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Título: Narrativas multimodais na aprendizagem de línguas adicionais na infância
Autor(es): Roure, Raquel Sá de
E-mail do autor: raquelderoure@gmail.com
Orientador(es): Torre Aranda, Maria del Carmen de la
Assunto: Línguas adicionais
Multiletramentos
Narrativas multimodais
Tecnologias digitais
Data de publicação: 17-Jan-2023
Referência: ROURE, Raquel Sá de. Narrativas multimodais na aprendizagem de línguas adicionais na infância. 2022. 218 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa objetiva discutir e refletir sobre a educação linguística na infância mediada por tecnologias digitais no contexto da educação básica, a partir da experiência vivenciada por dezesseis crianças-aprendizes de língua inglesa no Projeto Messages on Pixels, desenvolvido com ênfase na produção de materiais de ensino de línguas e de tarefas (LEFFA, 2008, 2017) e fundamentado por concepções de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na infância segundo as perspectivas de teóricos da pedagogia, tais como Vygotsky, Maria Montessori e Loris Malaguzzi. Partimos do entendimento que, na contemporaneidade, o uso de tecnologias digitais na educação linguística com crianças é um fenômeno em expansão, e que a produção textual de narrativas multimodais e a documentação pedagógica (FORMAN; FYFE, 2016; TOQUETÃO, 2020) das trajetórias de aprendizagem com a colaboração das crianças ofertam possibilidades para uma educação linguística na infância inclusiva dos elementos digitais. Nesta perspectiva, acreditamos que o ensino de línguas estrangeiras/adicionais para/com crianças (LUZ, 2003; MARTINS MAGIOLO; TONELLI, 2020; ROCHA, 2007, 2010, 2012; SANTOS; TONELLI, 2021) mediado por tecnologias deve focalizar em tarefas que promovam os multiletramentos (CAZDEN et al, 2021; ROJO, 2012, 2013; ROJO; MOURA, 2019) e a participação ativa das crianças na construção de seus percursos de aprendizagem, respeitando suas características nas diferentes fases do seu desenvolvimento. Assim, desenvolvemos um estudo de caso etnográfico em uma escola privada do DF, onde a produção de narrativas multimodais pelas crianças foi inserida como uma série de práticas de multiletramentos envolvendo o uso de recursos físicos e digitais, registros, documentação pedagógica, depoimentos dos estudantes e observação participante da professora-pesquisadora. As descobertas ao longo do estudo sugerem que o desenvolvimento de percursos personalizados de aprendizagem, a participação ativa, as interações sociais e a colaboração entre estudantes e professora na construção de tarefas têm potencial para promover a agência, o protagonismo e a autoria nas aulas de línguas com crianças desde os anos iniciais de escolarização.
Abstract: The goal of this research is to discuss and ponder on childhood language education mediated by digital technologies in the context of basic education based on the experience lived by sixteen children learning English as part of the Messages on Pixels Project, developed with an emphasis on production of materials for teaching additional languages and tasks (LEFFA, 2008, 2017), and based on conceptions of cognitive development and childhood learning according to the perspectives of pedagogy theorists such as Vygotsky, Maria Montessori, and Loris Malaguzzi. We understand that, in the contemporary age, the use of digital technologies in linguistic education with children is an expanding phenomenon, and that the textual production of multimodal narratives and pedagogical documentation (FORMAN; FYFE, 2016; TOQUETÃO, 2020) of learning trajectories including children collaboration provide opportunities for a linguistic education in childhood inclusive of digital elements. In this perspective, we believe that teaching foreign/additional languages to/with children (LUZ, 2003; MARTINS MAGIOLO; TONELLI, 2020; ROCHA, 2007, 2010, 2012; SANTOS; TONELLI, 2021) mediated by technologies should focus on tasks that promote multiliteracies (CAZDEN et al, 2021; ROJO, 2012, 2013; ROJO; MOURA, 2019) and the active participation of children in the development of their learning paths, respecting their characteristics in the different stages of their development. Thus, we created an ethnographic case study in a private school in the Federal District, Brazil (Distrito Federal, Brasil), where the children’s production of multimodal narratives was inserted as a series of multiliteracies practices involving the use of physical and digital resources, data records, pedagogical documentation, student testimonials, and the teacher-researcher participative observation. The findings throughout the study suggest that the development of personalized learning paths, active participation, social interactions, and collaboration between students and teacher in the development of tasks have the potential to promote agency, protagonism, and authorship in language classes with children since early childhood education.
Resumen: La presente investigación tiene como objetivo discutir y reflexionar sobre la educación lingüística en la infancia mediada por tecnologías digitales en el contexto de la educación básica, a partir de la experiencia vivenciada por dieciséis niños-aprendices de lengua inglesa en el Proyecto Messages on Píxeles, realizado con énfasis en la producción de materiales de enseñanza de lenguas y de tareas (LEFFA, 2008, 2017) y basado por concepciones de desarrollo cognitivo y aprendizaje en la infancia según las perspectivas de teóricos de la pedagogía, tales como Vygotsky, Maria Montessori y Loris Malaguzzi. Partimos de la comprensión que, en la contemporaneidad, el uso de tecnologías digitales en la educación lingüística con niños es un fenómeno en expansión, y que la producción textual de narrativas multimodales y la documentación pedagógica (FORMAN; FYFE, 2016; TOQUETÃO, 2020) de las trayectorias de aprendizaje con la colaboración de los niños ofrecen posibilidades para una educación lingüística en la infancia inclusiva de los elementos digitales. En esta perspectiva, creemos que la enseñanza de lenguas extranjeras/adicionales para/con niños (LUZ, 2003; MARTINS MAGIOLO; TONELLI, 2020; ROCA, 2007, 2010, 2012; SANTOS; TONELLI, 2021) mediado por tecnologías debe focalizar en tareas que promuevan la multialfabetización (CAZDEN et al, 2021; ROJO, 2012, 2013; ROJO; MORA, 2019) y la participación activa de los niños en la construcción de sus recorridos de aprendizaje, respetando sus características en las diferentes fases de su desarrollo. Así, hemos desarrollado un estudio de caso etnográfico en una escuela privada del DF, donde la producción de narrativas multimodales por los niños fue introducida como una serie de prácticas de multialfabetización incluyendo el uso de recursos físicos y digitales, registros, documentación pedagógica, relatos de los estudiantes y observación participante de la profesora-investigadora. Los descubrimientos a lo largo del estudio sugieren que el desarrollo de recorridos personalizados de aprendizaje, la participación activa, las interacciones sociales y la colaboración entre estudiantes y profesora en la construcción de tareas tienen potencial para promocionar la agencia, el protagonismo y la autoría en las aulas de lenguas con niños desde los años iniciales de escolarización.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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