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2022_MarizauraReisdeSouzaCamões.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGomes, Adalmir de Oliveira-
dc.contributor.authorCamões, Marizaura Reis de Souza-
dc.date.accessioned2022-12-22T22:25:58Z-
dc.date.available2022-12-22T22:25:58Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.date.submitted2022-09-29-
dc.identifier.citationCAMÕES, Marizaura Reis de Souza. Antecedentes e intervenções para engajamento no trabalho na administração pública federal brasileira. 2022. 178 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45378-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEngajamento no trabalho é um constructo do campo do comportamento organizacional que vem sendo amplamente estudado por diferentes campos de conhecimento, inclusive na Administração Pública. Engajamento no trabalho envolve um estado mental positivo, gratificante e relacionado ao trabalho, caracterizado por vigor, dedicação e absorção. Atualmente é considerado pela literatura especializada como um dos preditores mais robustos para o desempenho individual no trabalho. O baixo engajamento, por sua vez, é um preditor de adoecimento e turnover nas organizações. Partindo da premissa da relevância do conceito sobre engajamento no contexto público, esta tese foi motivada por duas perguntas de pesquisa: o que influencia o engajamento no trabalho de servidores de organizações públicas? E como é possível aumentar o engajamento dos servidores que atuam nessas organizações? Para respondê-las, foram definidos quatro objetivos: (a) explorar a temática do engajamento por meio de análise da produção nacional sobre o tema para entender o estado da arte no contexto brasileiro, em especial, no setor público; (b) identificar as variáveis que afetam o engajamento no trabalho de servidores públicos federais brasileiros com base na percepção de especialistas; (c) identificar as variáveis que afetam o engajamento no trabalho de servidores públicos federais brasileiros com base na percepção, nas histórias de vida profissional e no contexto de atuação de servidores públicos; (d) testar o efeito de diferentes intervenções (práticas gerenciais) no engajamento no trabalho por meio de experimentos com servidores. Para atingir os objetivos, a tese foi construída em formato de artigos, sendo um teórico, dois estudos qualitativos e um experimento, utilizando-se como métodos de pesquisa, respectivamente, revisão sistemática, grupos focais, histórias de vida, mapeamentos cognitivos e vinhetas. A tese mapeou o estado da arte sobre estudos no Brasil e evidenciou lacunas relevantes a serem sanadas, confirmou a presença de antecedentes relevantes na literatura e mapeou variáveis específicas do contexto brasileiro, como a continuidade de projetos, além de testar o modelo Job Demands-Resources (JD-R) no contexto do setor público brasileiro, evidenciando obstáculos e recursos importantes nos ciclos de engajamento e desengajamento de servidores. Além disso, a tese propôs um conjunto de intervenções gerenciais visando o aumento do engajamento no trabalho, como reduzir o investimento em avaliação individual de desempenho e ampliar a ênfase em mensuração de resultados de projetos e o seu uso como critério para ocupação de cargos de chefia no setor público. Os resultados dos estudos desta tese permitiram ainda a formulação de uma ampla agenda de pesquisa sobre o tema a ser desenvolvida no contexto nacional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAntecedentes e intervenções para engajamento no trabalho na administração pública federal brasileirapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEngajamento no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordServidores públicos federaispt_BR
dc.subject.keywordSetor públicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Work engagement is a construct of the organizational behavior field and has been studied by different knowledge fields, including public administration. Work engagement involves a positive, fulfilling, work-related state of mind characterized by vigor, dedication, and absorption. It is currently considered one of the most robust predictors of individual performance at work. Low engagement, in turn, is a predictor of illness and turnover in organizations. Assuming the premise of the work engagement concept relevance in the public context, this thesis was motivated by two research questions: what influences civil servants' work engagement in public organizations? And how is it possible to increase the civil servants' work engagement in these organizations? To answer them, four objectives were defined: (a) explore the theme of work engagement through an analysis of national production to understand the Brazilian context state of the art, especially in the public sector; (b) to identify the variables that affect the work engagement of Brazilian federal civil servants, based on the specialists perception; (c) to identify the variables that affect the work engagement of Brazilian federal civil servants, based on the on perception, professional life histories and public servants work context; and (d) running experiment to verify the work engagement interventions effect . To achieve the objectives, the thesis was built by articles, being one theoretical, two qualitative studies, and an experiment, using as research methods, respectively, systematic review, focus groups, life stories, cognitive mappings, and vignettes. The thesis mapped the Brazilian state of the art in studies and highlighted relevant gaps to be filled; confirmed the relevant antecedents presence in the scientific production and mapped specific variables of the Brazilian context, such as the continuity of projects; tested the Job Demands-Resources (JD-R) model in the Brazilian public sector context, highlighting important hindrance demands and resources in the work engagement and disengagement cycles. In addition, the thesis proposed a set of managerial interventions aimed at increasing work engagement, such as, for example, reducing investment in individual performance appraisal and expanding the emphasis on measuring project results and using it as a criterion for promotion in the public sector. The studies thesis results also allowed the formulation of a broad research agenda to be developed in the national context.pt_BR
dc.contributor.emailmarizaurareis@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração-
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