Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Rita de Cássia de Almeida | - |
dc.contributor.author | Solorzano, Natália Lins | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T19:42:32Z | - |
dc.date.available | 2023-01-13T19:42:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-03 | - |
dc.identifier.citation | SOLORZANO, Natália Lins. Ensaiada: brincadeiras de corpos encantados nas rodas. 2022. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45497 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute os caminhos que fiz para a criação da apresentação
teatral e rito cênico Ensaiada, realizado em 2019. Para essa realização costurei a
consciência das energias criativas dos ciclos naturais e das encantarias brasileiras como
componentes fundamentais do me ensaiar no giro das saias. Para a cena acontecer, visto
a saia e costuro saberes femininos que vão para além de uma ação junto a uma simples
peça de roupa. A saia aqui é vista como potencial geradora e comunicadora de corpos
encantados. Uma vestimenta e divindade, corpo feminino em movimento de expressão.
Trago como base minha prática dentro da cultura popular brasileira e na brincadeira
feminina RodaDa Saia®1
. Para dar conta desse giro espiral de rodas também abordo
minha prática religiosa dentro do terreiro universalista com fundamentos na umbanda
para falar sobre o templo que roda, o meu corpo-terreiro como local de habitação e
passagem de figuras, encantamentos e divindades de saias, uma vez que a criação artística
aconteceu paralelamente ao meu desenvolvimento espiritual. Com foco no feminino que
aflora o conhecimento, zelo e criação nos ritos da encantaria brasileira, e na conexão com
a sagrada natureza, peço licença e a benção para abrir essa roda. Para falar mais do ser
corpo de saia, de ser ENSAIADA. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensaiada : brincadeiras de corpos encantados nas rodas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Apresentação teatral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rito cênico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo e arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeira popular brasileira | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work discusses the paths I took for the creation of the theatrical presentation and scenical rite Inskirted, performed in 2019. For the foundation of the scene, I wove together principles of natural cycles and creative energies with enchanted Brazilian cultures. The scene goes beyond an action with a simple piece of clothing, as woven into the skirt I sewed, isfeminine wisdom. The skirt here is seen as a potential generator and communicator of enchanted bodies; a garment and divinity, a female body in movement of expression. With respect to spinning circles, I base my scenical practice within Brazilian popular culture and in the female game RodaDa Saia®; and my religious practice on universalistic terreiroand Umbanda principles, which speak to the temple that rotates. My body-terreiro, then, is a place of habitation and passage of figures, enchantments and divinities in skirts, as the time of artistic creation took place in parallel with my spiritual development. With the focus of fostering feminine wisdom, zeal and creation in the rites of Brazilian enchantment, and in connection with sacred nature, I ask permission and blessing to open this circle. To talk more about being a body in a skirt, about being INSKIRTED. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|