Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45423
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JaymedeMeloRibeiro.pdf4,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Análise microestrutural de pastas de cimento ternárias com nanossílica e metacaulim nas idades iniciais
Autor(es): Ribeiro, Jayme de Melo
Orientador(es): Rêgo, João Henrique da Silva
Assunto: Metacaulim
Nanossílica
Misturas ternárias
Efeito sinérgico
Cimento portland
Data de publicação: 3-Jan-2023
Referência: RIBEIRO, Jayme de Melo. Análise microestrutural de pastas de cimento ternárias com nanossílica e metacaulim nas idades iniciais. 2022. xvii, 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A crescente necessidade de compósitos cimentícios de alto desempenho, bem como as questões ambientais atreladas à intensa produção de cimento Portland, favoreceu o advento da utilização de materiais cimentícios suplementares (MCS) com alta reatividade, como o metacaulim e a nanossílica. Embora já existam estudos que abordam a interação de metacaulim (MK) e nanossílica (NS), ainda há uma lacuna de conhecimento no que tange o entendimento do efeito sinérgico desses dois materiais em idades iniciais de hidratação. Dessa maneira, este trabalho se propôs a realizar uma avaliação das alterações microestruturais de misturas ternárias de cimento Portland utilizando metacaulim e nanossílica nas idades iniciais de hidratação de 1,3 e 7 dias e também a avaliação de resistências nas idades iniciais e 28 dias a nível de comparação. Para isso, foram produzidas quatro misturas, uma de referência (REF), duas binárias (2% de nanossílica, 2NS, e 15% de metacaulim, 15MK) e uma ternária (13% de metacaulim e 2% de nanossílica, 13MK2NS). As pastas foram avaliadas a partir dos ensaios de resistência à compressão e ensaios microestruturais. A partir dos resultados de resistência à compressão, verificou-se que embora a mistura 13MK2NS tenha substituído 15% de clínquer, em todas as idades ensaiadas ela apresentou resistência mecânica equivalente à mistura 2NS, que apresentou maior resultado dentre as misturas produzidas. Ademais, observou-se também a tendência de crescimento de resistência da mistura 13MK2NS após 7 dias, enquanto a mistura 2NS tende a se estabilizar na mesma idade. Ao acompanhar o calor de hidratação das pastas a partir do ensaio de calorimetria isotérmica, verificou-se que o pico de C-S-H ocorreu de forma mais acelerada na mistura 2NS, no entanto a mistura 13MK2NS apresentou maior fluxo de calor neste pico. As análises qualitativas, semi-quantitativas e quantitativas feitas a partir dos ensaios de difração de raios-X, espectroscopia na região do infravermelho (FTIR) e termogravimetria (TG/DTG), respectivamente, mostraram elevado consumo de hidróxido de cálcio (CH) pela mistura 13MK2NS por meio da reação pozolânica, reflexo da ação sinérgica entre o MK e NS. Verificouse também que, a partir dos resultados de ressonância magnética nuclear (RMN 29Si), na mistura 13MK2NS ocorreu maior incorporação de alumínio na estrutura do C-A-S-H, o que levou ao maior comprimento médio da cadeia desses hidratos nas idades de 1,3 e 7 dias. De forma geral, foi observado que a interação sinérgica entre o MK e NS ocorre desde 1 dia e favorece a alteração de vários parâmetros microestruturais ao longo da hidratação do compósito cimentício.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.