Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Adriana Almeida Sales de | - |
dc.contributor.author | Rocha, Priscilla Franco | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-29T22:40:35Z | - |
dc.date.available | 2022-12-29T22:40:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-16 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Priscilla Franco. A criança refugiada e a educação: desafios atuais nos sistemas educacionais públicos no Brasil e na França, um estudo comparado. 2022. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45400 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A complexidade e a dinâmica dos atuais fluxos de migração internacional, o fechamento de
fronteiras, as notícias e as imagens como a do corpo do menino Alan Kurdi, de três anos, na
praia de Ali Hoca e a do menino Omran Daqneesh, de cinco anos, em Al-Qvatergi, ferido e em
estado de choque em uma ambulância inquietam e indignam. É nesse contexto que esta
dissertação de mestrado - situada na linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação
(ECOE), do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, da Universidade de
Brasília (UnB), desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos sobre a Mundialização da
Educação (GEP-Mundi) - procurou analisar os sistemas educacionais públicos brasileiro e
francês a fim de perceber os desafios atuais enfrentados para a promoção da garantia ao direito
à educação para crianças refugiadas. Para tanto, buscou-se contextualizar as bases da construção
histórica e legal do instituto internacional do refúgio; compreender o estabelecimento da
Organização das Nações Unidas (ONU); do desenvolvimento de uma agência da ONU
destinada à proteção de refugiados, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados;
da elegibilidade e dos instrumentos de direito internacional aplicáveis às pessoas em situação
de refúgio; de que maneira tais instrumentos reverberam no Brasil e na França; bem como tais
dispositivos alcançam as crianças refugiadas. Ainda, procuramos perceber de que maneira se
desenvolveu a garantia do direito à educação para as crianças refugiadas no âmbito da ONU
por meio das suas agências que se dedicam a temática, procurando compreender a influência
dos preceitos internacionais nas diretrizes e normas educacionais brasileiras e francesas
destinadas ao grupo e de que maneira esses países desenvolveram ou estão desenvolvendo
mecanismos para a inserção, integração e inclusão do grupo em seus sistemas públicos de
ensino, identificando as semelhanças, as divergências e os desafios correlatos. Nesse sentido,
para responder a questões, implicações e implementações tão particulares, os Estudos
Comparados em Educação por meio da pesquisa qualitativa em uma perspectiva crítica e
reflexiva sob a vertente de Fairclough tornam-se adequados para as proposições desta
perquisição. Por fim, da conjuntura desta pesquisa, consideramos que os desafios atuais
enfrentados pelos sistemas nacionais públicos brasileiros e franceses para a promoção da
garantia ao direito à educação para crianças refugiadas são de caráter político, econômico,
ideológico e social pedagogicamente articulados e impostos pelo acordo da Grande Barganha. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A criança refugiada e a educação : desafios atuais nos sistemas educacionais públicos no Brasil e na França, um estudo comparado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças refugiadas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos comparados - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | La complexité et la dynamique des flux migratoires internationaux actuels, la fermeture des
frontières, des nouvelles et des images telles que le corps d'Alan Kurdi de trois ans, à la plage
d'Ali Hoca et le garçon de cinq ans Omran Daqneesh, à Al-Qvatergi, blessé et en état de choc
dans une ambulance sont inquiétantes et outrées. C'est dans ce contexte que cette recherche -
situé dans la ligne de recherche : Études Comparatives en Éducation (ECOE), du Programme
d'études supérieures de la Faculté d'éducation, de l'Université de Brasilia (UnB), développé
dans le cadre du groupe d'étude sur la Mondialisation de l'éducation (GEP-Mundi) - a cherché
à analyser les systèmes éducatifs publics brésilien et français afin de distinguer les défis actuels
rencontrés dans la promotion de la garantie du droit à l'éducation des enfants réfugiés. Ainsi, le
texte à contextualiser les bases de la construction historique et juridique de l'institut
international du refuge; à comprendre la mise en place de l'Organisation des Nations Unies
(ONU); le développement d'une agence des Nations Unies pour la protection des réfugiés; le
Haut Commissariat des Nations Unies pour les réfugiés; éligibilité et les instruments de droit
international applicables aux personnes en situation de réfugiés; comment tels instruments
résonnent au Brésil et en France; et comment ces dispositifs atteignent les enfants réfugiés.
Cependant, nous cherchons à comprendre comment la garantie du droit à l'éducation des enfants
réfugiés s'est développée dans le cadre de l'ONU à travers ses agences dédiées au thème, en
cherchant à comprendre l'influence des préceptes internationaux sur les orientations éducatives
brésiliennes et françaises et les normes visant le groupe et comment ces pays ont développé ou
développent des mécanismes pour l'insertion, l'intégration et l'inclusion du groupe des réfugiés
dans leurs systèmes d'éducation publique, en identifiant les similitudes, les divergences et les
défis connexes. En ce sens-là, pour répondre à ces questions, implications et mises en œuvre
particulières, les études comparatives en éducation à travers la recherche qualitative dans une
perspective critique et réflexive du point de vue de Fairclough deviennent convenable adéquate
pour les propositions de cette enquête. Enfin, à partir du contexte de cette recherche, nous
considérons que les défis actuels auxquels sont confrontés les systèmes publics nationaux
brésiliens et français pour promouvoir la garantie du droit à l'éducation des enfants réfugiés
sont politiques, économiques, idéologiques et sociaux pédagogiquement articulés et imposés
par l'accord du Grand Bargain. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|