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Título: A remoção dos estoques públicos através do Corredor Noroeste : uma análise sob a ótica da logística do agronegócio
Outros títulos: Public supply removal through nothwestern corridor : an analysis from the perscpective of agribusiness logistics
Autor(es): Naves, Ivo Manoel
Orientador(es): Soares, João Batista
Assunto: Mobilidade compartilhada
Logística
Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM)
Preços mínimos
Produtores rurais
Política pública
Data de publicação: 23-Jan-2023
Referência: NAVES, Ivo Manoel. A remoção dos estoques públicos através do Corredor Noroeste: uma análise sob a ótica da logística do agronegócio. 2007. xvi, 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade de Goiás, Brasília, 2007.
Resumo: Na execução da Política de Garantia de Preços Mínimos, uma das políticas públicas do agronegócio, o Governo adquire e forma estoques de produtos agrícolas que, depois de armazenados, são comercializados ou removidos por motivos de administração estratégica ou para suprir programas públicos de abastecimento, como o Programa de Vendas em Balcão. Nas remoções utiliza-se a modalidade predominante na matriz de transportes brasileira, o modal rodoviário. Os custos com transportes impactam os preços finais das mercadorias, principalmente quando o deslocamento envolve grandes distâncias. Diminuindo os custos dos produtos ofertados no Programa melhoram-se os seus resultados. Os objetivos desta dissertação são o de elaborar uma retrospectiva analítica das remoções dos estoques públicos, do Programa de Vendas em Balcão e dos Corredores de Transportes e avaliar a viabilidade da remoção de estoques de milho do oeste do Mato Grosso para atender o Programa em pólos, nos Estados do Nordeste, utilizando o Corredor Noroeste. A remoção dos estoques públicos é um instrumento estratégico para a sua gestão e para atender o Programa Vendas em Balcão, que têm objetivos e alcance social e é voltado para pequenos produtores, principalmente na região Nordeste. A produção agrícola brasileira deslocou-se e tem potencial de crescimento na região Centro Norte, distante da região Nordeste. A utilização da multimodalidade barateia os custos logísticos totais, sobretudo através da utilização de hidrovias e ferrovias. Esta é a concepção dos Corredores Estratégicos de Transportes. Entre eles, destaca-se o Noroeste, conhecido como do Rio Madeira, que abrange a região oeste do Mato Grosso e o Estado de Rondônia e é apresentado em estudos como o canal de menor custo logístico para escoamento da produção agrícola da região. Cálculos apresentados nesta dissertação, obtidos a partir de estudos e dados coletados junto a agentes de mercados, demonstram que a remoção de milho de determinadas praças no oeste do MT para alguns pólos de distribuição do Programa nos Estados do Nordeste, utilizando a multimodalidade proporcionada pelo Corredor Noroeste, apresenta custos logísticos não significativamente inferiores aos fretes rodoviários para os mesmos percursos.
Abstract: When executing the Minimum Price Guarantee Policy (Política de Garantia de Preços Mínimos), one of the public policies for agribusiness, the Govemment acquires and form agricultural product supplies which, after being stored, are purchased or removed, either due to strategic management, or aiming at specifíc public supply programs, such as the Purchase in Counter Program (Programa Vendas em Balcão). These removais are made through the predominant modality in the Brazilian transportation matrix, the road modal. The costs with transportation have an important impact over the final prices of agricultural products, mainly for removais at long distances. The lower the costs of the products offered by the Program, the better the results. The objectives of this dissertation is to elaborate an analytical retrospective of public supplies removais within the Purchase in Counter Program and to evaluate the viability of removing com supplies from the west region of Mato Grosso in order to provide for the Program in Northeastem States, by means of the Northwestem Corridor. The removal of public supplies is a strategic instrument not only for its management, but also to meet the needs of the Purchase in Counter Program, that has social objectives and range towards small agriculture producers, mainly in the Northeastem Region. Brazilian agricultural production has been dislocated and there is a growth potential in the Middle North region, distant from Northeast Region. The use of multimodality can lower the total logistic costs, mainly by using waterways and railroads. This is the concept of Strategic Transportation Corridors (Corredores de Transporte Estratégicos). Among them, an outstanding one is the Northwestem Corridor, known as Madeira River’s, which covers both the Western region of Mato Grosso State and Rondonia State, and is considered, by many studies, as the lowest logistic cost channel for production draining in the region. Calculations presented by this dissertation - obtained through studies and data collected from market agents - demonstrate that the removal of com from determined markets in the Western region of Mato Grosso to some distribution spots of the Program in the Northeastem States, by means of multimodality provided by the Northwestem Corridor, present logistic costs significantly lower than those of road freight for the same joumey.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade de Goiás, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2007.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
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