Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45364
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GuilhermeMayerSantos.pdf8,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLignelli, César-
dc.contributor.authorSantos, Guilherme Mayer-
dc.date.accessioned2022-12-22T22:02:11Z-
dc.date.available2022-12-22T22:02:11Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.date.submitted2022-08-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Guilherme Mayer. Ouvindo não-humanos: uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra. 2022. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45364-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO tema da presente dissertação nasce da fascinação por ouvir aqueles que não pertencem à espécie humana em uma determinada cena, dando enfoque a esse modo de operação encontrado nos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra. Objetiva-se, desta feita, analisar o processo composicional da criação de sonoridades da cena e seu desenvolvimento nos espetáculos dirigidos, respectivamente, por César Lignelli e João Fiadeiro. Nesse sentido, a pergunta central desta pesquisa consiste em: Quais são os efeitos do encontro cênico com não-humanos no tocante a composição de sonoridades da cena? Para tal, serão utilizados conceitos desses diretores, acerca de seus processos composicionais, e ainda são considerados os conceitos: cena enquanto encontro, sonoridades, sonoplastia, música de cena, coisas, objetos, negociação, especulação, tempo, aceleração, mediação, inventário, ouvir, escutar, entender e compreender. Durante toda a dissertação, a análise da obra e a apresentação dos conceitos ocorre de forma retroalimentativa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOuvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSonoridadespt_BR
dc.subject.keywordCenapt_BR
dc.subject.keywordProcesso composicionalpt_BR
dc.subject.keywordEncontro cênicopt_BR
dc.description.abstract1The theme of the present dissertation is born from the fascination for listening to those who do not belong to the human species in a certain scene, focusing on this mode of operation found in the shows DeBanda and De Perto Uma Pedra. This time, the objective is to analyze the compositional process of creating the sounds of the scene and its development in the shows directed, respectively, by César Lignelli and João Fiadeiro. In this sense, the central question of this research is: What are the effects of the scenic encounter with non-humans regarding the composition of the scene's sonorities? To this end, concepts of these directors will be used, about their compositional processes, and the concepts are still considered: scene as encounter, sounds, sound design, scene music, things, objects, negotiation, speculation, time, acceleration, mediation, inventory, listen, listen, understand and understand. Throughout the dissertation, the analysis of the work and the presentation of concepts occurs in a retro-feeding way.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.