http://repositorio.unb.br/handle/10482/45572
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2001_MarceloXimenesAguiarBizerril.pdf Restrito | 7,49 MB | Adobe PDF | Acesso Restrito |
Título: | O cerrado e a escola : uma análise da educação ambiental no ensino fundamental do Distrito Federal |
Autor(es): | Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar |
Orientador(es): | Faria, Dóris Santos de |
Assunto: | Cerrado Educação - ensino médio |
Data de publicação: | 20-Jan-2023 |
Data de defesa: | 2001 |
Referência: | BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar. O cerrado e a escola: uma análise da educação ambiental no ensino fundamental do Distrito Federal. 2001. x, 166 f., il. Tese (Doutorado em Ecologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2001. |
Resumo: | Neste estudo a relação entre a escola - professores e alunos do ensino fundamental de 5* a 8* série - e a conservação do bioma Cerrado é analisada sob vários aspectos por meio das seguintes estratégias e metodologias especificas: (a) a análise da abordagem sobre o Cerrado dada pela escola em sua grade curricular e na atividade cotidiana dos professores; (b) a análise dos livros didáticos; (c) a avaliação da percepção ambiental e atitudes dos estudantes em relação ao Cerrado; (d) a investigação sobre a visão dos professores a respeito da educação ambiental, do enfoque interdisciplinar e do Cerrado, considerando a abordagem destes temas em suas escolas. Os resultados indicam que de modo geral o Cerrado é pouco discutido nas escolas do DF, resultando em estudantes pouco identificados com o mesmo, apesar da ameaça de destruição que paira sobre o bioma. Observa-se que o Cerrado, assim como a educação ambiental de modo geral, não são temas tratados de maneira transversal no ensino fundamental no DF, pois são abordados, na maioria das escolas quase que exclusivamente em duas séries (5ª e 6ª) e por duas disciplinas (geografia e ciências). O Cerrado é tratado de modo sucinto e descritivo. Pouco é analisado em relação aos impactos negativos causados por determinadas ações antrópicas e á diversidade biológica e cultural do bioma. Tampouco há ações visando a formação de atitudes positivas em relação a ele. A abordagem interdisciplinar também ainda não faz parte da rotina das escolas avaliadas. As principais dificuldades dos professores dizem respeito á questões orçamentárias e estruturais (curriculares), como também á motivação, capacitação e compreensão do tema. Mas deve-se considerar que aspectos do relacionamento entre professores são fundamentais para a implementação da interdisciplinaridade na escola. Foram observadas também dificuldades em liderar projetos e comprometer-se com o andamento dos mesmos. Além disso, a variedade de problemas enfrentados pelas comunidades, especialmente as mais carentes, e que devem ser contempladas pelas escolas, faz com que o Cerrado e as questões ambientais sejam passados para um segundo plano de importância, dentre as metas da escola. Os livros didáticos de ciências e geografia reforçam o tratamento do tema de modo estanque, analisando o Cerrado de modo distante da realidade dos estudantes, desconsiderando aspectos socioculturais importantes. A flora e a fauna do Cerrado também são pouco representados e alguns livros apresentam informações preconceituosas e equivocadas em relação ao Cerrado, que aparentemente influenciam a atitude dos estudantes. Estes apresentaram preferência por paisagens e animais urbanos em detrimento da flora e fauna nativas do Cerrado, fato possivelmente associado aos baixos níveis de informação e experiência afetiva anterior com o bioma. O nível socioeconômico parece influenciar estas atitudes apenas na medida em que o aumento na renda propicia maior acesso às áreas naturais conservadas. Após levantadas as dificuldades e caracterizada a relação entre o Cerrado e a escola, foi feito um esforço em avaliar quais as estratégias mais eficazes para a inserção da educação ambiental e do tema Cerrado nas escolas. As estratégias de capacitação dos docentes consideradas foram: por meio de material impresso, de cursos à distância e pela pesquisação. Conclui-se que a produção de material didático sobre o Cerrado é necessária porém não parece ser suficiente para motivar adequadamente as escolas para que considerem este tema em seus programas de ensino. Cursos de educação ambiental de média duração e que possibilitem aos docentes a possibilidade de elaborar e aplicar programas educativos em suas escolas parecem ser eficientes em provocar mudanças de atitudes dos estudantes em relação ao Cerrado. Entretanto a oferta de cursos desta natureza não implica no estabelecimento de projetos interdisciplinares nas escolas. A aplicação da pesquisação como processo de capacitação de docentes em educação ambiental nas escolas foi bem sucedida, aumentando a participação dos professores e unindo as disciplinas, resultando também em mudanças de atitudes dos estudantes em relação ao Cerrado. Entretanto, o tempo investido, a continuidade do processo e a dependência do grupo de professores em relação ao pesquisador são apontados como aspectos que dificultam a adoção deste método como estratégia principal de capacitação de docentes. Por fim, é apresentada uma conclusão sobre os diversos aspectos envolvidos no estudo e são apresentadas propostas de encaminhamento para os principais problemas encontrados, com destaque para a necessidade de ampliação dos canais de comunicação entre os centros de pesquisa e as escolas. |
