos de curso contemplem um desenho curricular que permita observar a correlação entre os componentes curriculares e as competências profissionais que se pretende desenvolver. Como produto técnico resultante da pesquisa, foi elaborada uma proposta de diretriz, que consiste em um direcionamento para que as instituições apliquem seus projetos pedagógicos em alinhamento com as disposições apresentadas nos documentos estratégicos da Força e nos referenciais teóricos que tratam do desenvolvimento de competências nos processos formativos.
Abstract: The education that intends to develop competences has been adopted in the Brazilian educational system as a way to achieve the integral development of students and meaningful learning. However, there is no consensus about the relevance or specific demands of this approach with respect to the teaching-learning process. Therefore, the proposed study aims to identify the needs that arise from institutionalizing the teaching by competences model at the Preparatory School of Air Cadets (EPCAR), Aeronautics Experts School (EEAR), Center for Instruction and Adaptation of Aeronautics (CIAAR), Air Force University (UNIFA), and Air Force Academy (AFA). For such, we have used a qualitative approach at an exploratory level with bibliographic research, documentary analysis, the administration of questionnaires, and the conduction of interviews with teachers and pedagogues in order to collect data and information. The main theoretical references used to support the research are: Le Boterf (2003), Perrenoud (1999), Ramos (2001), Silva (2008), and Zabala and Amau (2010). We have found, as the main discoveries of the study, that although the teaching material used by the institutions are organized by objectives and does not use the expression feaching by competences, many actions implemented by the schools already converge to what is indicated by the theoretical references that, in turn, show educational strategies concerned with the development of competences. Among these actions, the following ones stand out: the pursuit to contextualize the subjects, considering the situations students will face at the work environment; the use of active methodologies; and the participation of experts in the curriculum development process. Notwithstanding, some factors that need to be improved were also identified, such as: changes in the evaluation processes; better integration between fields/subjects/areas of knowledge; investment in teacher training, and infrastructure; better allocation of the time needed for curriculum development; implementation of activities that favor the development of attitudinal aspects as well as critical and reflective thinking; the update of professional profiles while also contemplating the competences that need to be developed at each stage of the career; and people management policies as a way to value teachers and improve working conditions. Furthermore, there was a need for the course's pedagogical projects to include a curricular design that would allow the observation of the correlation between professional competences that are intended to be developed and curricular components. As the technical product that resulted from the research, we proposed a guideline for institutions in order to develop their pedagogical projects in alignment with the perspectives presented in the Air Force's strategic documents as well as in the theoretical references that deal with the competence development within the formative processes.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.