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Título : Avaliação de um programa de treinamento de lideranças : o impacto no trabalho do egresso e resultados na organização
Autor : Soares, Simarly Maria
Orientador(es):: Abbad, Gardênia da Silva
Assunto:: Treinamento de lideranças
Treinamento no trabalho
Resultados organizacionais
Desenho instrucional
Fecha de publicación : 18-ene-2023
Citación : SOARES, Simarly Maria. Avaliação de um programa de treinamento de lideranças: o impacto no trabalho do egresso e resultados na organização. 2020. 246 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumen : O objetivo geral da tese é avaliar o impacto de um programa de treinamento de lideranças nos níveis de indivíduo e resultados da organização, identificando variáveis antecedentes relacionadas às características do desenho do treinamento, da clientela e do contexto. A tese é composta por cinco estudos estruturados sob a forma de artigos interdependentes. O Estudo 1 apresenta uma revisão de literatura sobre treinamentos gerenciais e de lideranças com foco em variáveis preditoras e efeitos desses programas. Os resultados apontaram que os treinamentos geram efeitos positivos em todos os níveis mensurados; as variáveis funcionais e sociodemográficas, desenho e suporte, são mais escassas nos estudos; e há poucas pesquisas que associam o nível individual e organizacional. O Estudo 2 visou descrever os componentes de um programa de treinamento gerencial, ofertado por uma universidade corporativa de uma instituição bancária de grande porte, a partir da combinação de modelos de avaliação, entre os quais o modelo integrado de avaliação de impacto do treinamento no trabalho (IMPACT) e a abordagem de modelo lógico de avaliação de programas. Os indicadores tangíveis de efeitos, os elementos do programa e as relações estabelecidas entre os seus componentes foram identificados de acordo com a percepção de stakeholders. O Estudo 3, de caráter qualitativo, descreve a avaliação da qualidade do desenho instrucional, a implementação e a entrega de um programa de treinamentos gerenciais e de liderança, formado por 11 cursos on-line e 4 presenciais, por meio de roteiros baseados nas teorias instrucionais e nos resultados das pesquisas sobre características dos treinamentos gerenciais. Os quatro cursos presenciais apresentaram um maior número de características instrucionais associadas a maiores efeitos de treinamentos gerenciais sobre o comportamento no cargo e os resultados organizacionais. O Estudo 4, de abordagem mista, relata a construção de um instrumento para avaliar em profundidade o impacto do programa de treinamentos gerenciais sobre o trabalho dos líderes, denominado Impacto de Treinamentos Gerenciais no Trabalho do Egresso (ITGERE), e a investigação de evidências de validade psicométrica. Os resultados indicaram que o instrumento, composto por uma estrutura multifatorial, possui evidências de validade e confiabilidade. Por fim, no Estudo 5, foi aplicado um questionário composto pelo ITGERE e pela escala de suporte psicossocial, itens relativos a características do treinamento e a dados sociodemográficos e laborais dos participantes, para testar relações entre as variáveis preditoras e o impacto no trabalho do egresso e da organização. Foram utilizadas medidas perceptuais para mensurar as variáveis critério impacto do programa no trabalho dos egressos, de fontes primárias, e desempenho funcional dos gerentes, de fonte secundária, disponíveis na organização parceira. Para a avaliação do relacionamento entre os treinamentos e resultados organizacionais, foram utilizados indicadores objetivos de desempenho gerencial, de fonte secundária. Os resultados indicaram efeito positivo do programa de treinamento de lideranças no nível do indivíduo e sem evidências de impacto nos resultados organizacionais. Assim, a pesquisa é relevante por avançar na literatura sobre avaliação de treinamentos gerenciais e de liderança com uma análise integrada das características da clientela, do treinamento e do suporte que afetam os resultados no nível do indivíduo e da organização.
Abstract: The general objective of this doctoral thesis is to evaluate the impact of a leadership training program on the individual and organization results levels, identifying background variables related to the characteristics of training design, customer base, and context. The doctoral thesis comprises five studies structured in the form of interdependent papers. Study 1 presents a review of the literature on managerial and leadership training focused on predictor variables and effects of these programs. The results indicated that training produces positive effects on all levels measured; the functional and sociodemographic variables, design and support, are scarcer in the studies; and there are few research studies that associate the individual and organizational levels. Study 2 aimed to describe the components of a managerial training program offered by a corporate university of a large-size banking institution, based on the combination of evaluation models, among which is the integrated model for evaluation of the impact of training on work (IMPACT) and the approach of logical model for evaluation of programs. The tangible indicators of effects, the elements of the program and the relationships established among its components were identified according to stakeholders’ perceptions. Study 3, of qualitative nature, describes the evaluation of the instructional design quality, the implementation and delivery of managerial and leadership training program, composed of 11 online and 4 in-person courses, through scripts based on instructional theories and results of research studies on the characteristics of managerial training. The four in-person courses presented a larger number of instructional characteristics associated with bigger effects of managerial training on behavior in the position and organizational results. Study 4, with a mixed approach, reports the building of an instrument to deeply evaluate the impact of the managerial training program on the work of leaders, called Impact of Managerial Training on Former Students’ Work (ITGERE), and the investigation of evidence of psychometric validity. The results indicate that the instrument, composed of a multifactorial structure, has evidence of validity and reliability. Finally, in Study 5, a questionnaire composed of ITGERE and the psychosocial support scale, items pertaining to training characteristics and the participants’ sociodemographic and employment data, was administered in order to test relationships between the predictor variables and the impact on former students’ and organization’s work. Perceptual measures were used to measure the criteria variables program’s impact on former students’ work, from primary sources, and functional performance of managers, from secondary source, available in the partner organization. In order to evaluate the relationship between training and organizational results, objective indicators of managerial performance, from secondary source, were used. The results indicated a positive effect of the leadership training program on the individual level and there was no evidence of impact on organizational results. Therefore, the research is relevant for making advances in the literature on managerial and leadership training with an integrated analysis of the characteristics of customers, training and support that affect the results at the individual and organizational level.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
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Agência financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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