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2022_NatáliaLinsSolorzano.pdf6,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCastro, Rita de Cássia de Almeida-
dc.contributor.authorSolorzano, Natália Lins-
dc.date.accessioned2023-01-13T19:42:32Z-
dc.date.available2023-01-13T19:42:32Z-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.date.submitted2022-08-03-
dc.identifier.citationSOLORZANO, Natália Lins. Ensaiada: brincadeiras de corpos encantados nas rodas. 2022. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45497-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute os caminhos que fiz para a criação da apresentação teatral e rito cênico Ensaiada, realizado em 2019. Para essa realização costurei a consciência das energias criativas dos ciclos naturais e das encantarias brasileiras como componentes fundamentais do me ensaiar no giro das saias. Para a cena acontecer, visto a saia e costuro saberes femininos que vão para além de uma ação junto a uma simples peça de roupa. A saia aqui é vista como potencial geradora e comunicadora de corpos encantados. Uma vestimenta e divindade, corpo feminino em movimento de expressão. Trago como base minha prática dentro da cultura popular brasileira e na brincadeira feminina RodaDa Saia®1 . Para dar conta desse giro espiral de rodas também abordo minha prática religiosa dentro do terreiro universalista com fundamentos na umbanda para falar sobre o templo que roda, o meu corpo-terreiro como local de habitação e passagem de figuras, encantamentos e divindades de saias, uma vez que a criação artística aconteceu paralelamente ao meu desenvolvimento espiritual. Com foco no feminino que aflora o conhecimento, zelo e criação nos ritos da encantaria brasileira, e na conexão com a sagrada natureza, peço licença e a benção para abrir essa roda. Para falar mais do ser corpo de saia, de ser ENSAIADA.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsaiada : brincadeiras de corpos encantados nas rodaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordApresentação teatralpt_BR
dc.subject.keywordAncestralidadept_BR
dc.subject.keywordRito cênicopt_BR
dc.subject.keywordCorpo e artept_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordBrincadeira popular brasileirapt_BR
dc.description.abstract1The present work discusses the paths I took for the creation of the theatrical presentation and scenical rite Inskirted, performed in 2019. For the foundation of the scene, I wove together principles of natural cycles and creative energies with enchanted Brazilian cultures. The scene goes beyond an action with a simple piece of clothing, as woven into the skirt I sewed, isfeminine wisdom. The skirt here is seen as a potential generator and communicator of enchanted bodies; a garment and divinity, a female body in movement of expression. With respect to spinning circles, I base my scenical practice within Brazilian popular culture and in the female game RodaDa Saia®; and my religious practice on universalistic terreiroand Umbanda principles, which speak to the temple that rotates. My body-terreiro, then, is a place of habitation and passage of figures, enchantments and divinities in skirts, as the time of artistic creation took place in parallel with my spiritual development. With the focus of fostering feminine wisdom, zeal and creation in the rites of Brazilian enchantment, and in connection with sacred nature, I ask permission and blessing to open this circle. To talk more about being a body in a skirt, about being INSKIRTED.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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