Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gutierres Filho, Paulo José Barbosa | - |
dc.contributor.author | Santos, Janaina de Araujo Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T19:37:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23T19:37:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-23 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Janaina de Araujo Teixeira. Desenvolvimento infantil: avaliação e fatores de risco para atraso. 2021. 78 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45645 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento infantil deve ser visto como uma sequência de mudanças no comportamento
e processos subjacentes, sendo este influenciado por fatores genéticos, biológicos e ambientais.
Para acompanhar o desenvolvimento infantil , deve-se refletir sobre a criança em sua
integralidade e aspectos socioambientais, visando identificar possíveis fatores de risco. A
utilização de testes e escalas de avaliação padronizados possibilita a detecção precoce de
alterações, levando a uma intervenção terapêutica mais rápida e eficaz. A partir desta premissa,
foram elaborados dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivo verificar as propriedades
psicométricas da versão brasileira do Teste de Triagem Denver II, por meio de estudo
metodológico. A amostra foi constituída por 254 crianças entre 0 a 72 meses sob risco de atraso
no desenvolvimento. Os instrumentos Denver II e Ages & Stages Questionnaires-3 foram
aplicados em todas as crianças por dois examinadores independentes. Foram verificadas:
confiabilidade intra e interexaminadores, sensibilidade e especificidade e validade concorrente
do Denver II. Análise estatística utilizou o Intraclass Correlation Coeficiente, Teste de Correlação
de Spearman e Tabela de Contingência, nível de significância α=0.05. Os resultados
identificaram que a confiabilidade intra e interexaminadores foi excelente em toda a amostra. A
validade concorrente apresentou índices moderados a muito fortes entre 13 e 60 meses. Índices
de sensibilidade e especificidade variaram de 73-99% e 58-92%, respectivamente. O segundo
artigo, de natureza empírica, objetivou verificar o efeito moderador do risco social na relação
entre risco biológico e desenvolvimento infantil. Participaram 203 crianças, entre 6 a 72 meses,
oriundas de creches públicas, ambulatórios de seguimento e Programas de Educação Precoce
do Distrito Federal que apresentaram algum fator de risco biológico para atraso no
desenvolvimento infantil. A variável dependente foi o desenvolvimento infantil, avaliado pelo
Denver II. Variável independente foi o índice de risco biológico (prematuridade, baixo peso,
número de consultas pré-natal, aleitamento materno, Apgar 5’, número de internações), e a
variável moderadora foi o índice de risco social (classe econômica, escolaridade, idade, estado
civil e estresse da mãe). Foram realizadas análise de regressão bivariada e moderação, nível de
significância α=0.05. Os resultados identificaram associação estatisticamante significativa e
negativa entre o índice de risco biológico e escore total do Denver II e seus domínios (p≤ 0.05).
O efeito moderador do índice de risco social foi estatisticamente significativo (B=-1.14; p=0.02),
tornando-se mais forte quanto maior o índice de risco social (B= -7.534, p<0,00). O Denver II é
um instrumento de triagem válido e confiável para ser utilizado na avaliação do desenvolvimento
infantil de crianças brasileiras e os fatores sociais exercem um efeito moderador na relação entre
riscos biológicos e desenvolvimento infantil em crianças de 6 a 72 meses de idade. A busca pela
validação do Denver II é relevante para as áreas de Saúde e Educação, uma vez que é o teste
de triagem mais utilizado no Brasil para avaliação de crianças com suspeita de atraso. Os
resultados dessa tese ampliam as evidências sobre a avaliação do desenvolvimento infantil e
fatores biológicos e sociais que interferem no mesmo, podendo contribuir para a promoção de
políticas públicas e para a melhoria da qualidade do atendimento e prevenção de
comprometimentos ao desenvolvimento das crianças brasileiras. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento infantil : avaliação e fatores de risco para atraso | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teste de triagem do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos de validação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fatores de risco | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Ayupe, Kênnea Martins Almeida | - |
dc.description.abstract1 | Child development should be seen as a sequency of changes in behavior and underlying
processes, which are influenced by genetic, biological, and environmental factors. To monitor
child development, it is necessary to reflect on the child in its integrality and socioenvironmental
aspects, aiming to identify risk factors. The use of standardized tests and evaluation scales
enables the early detection of changes, leading to a faster and more effective therapeutic
intervention. Based on this premise, two studies were carried out. The first study aimed to verify
the psychometric properties of the Brazilian version of the Denver II Screening Test, through a
methodological study. The sample was found by 254 children aged 0 to 72 months at risk of
developmental delay. The Denver II and Ages & Stages Questionnaires-3 instruments were
applied to all children by two independent examiners. The following were verified: intra- and inter-
examiner reliability, sensitivity and specificity and concurrent validity of the Denver II. Statistical
analysis used Intraclass Correlation Coefficient, Spearman Correlation Test and Contingency
Table, significance level α = 0.05. The results identified that intra- and inter-examiner reliability
was excellent across the entire sample. Concurrent validation has presented moderate to very
strong rates between 13 and 60 months. Indices of sensitivity and specificity vary from 73-99%
and 58-92%, respectively. The second article, empirical in nature, aims to verify the moderating
effect of social risk on the relationship between biological risk and child development. A total of
203 children aged between 6 and 72 months, attended at public day care centers, follow-up clinics
and Early Education Programs of the Federal District, who presented any factor of biological risk
factor for delay in child development. The dependent variable was child development, assessed
by Denver II. Independent variable of the biological risk index (prematurity, low weight, number
of birth visits, breastfeeding, Apgar 5 ', number of hospitalizations), and the moderating variable
of the social risk index (economic class, education, age, marital status and mother's stress).
Bivariate regression analysis was performed and moderation, significance level α = 0.05. The
results identified a statistically decreased and negative association between the biological risk
index and the total Denver II score and its domains (p≤ 0.05). The moderating effect of social risk
was statistically significant (B = -1.14; p = 0.02), becoming stronger the higher the social risk index
(B = -7.534, p <0.00). The Denver II is a valid and reliable screening instrument to be used in the
assessment of child development in Brazilian children and social factors exert a moderating effect
on the relationship between biological risks and child development in children aged 6 to 72
months. The search for validation of Denver II is relevant for the areas of health and education
since it is the most used screening test in Brazil to assess children with suspected delay. The
results of this thesis expand the evidence on the assessment of child development and biological
and social factors that interfere with it, which may contribute to the promotion of public policies
and to improve the quality of care and prevent impairments to the development of Brazilian
children. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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