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Título: Análise do comportamento mecânico de britas graduadas tratadas com cimento (BGTC)
Autor(es): Lima, Rodrigo Marques
E-mail do autor: rodrigo.marqueslima.gmail.com
Orientador(es): Carvalho, José Camapum de
Assunto: Curvas de comportamento
Cimento portland
Resistência à tração
Data de publicação: 20-Jan-2023
Referência: LIMA, Rodrigo Marques. Análise do comportamento mecânico de britas graduadas tratadas com cimento (BGTC). 2022. xvi, 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Com o surgimento do Método de Dimensionamento Nacional - MeDINA, sentiu-se a necessidade de se aprofundar os estudos do comportamento mecânico dos materiais. O presente estudo voltouse para a busca de maiores entendimentos da brita graduada tratada com cimento (BGTC), material frequentemente utilizado como base em estruturas de pavimento. Sendo o módulo de resiliência (MR) e a resistência à tração (Rt) os parâmetros mais utilizados no dimensionamento das bases cimentadas, o presente estudo busca estabelecer uma curva de comportamento da BGTC que indique a variação de seu MR ou da Rt, em função dos fatores teor de cimento, teor de umidade, índice de vazios e granulometria, fatores estes que, em princípio, governam o comportamento deste material. Os fatores foram isolados e foram traçados gráficos de sua influência sobre os parâmetros citados. Foram concebidos dois modelos englobando os fatores teor de cimento (Tc), teor de umidade (w) e índice de vazios (e), a saber: Tc/(w x e) e Tc2 /(w x e). A correlação de MR e Rt com esses modelos conduziu a uma curva única, que pode ser usada para diversas granulometrias e energias de compactação. Para que se tivesse maior confiabilidade nos modelos propostos, eles foram testados com dados produzidos por outras pesquisas e os resultados se mostraram promissores, com curvas precisas e coerentes com o modelo proposto. Estas curvas serão úteis para se obter a variação de MR e Rt ao longo de um trecho de rodovia, através de dados geotécnicos com mais fácil acesso nos laboratórios de pavimentação. Com isso, pode-se ter uma boa ferramenta de controle tecnológico da camada de BGTC em campo. É evidente que fatores como distribuição de poros, natureza químicomineralógica e forma dos agregados e especificidades do cimento usado certamente promoverão mudanças nas curvas, mas sem fugir às tendências encontradas, que se mostram com formato relativamente universal, não retirando assim a grande relevância da abordagem desenvolvida neste estudo. É de fundamental importância ressaltar que o uso das curvas de comportamento não dispensa a realização dos ensaios de módulo, ao contrário, esses ensaios são o primeiro passo para se obter uma curva de comportamento mais acurada, com potencial de expansão de uso em uma determinada obra.
Abstract: With the outbreak of a nacional mechanistic-empirical method (MeDINA), there was a need to further study the mechanical properties of materials. The present study turned to the search for a better understanding of graded gravel treated with cement (BGTC), a material often used as a base. Since the resilient modulus (MR) and the tensile strength (Rt) are the most used parameters in the design of cemented bases, the present study seeks to establish a behavior curve of the BGTC that indicates the variation of its MR or Rt (resistance and deformation parameters) as a function of the factors cement content, void ratio, moisture content and granulometry, factors that in principle, govern the behavior of this material. The factors were isolated and their influence on the mentioned parameters was plotted. Two models were conceived encompassing the factors cement content (Tc), void ratio (e), moisture content (w): Tc/(w x e) e Tc2 /(w x e). The correlation of MR and Rt with these models led to a unique curve, which can be used for different granulometries and compaction energies. In order to have greater reliability in the proposed models, they were tested with data produced by other researches and the results were promising, with precise curves consistent with the proposed model. These curves are used to obtain the variation of MR and Rt along a stretch of road through geotechnical data easily accessible to any paving laboratory. With this, you can have a good tool for technological control of the BGTC layer in the field. It is evident that factors such as pore distribution, chemical mineralogical nature and form of the aggregates and specificities of the cement used will certainly promote changes in this single universalized curve but without escaping the trends found, which are relatively universal in format, thus not removing the great relevance of the approach developed in this study. It is of fundamental importance to emphasize that the use of behavior curves does not exempt from carrying out modulus tests, on the contrary, these tests are the first step to obtain a more accurate behavior curve, with the potential for expansion of use in a given work.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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