Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45552
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_SuenyAndradeBatista.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGinani, Verônica Cortez-
dc.contributor.authorBatista, Sueny Andrade-
dc.date.accessioned2023-01-20T17:11:43Z-
dc.date.available2023-01-20T17:11:43Z-
dc.date.issued2023-01-20-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.citationBATISTA, Sueny Andrade. Conhecimento, práticas e percepção de risco relacionados à segurança dos alimentos de crianças e adolescentes: o desenvolvimento de um instrumento. 2020. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45552-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNo combate às Doenças Transmitidas por Alimentos, verifica-se a necessidade de ampliar o acesso à informação por diferentes grupos, principalmente os mais vulneráveis. Nesse sentido, para que ações educacionais sejam projetadas é importante avaliar o grupo que se pretende atingir, considerando a realidade e os desafios particulares. Este estudo objetivou construir e validar um instrumento para identificar conhecimento, práticas e percepção de risco relacionados à segurança dos alimentos de crianças e adolescentes no contexto do ensino público do Distrito Federal. As seguintes etapas foram adotadas: i) busca na literatura científica sobre o tema, ii) realização e análise de grupos focais, iii) desenvolvimento do instrumento, iv) análise do instrumento e v) teste-piloto e análises de confiabilidade. Após uma rodada para análise semântica e duas rodadas para a análise de construto entre juízes - com critério de permanência de no mínimo 80% de concordância entre os especialistas (valores IVC ≥ 0,80), chegou-se à versão final com 11 itens de conhecimento, 11 itens de práticas e cinco itens de percepção de risco, com evidências de validade. Os procedimentos empíricos e estatísticos foram realizados com uma amostra de 40 indivíduos e indicaram um instrumento com bons índices de estabilidade, porém com baixa consistência interna nos construtos de conhecimento e prática. A metodologia adotada possibilitou desenvolver um instrumento validado para aplicação com estudantes entre 10 a 14 anos, que poderá ser aplicado para subsidiar ações educacionais de segurança dos alimentos, considerando aspectos próprios do público-alvo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConhecimento, práticas e percepção de risco relacionados à segurança dos alimentos de crianças e adolescentes : o desenvolvimento de um instrumentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSegurança dos alimentospt_BR
dc.subject.keywordDoenças transmitidas por alimentospt_BR
dc.subject.keywordHigiene dos alimentospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoStedefeldt, Elke-
dc.description.abstract1In the fight against Foodborne Diseases, expanding access to information for different groups is needed, especially to the most vulnerable. In this aspect, for educational actions to be designed, it is crucial to evaluate the targeted audience to design educational materials, keeping in mind the reality and the particular challenges This study constructed and validated an instrument used to identify the level of knowledge, practices, and risk perception related to the food safety of children and adolescents in the context of public education in the Federal District. The following steps were used: i) search the scientific literature on the theme, ii) conducting and analyzing focus groups, iii) instrument development, iv) instrument analysis, and v) pilot test and reliability analysis. After semantic analysis and two judges rounds (CVI values ≥ 0,80) the final version was reached with 11 knowledge items, 11 practice items, and five risk perception items with evidence of validity. Empirical and statistical procedures were performed with a sample of 40 individuals. They indicated an instrument with good stability rates, but with low internal consistency in the constructs of knowledge and practice. The adopted methodology made it possible to develop a validated instrument for application with students between 10 and 14 years old, which can be applied to subsidize educational food safety actions, considering aspects specific to the target audience.pt_BR
dc.contributor.emailsuu_andrade@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Nutrição (FS NUT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Nutrição Humanapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.