Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4551
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_PatriciadaCunhaAlbernaz.pdf973,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMontoro, Tânia Siqueira-
dc.contributor.authorAlbernaz, Patrícia da Cunha-
dc.date.accessioned2010-05-11T15:06:53Z-
dc.date.available2010-05-11T15:06:53Z-
dc.date.issued2009-07-
dc.date.submitted2009-07-
dc.identifier.citationALBERNAZ, Patrícia da Cunha. Curta Brasília: a imagem da cidade no olhar do cinema e sua relação com o turismo. 2009. 193 f. Dissertação (Mestrado em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4551-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.pt_BR
dc.description.abstractO turismo é um dos segmentos econômicos que mais utiliza a mídia para atrair e estimular o consumo. O turista, antes de chegar ao seu destino, compra uma idéia, uma imagem, um imaginário. Estudos recentes demonstram que a divulgação de imagens de lugares associada a uma produção audiovisual pode criar um imaginário sedutor e o desejo de conhecer os locais retratados nas telas, gerando aumento no fluxo de turistas para os destinos. O presente estudo teve por objetivo contribuir para o debate que envolve a produção de audiovisuais para promover o turismo, bem como analisar a construção de imaginários sobre Brasília, por meio de curtas-metragens realizados por cineastas do Distrito Federal, tendo como pano de fundo o projeto do Ministério do Turismo de formatação da cidade como destinoreferência no segmento de turismo cinematográfico. Nos filmes analisados, Brasília, além de sua condição de capital político-administrativa, é apresentada como uma cidade urbana, com vida social intensa e aspectos singulares, como sua diversidade étnica e cultural, sua arquitetura, urbanismo e paisagismo. Também foram encontrados aspectos negativos relativos a um alto grau de diferenças socioeconômicas e problemas sociais. Diante do que se observou, a imagem de Brasília trabalhada nos filmes de curta-metragem produzidos na cidade ainda não é capaz de dinamizar o turismo na capital. Entretanto, suas características peculiares conferem a Brasília potencial para o desenvolvimento da cidade como pólo de produções audiovisuais e, consequentemente, como destino para o turismo cinematográfico.pt_BR
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCurta Brasília : a imagem da cidade no olhar do cinema e sua relação com o turismopt_BR
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTurismo cultural - Brasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordTurismo - Brasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordTurismo - cinemapt_BR
dc.location.countryBRAen
dc.description.abstract1Tourism is one of the economic sectors that use media to foster consumption the most. Before reaching a destination, tourists purchase an idea, an image, an imaginary. Recent research show that releasing images of a certain destination and associate that with an audiovisual production can create a seductive imaginary and the desire to visit the places represented on screen, improving the touristic flow to that destination. The present study had the goal to contribute to the debate on audiovisual production as a tool to promote tourism, as well as to analyze the construction of imaginaries of Brasilia by the short films produced by filmmakers of the Federal District. The scope was the Ministry of Tourisms project to prepare the city to become a reference for cinematographic tourism. In the films analyzed, Brasilia is not only represented as the political and administrative capital of the country, but also as a urban city, with an intense social activity and peculiar aspects such as ethnic and cultural diversity, architecture, urbanism and landscape planning. There were also found a few negative aspects related to a high level of social and economic differences and social problems. It was observed that the image represented in the short films produced in Brasilia is not capable of fostering tourism in the capital yet. However, its peculiarities reflect Brasilias potential to develop the city as an audiovisual production core and, consequently, as a destination for cinematographic tourism.en
dc.description.unidadeCentro de Excelência em Turismo (CET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.