Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45466
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DanilodeCarvalhoeFrabetti.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Da roçagem : alteração, força e ausência como tópicas das narrativas de conquista
Outros títulos: Of the mowing : alteration, force and absence as topics of the conquest narratives
De la siega : alteración, fuerza e ausencia como temas de narrativas de conquista
Autor(es): Frabetti, Danilo de Carvalho e
Orientador(es): Eyben, Piero Luis Zanetti
Assunto: Roçagem
Literatura - crítica e interpretação
Data de publicação: 9-Jan-2023
Referência: FRABETTI, Danilo de Carvalho e. Da roçagem: alteração, força e ausência como tópicas das narrativas de conquista. 2022. 212 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho consiste na investigação da roçagem a partir das tópicas da alteração, da força e da ausência, presentes nas narrativas de conquista. Entende-se por narrativas de conquista os textos que, de certo modo, fazem alusão à invasão e ao apossamento das terras, características das sociedades formadas em regime colonial. Nesse sentido, a exploração dos recursos naturais e a implementação de modelos civilizatórios, bem como da moralidade e dos costumes, são premissas que se relacionam com à da roçagem através da destituição dos ordenamentos que é realizada com objetivo de instaurar outras estruturas sobre aquele espaço. De modo semelhante, as condições dos processos de escrita também se assemelham às dos roçados na medida em que se inscrevem sobre as ruínas dos acontecimentos, evocando, para além das imagens distorcidas que caracterizam as representações, também os eventos pelos quais foram cessadas as suas vigências próprias no campo da imanência. Portanto, investigar os movimentos de aniquilação, dados a partir das intervenções da ordem das roçagens, que atuam pela alteração das disposições, através de aplicações das forças necessárias, fazendo restar a ausência esmorecida das ruínas, tal qual o mato quando é derrubado para que ali sejam plantados e cultivados frutos distintos dos que eram produzidos naturalmente.
Abstract: This work consists of the investigation of mowing as of alteration, force and absence which are present in the conquest narratives. What is meant by conquest narratives are texts that, somehow, allude to the invasion and the possession of the land, characteristical of societies that were formed under colonial regime. In that regard, the exploitation of natural resources and the implementation of civilization models, as well as of morality and behavior, are assumptions that relate to the mowing through the dismissal of ordinances that happens in order to establish another structures in that space. Similarly, the conditions of writing processes also resemble the mowing, as they entrench in the ruins of events, claming, beyond the distorted images that mark the representations, the events to which its own groundings succumbed in the plane of immanence. Therefore, the significance of investigating the annihilation movements stemming from mowing interventions, which work by amending the dipositions, by the application of the necessary forces, leaving the fading absence of ruins, such as when scrubs are cut down so fruits other than those produced naturally may be planted and cultivated there.
Resumen: El presente trabajo consiste en la investigación de la siega, a partir de los temas de modificación, de fuerza y de ausencia, presentes en las narrativas de conquista. Se entiende por narrativas de conquista a los textos que, en cierto modo, aluden a la invasión y posesión de la tierra, características de las sociedades formadas por el régimen colonial. En ese sentido, la explotación de los recursos naturales, la implementación de modelos de civilización, así como la moral y los costumbres, son suposiciones que se relacionan con la siega por la derogación de las ordenanzas que se lleva a cabo con el fin de establecer otras estructuras en ese espacio. Similarmente, las condiciones de los procesos de escritura también se asemejan a la siega en la medida en que están inscritos en las ruinas de los acontecimientos, evocando, más allá de las imágenes distorsionadas que caracterizan las representaciones, también los hechos por los cuales cesaron su propia validez en el campo de la inmanencia. Por lo tanto, investigar los movimientos de aniquilación, datos obtenidos a partir de las intervenciones de la siega, que trabajan modificando las disposiciones, mediante la aplicación de las fuerzas necesarias, dejando la ausencia que se desvanece de las ruinas, como la hierba cuando está cortada para que sean plantados y cultivados allí frutos distintos de los producidos naturalmente.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.