Abstract: | In this study the relationship between the school (teachers and students of the fundamental teaching of 5th to 8th series) and the conservation of the Cerrado biome was analyzed under several aspects by the following strategies: (a) the analysis of the treatment on the Cerrado in the school in its curriculum and in the teachers' daily activity; (b) the analysis of the didactic books; (c) the evaluation of the environmental perception and the students' attitudes in relation to the Cerrado; (d) the evaluation on the teachers' opinion regarding the environmental education, the interdisciplinary approach and the Cerrado, considering the treatment of these subjects in their schools. The results indicate that the Cerrado is poorly discussed in the schools of Federal District, resulting in students not well identified with this vegetation, in spite of the destruction that threaten the biome. It was observed that the Cerrado, as well as the environmental education in general, were not interdisciplinary sujects in the fundamental teaching in DF, because they are often approached in a sporadic way and almost exclusively in two series (5th and 6th) and by two disciplines (geography and sciences). Cerrado has been treated in a brief and descriptive way. Little is analyzed in relation to the negative impacts caused by certain human actions and to its biological and cultural diversity. Either there are actions seeking the formation of positive attitudes in relation to Cerrado. The interdisciplinary approach also is not still part of the routine of the appraised schools. The teachers' main difficulties say respect to budgetary subjects and school structure (as curriculum), as well as to the motivation, training and understanding of the theme. But there should be considered that aspects of the relationship among teachers are fundamental for the insertion of the interdisciplinary approach in the school. There were also observed difficulties in respect to lead projects and to commit with its courses. Besides, the variety of problems faced by the communities (especially the lower-class) and that should be considered by the schools, leads the Cerrado and the environmental subjects to a less important goal of the school. The didactic books of sciences and geography reinforce the weak treatment of the theme, analyzing the Cerrado in a distant way of the students' reality, disregarding important sociocultural aspects. The Cerrado’s flora and fauna were also not well represented and some books present wrong information in relation to the biome, that seem to influence the students' attitude. In fact, students presented preference for urban landscapes and domestic animals in detriment of the native flora and fauna. This fact is possibly associated to the low leveis of information and previous affective experience with the Cerrado. The socioeconomic status seem to influence these attitudes just because the increase in the income propitiates more opportunities to access the most beautiful protected natural areas. Since the relationship between the Cerrado and the school was characterized, it was made an effort in evaluating which were the most effective strategies for the insertion of the environmental education and the Cerrado subject in the schools. Three strategies were considered for teachers' training: by means of printed texts, by courses and by the ‘action research’. The production of didactic texts about the Cerrado is necessary. Even so it doesn't seem to be enough to motivate the schools appropriately to consider this theme in its teaching programs. Environmental education courses that propitiate to the educators the possibility to elaborate and to apply educational programs in its schools seem to be efficient in provoking changes on the students' attitudes in relation to the Cerrado. However the offer of courses of this nature doesn't imply in the establishment of interdisciplinary projects in the schools. The action research as an environmental education training process of educators was satisfatory, increasing the teachers' participation and getting the school disciplines closer. It also results in changes of the students' attitudes in relation to the Cerrado. However, the invested time, the continuity of the process and the dependence of the teachers' group in relation to the researcher are pointed as aspects that hinder the adoption of this method as main strategy of educators training. Finally, a conclusion is presented on the several aspects involved in the study considering a direction for the main problems found, with special focus on the need of amplification of the communication channels between the research centers and the schools. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2001. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ecologia |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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