Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tenenblat, Nitza | - |
dc.contributor.author | Lopes, Pedro Henrique Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-29T22:44:36Z | - |
dc.date.available | 2022-12-29T22:44:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-23 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Pedro Henrique Silva. A vulnerabilidade como aspecto de atuação na Coletiva Teatro. 2022. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45407 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é investigar a vulnerabilidade como um aspecto da atuação bem
como sua percepção e utilização técnica dentro do teatro de grupo Coletiva Teatro.
Bebendo em fontes como a bioética, ciências sociais e psicologia busco entender sobre
as definições do conceito de vulnerabilidade e a respectiva aplicabilidade para o trabalho
do atuador. Utilizo a definição de vulnerabilidade segundo Brene Brown (2012) com
suporte teórico-conceitual dos autores Donald M. Kaplan (1969), Declan Donnellan
(2008), Gabbard (1979), William Saad Hossne (2009), J. G. Simmonds E J. E. Southcott
(2012) em diálogo na atuação com Stanislaviski (2001), Renato Ferracini (2013), Josette
Féral (2015) e Giselle Rodrigues de Brito (2020). A partir da prática de teatro de grupo
gerada pela Coletiva Teatro analiso sob a ótica da vulnerabilidade do atuador os projetos
#poesiadodia (2017), O Amor que Habito (2018) e Baú de Histórias (2018), todos de
autoria do grupo. Aplicando um questionário investigo como a vulnerabilidade é utilizada
por membros da Coletiva Teatro e procuro entender, de forma qualitativa, o uso e as
reverberações da vulnerabilidade do atuador nas diferentes fases de exploração do
processo criativo: composição, pré-apresentação, apresentação e pós-apresentação.
Finalmente, a partir da perspectiva neurocientífica de stress proposta por Andrew
Huberman e o conceito de mindset de Alia Crum, proponho um guia para auxiliar
atuadores na identificação da vulnerabilidade em sua forma produtiva e contraproducente
bem como em sua ativação. Resultados obtidos na pesquisa e observados na prática
indicam a vulnerabilidade enquanto aspecto relevante no trabalho de atuador na Coletiva
Teatro e o mindset individual sobre a vulnerabilidade como determinante na sua
utilização. A partir destes resultados, o guia proposto objetiva auxiliar atuadores a utilizar
a vulnerabilidade como uma ferramenta técnica, criativa e produtiva desde o momento de
exploração no processo artístico até o pós-apresentação, seja em sua práxis individual ou
coletiva | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A vulnerabilidade como aspecto de atuação na Coletiva Teatro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro de grupo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo artístico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vulnerabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The goal of this research is to investigate vulnerability as an aspect of acting as well as
its perception and technical use within the group theater Coletiva Teatro. Drawing from
fields of study such as bioethics, social sciences and psychology I seek to understand
definitions and concepts of vulnerability and their applicability towards acting. I use the
definition of vulnerability according to Brene Brown (2012) with theoretical-conceptual
support of Donald M. Kaplan (1969), Declan Donnellan (2008), Gabbard (1979), William
Saad Hossne (2009), J. G. Simmonds and J. Southcott (2012) in dialogue with
Stanislaviski (2001), Renato Ferracini (2013), Josette Féral (2015) and Giselle Rodrigues
de Brito (2020) from the field of acting. Based on the group theatre practice generated by
Coletiva Teatro I analyze from the perspective of the actor’s vulnerability the
performance projects #poesiadodia (2017), O Amor que Habito (2018) and Baú de
Histórias (2018), all created by the group. Applying a questionnaire I investigate how
vulnerability is used by Coletiva Theatre members and seek to understand, in a qualitative
manner, the use and reverberations of the actors’ vulnerabilities during the different
exploratory phases of the creative process: composition, pre-presentation, presentation
and post-presentation. Finally, from the neuroscientific perspective of stress proposed by
Andrew Huberman and Alia Crum’s concept of mindset, I suggest a guide to help actors
identify vulnerability in its productive and counterproductive forms as well as its
activation. Results obtained in the research and observed in practice indicate vulnerability
as a relevant aspect of acting in Coletiva Teatros’s work and ones individual mindset as
determinant of its utilization. From these results the proposed guide intends to help actors
use their vulnerability as a technical, creative and productive tool from the moment of
exploration in the artistic process to the post-presentation, wether in an individual or
collective praxis. | pt_BR |
dc.contributor.email | lopesipedro@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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