http://repositorio.unb.br/handle/10482/45526
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_MapeamentoIniciativasTrabalho.pdf | 190,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Mapeamento das iniciativas de trabalho com Projeto de Vida e a pertinência da Educação para a Carreira |
Autor(es): | Silva, Klever Corrente Carvalho, Olgamir Francisco de |
Assunto: | Projeto de Vida Educação para a carreira Ensino médio Orientação vocacional e profissional |
Data de publicação: | 2020 |
Editora: | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
Referência: | Mapeamento das iniciativas de trabalho com Projeto de Vida e a pertinência da Educação para a Carreira. Revista Com Censo, Brasília, v. 7, n. 2,p. 68-80, maio 2020. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/692. |
Resumo: | O contexto de reconfiguração do ensino médio, advindo pela instituição da Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, trouxe, dentre outras alterações para as diretrizes e bases da educação nacional, a inclusão de trabalho voltado para a construção de Projeto de Vida dos estudantes nos currículos da etapa final da Educação Básica. Diante desse cenário, as Secretarias Estaduais de Educação iniciaram um processo de reforma curricular, buscando incluir a temática Projeto de Vida nos processos de formação dos estudantes. Neste artigo apresenta-se um mapeamento das iniciativas de Projeto de Vida das Secretarias de Estado de Educação e, como contraponto, indica-se a Educação para a Carreira, enquanto abordagem que responde adequadamente às lacunas identificadas nos processos formativos, às demandas solicitadas pelo Estado e pela sociedade e aos anseios e expectativas dos estudantes. Constatou-se, que através da Educação para a Carreira é possível ampliar e transformar o entendimento e a percepção dos discentes preparando-os para o processo de escolha e tomada de decisões em seu Projeto de Vida |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | Informação extraída da PORTARIA Nº 120, DE 17 DE MARÇO DE 2021, que regulamenta a Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal - CAPÍTULO IV - Direitos Autorais Art. 19. Os autores que desejam publicar na Revista deverão concordar com os seguintes termos: I – autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação; II – os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial - CC BY-NC. Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; III – o conteúdo dos manuscritos deve ser original, além de não ter sido publicado e nem estar em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico científico; IV – autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (por exemplo, como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; V – autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; e VI – autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/62a4f3fc15564aa2b658d814bdb90f84/see_prt_120_2021.html. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.