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Título: Pesquisa-formação com professoras de Ciências e Biologia : uma perspectiva hermenêutico-narrativa
Autor(es): Ferreira, Gustavo Lopes
Orientador(es): Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto: Hermenêutica filosófica
Narrativas autobiográficas
Professores - formação
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Data de publicação: 13-Jan-2023
Referência: FERREIRA, Gustavo Lopes. Pesquisa-formação com professoras de Ciências e Biologia: uma perspectiva hermenêutico-narrativa. 2020. 271 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Na tese investigamos a formação de professoras de Ciências e Biologia na Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano – campus Ceres. A abordagem (auto)biográfica foi o fundamento epistemológico, teórico e metodológico para irmos ao encontro de sete professoras, ex-estudantes dessa licenciatura, buscando pelos sentidos de suas experiências, especificamente aquelas vividas na formação inicial. Procuramos responder os questionamentos: Como as professoras se apresentam em suas histórias de vida? O que essas docentes sinalizam como contribuição do contexto formativo para sua formação pessoal e profissional? Como o IF Goiano e a Licenciatura em Ciências Biológicas compareceram nas suas experiências narradas? Metodologicamente, realizamos a promoção de sete encontros com as docentes, constituindo um grupo de trabalho, dedicado à escrita, partilha e edição de narrativas autobiográficas, e ao longo disso, promovemos um dispositivo de pesquisa-formação. A hermenêutica filosófica e a análise entre tempo e narrativa de Paul Ricoeur exerceu grande influência sobre a nossa tese. Assim, nas narrativas compreendemos que os acontecimentos estiveram de forma presente, porém alguns já aconteceram, e por isso, voltam-se ao passado enquanto outros ainda não aconteceram, portanto, projetam-se no futuro. Reconfiguramos as histórias das docentes a partir da nossa interpretação, construindo uma trama composta em três tempos: presente do passado, presente do presente e presente do futuro. No presente do passado estão as imagens-vestígios recuperadas pela memória das narradoras, emergindo imagens da infância, dos tempos de escola, das primeiras professoras e dos percursos que as levaram a optarem pela Biologia. O presente do presente é o tempo da configuração das histórias de vida, da escuta sensível, da partilha e da edição solidária das narrativas no grupo, alcançando, coletivamente, compreensões relacionadas à formação inicial. No presente do futuro trazemos as imagens-sinais que as professoras projetaram a partir da escrita de suas narrativas, enquanto expectativa. Após esse primeiro olhar, realizamos um segundo olhar voltado à paisagem exterior estabelecendo relações entre as várias dimensões das histórias de vida com o contexto sócio-histórico. Essas relações nos ajudaram a compreender o processo de formação docente na Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano de Ceres. Pela constante busca de autonomização as professoras reconheceram o valor do IF Goiano em seus processos formativos, apontando que a interiorização dos institutos tem funcionado como uma exitosa política educacional que visa a democratização da educação e a justiça social. O IF Goiano, ao se atentar às demandas do ensino de ciências da região de Ceres permitiu que nossas professoras pudessem se formar e permanecer no interior do País, retornando às salas de aula da educação básica os conhecimentos adquiridos na formação inicial e continuada. Desse modo, a verticalização do ensino superior para a pós-graduação possibilitou a formação continuada das professoras, fazendo-as assumirem para si a responsabilidade por suas qualificações profissionais. O tema da formação de professores nos IFs é um caminho ainda por ser feito. Por meio do dispositivo de pesquisa-formação propomos pensar a formação de maneira a intervir efetivamente na profissão docente, o que passa pela escuta sensível dos licenciandos; pela construção de um currículo que tenha espaço de partilha de experiências entre os estudantes, os formadores e as escolas e; pela formação continuada, instituindo uma co-formação mais horizontal.
Abstract: In the doctoral dissertation, we investigated the training of Science and Biology women teachers in the licentiate degree in Biological Sciences of the Goiano Federal Institute – campus Ceres. The (auto)biographical approach was the epistemological, theoretical and methodological foundation to meet seven women teachers, former students from that licentiate course, in search for the meaning of their experiences, specifically those ones experienced in the initial training. We tried to answer the following questions: How do the teachers show themselves in their life histories? What do the teachers present as contributions from the training context to their personal and professional training? How did the Institute and the licentiate degree in Biological Sciences show up in their narrated experiences? Methodologically, we carried out the promotion of seven meetings with the teachers, making up a working group dedicated to the writing, sharing and edition of autobiographical narratives and throughout the meetings we promoted a research-training device. The philosophical hermeneutics and the analysis between time and narrative by Paul Ricoeur had a great influence on our dissertation. Therefore, in the narratives, we understood that the events were in a present way, but some of them had already happened and that is why they get back to the past while others have not happened yet, thus, they project themselves in the future. We reconfigured the histories of the teachers from our interpretation by making a plot compound in three times: present of the past, present of the present and present of the future. In the present of the past there are the impression-images recovered by the narrators’ memory, emerging from childhood, school times, first teachers and routes which took them to choose Biology. The present of the present is the time of configuration of the life histories, sensitive listening, sharing and supportive edition of the narratives in the group, achieving, collectively, understandings related to the initial training. In the present of the future we bring the sign-images which the teachers projected from the writing of their narratives as an expectation. After that first glance, we carried out a second one directed to an external view establishing relations among the several dimensions of the life histories with the socio-historical context. Those relations helped us understand the process of teacher training in the licentiate course in Biological Sciences of the Goiano Federal Institute – campus Ceres. Through the constant search for autonomy, the teachers recognized how worthy the Institute was in their training processes by showing that the interiorization of the institutes has worked as a winning education policy which aims the democratization of education and social justice. The Institute, observing the demands of the science teaching around the city of Ceres enabled our teachers to have a degree and remain in the countryside, taking to the basic education classrooms the knowledge acquired in the initial and continued training. Therefore, the verticalization of higher education for graduate studies enabled the teachers to have a continued training and make them assume the responsibility for their professional qualification. The topic of teacher training at the Federal Institutes is still a long path to be taken. Through the research-training device, we proposed to regard the training as a way to intervene effectively in the teaching profession, by passing through the sensitive listening of the undergraduate students; the construction of a curriculum with a space for sharing the experiences among the students, trainers and schools; and at last, the continued training, establishing a more horizontal co-training.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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