Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45544
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoAmbientalExperiencia.pdf111,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação ambiental : uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Klever Corrente
Oliveira, Aurélia Sene
Assunto: Educação ambiental
Ssustentabilidade
Gestão de resíduos
Experiência pedagógica
Ensino fundamental
Data de publicação: 2019
Editora: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Referência: SILVA, Klever Corrente; OLIVEIRA, Aurélia Sene. Educação ambiental: uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental. Revista Com Censo, v. 6, n. 1, p. 86-91, 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/598.
Resumo: Este trabalho visa relatar uma experiência pedagógica com a temática gestão de resíduos no âmbito da educação ambiental, ocorrida em uma turma de 4º ano do ensino fundamental numa Escola Classe de Ceilândia. A experiência em questão está ancorada no eixo transversal Educação para a sustentabilidade do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A origem deste estudo está circunscrita na observação dos pesquisadores da necessidade de que os estudantes desenvolvam e apresentem atitudes positivas e corretas em relação ao descarte de lixo. Esta investigação foi conduzida pelo professor regente da turma e por uma residente do programa Residência Pedagógica que acompanhou a turma em foco. Diante da experiência relatada evidenciou-se que os estudantes puderam ter uma oportunidade pedagógica de refletirem sobre a questão da gestão dos resíduos envolvendo a destinação adequada do lixo. Os conhecimentos construídos, através do trabalho colaborativo têm a possibilidade de reverberarem nas práticas sociais dos estudantes, a fim de que mais conscientes, críticos e reflexivos possam buscar atenuar o impacto da ação humana sobre a natureza.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: Informação extraída da PORTARIA Nº 120, DE 17 DE MARÇO DE 2021, que regulamenta a Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal - CAPÍTULO IV - Direitos Autorais Art. 19. Os autores que desejam publicar na Revista deverão concordar com os seguintes termos: I – autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação; II – os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial - CC BY-NC. Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; III – o conteúdo dos manuscritos deve ser original, além de não ter sido publicado e nem estar em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico científico; IV – autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (por exemplo, como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; V – autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; e VI – autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/62a4f3fc15564aa2b658d814bdb90f84/see_prt_120_2021.html.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.