Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45393
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_CilmaHelenaVillelaBlummFerreira.pdf5,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAragão, Joaquim José Guilherme de-
dc.contributor.authorFerreira, Cilma Helena Villela Blumm-
dc.date.accessioned2022-12-28T18:03:52Z-
dc.date.available2022-12-28T18:03:52Z-
dc.date.issued2022-12-28-
dc.date.submitted2005-02-28-
dc.identifier.citationFERREIRA, Cilma Helena Villela Blumm. Aplicando curvas de valor presente líquido para o trem de passageiros no DF. 2005. xiii, 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45393-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2005.pt_BR
dc.description.abstractA presente obra trata do levantamento e mapeamento de falhas descritas em projetos de parcerias público-privadas de modo a contribuir para o sucesso de futuros investimentos dessa natureza, notadamente na prestação de serviço público de infra-estrutura de transporte. Como não se tem um estudo sistematizado de falha em parcerias público-privadas, buscou-se na Engenharia de Manutenção a ferramenta denominada Análise de Modo e Efeito de Falha (FMEA), que requer um estudo do processo antes que a falha ocorra. O processo estudado foi a inserção da iniciativa privada na prestação do serviço público de infra-estrutura de transporte no Brasil. Com base na legislação, efetuou-se um mapeamento desse processo, elegendo a concessão de serviço público como a modalidade operacional. As falhas em parcerias públicos-privadas foram pesquisadas na literatura. Para alocar as falhas, o mapa de processo foi dividido em fases, de acordo com o nível de ocorrência dos eventos em estratégico, de programa e operacional. Em seguida, categorizaram-se as falhas para cada fase do processo, em analogia a categorização dos fatores de sucesso. As principais lições obtidas são a existência de falhas em todas as fases do processo e a aplicação deste trabalho como um roteiro para futuros projetos de parceria público-privada.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo de falhas em projetos de infra-estrutura de transportes com participação privadapt_BR
dc.title.alternativeFailures study in transport infrastructure projects with private sector participationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordParcerias público-privadaspt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura de transportept_BR
dc.subject.keywordEngenharia de manutençãopt_BR
dc.subject.keywordMapeamento de falhaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work is about the survey and mapping of failures identified in projects of public-private partnerships in order to contribute to the success of future investments of this nature, especially in the public provision of transport infrastructure. The lack of a systematic study on failures in public-private partnerships asked for the a Maintenance Engineering tool called Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), that requires an analysis of the process before the occurrence of the failure. The analyzed process was the private sector participation in the public provision of transport infrastructure in Brazil. Based on the legislation of the country, this process was mapped and the concession of public service was chosen as the operational mode. The incidence of failures in private-public partnerships was studied in the literature. In order to arrange those failures, the process map was divided in stages according to the rate of occurrence of strategic, programme and operational events. Then, the failures were classified into each stage, based on the same categorization of the success factors. The lessons leamed during this study are the existence of failures at all stages of the process and the use of this work as a guide to future public private partnerships projects.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.