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Título: Arte e vivência no planeta fome : um diálogo entre Carolina Maria de Jesus, Elza Soares e Maria Auxiliadora da Silva
Autor(es): Campos, Beatriz Schmidt
E-mail do autor: bscampos@yahoo.com.br
Orientador(es): Barbosa, Sidney
Assunto: Literatura
Música
Pintura
Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977 - crítica e interpretação
Soares, Elza, 1930-2022 - crítica e interpretação
Silva, Maria Auxiliadora da, 1938-1974 - crítica e interpretação
Canção - crítica e interpretação
Data de publicação: 22-Dez-2022
Referência: CAMPOS, Beatriz Schmidt. Arte e vivência no planeta fome: um diálogo entre Carolina Maria de Jesus, Elza Soares e Maria Auxiliadora da Silva. 2022. 169 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente tese propõe um diálogo entre literatura, pintura e música, através das obras de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), Elza Soares (1930-2022) e Maria Auxiliadora da Silva (1938-1974). Esse diálogo parte das seguintes perspectivas: o conceito de escrevivência, cunhado por Conceição Evaristo, e de sua ampliação da literatura para as outras artes, em uma terminologia que denominamos artevivência. O estudo da espacialidade nas artes a partir de dois olhares: o “lugar” social e histórico onde Carolina, Auxiliadora e Elza nascem, crescem, tornam-se artistas; e os espaços que elas abordam em suas obras, a partir de temáticas comuns. E, a aproximação entre as três modalidades artísticas, através do empréstimo da terminologia e dos significados de um campo ao outro. Foi a partir desses três pontos de apoio que analisamos algumas questões que as obras dessas artistas, contemporâneas entre si, evocam. Do ponto de vista social, a realidade da pobreza e da marginalidade como legado da escravidão, a visão crítica do racismo e da supremacia branca advindo da abordagem de Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento e Beatriz Nascimento, entre outros. Tudo isso, a partir de suas próprias vivências e da escuta de vivências outras, em histórias que se (con)fundem e formam o que Evaristo denomina vertente negra e feminina de atuação artística. Por fim, esta pesquisa pretende contribuir com os estudos entre as artes e com a constatação de uma linha artística que se faz a partir do protagonismo feminino negro, que questiona a realidade social expressando sua subjetividade.
Abstract: The present thesis proposes a dialogue between literature, painting, and music, through the work of Carolina Maria de Jesus (1914-1977), Elza Soares (1930-2022), and Maria Auxiliadora da Silva (1938-1974). This dialogue begins with the following perspective: the notion of escrevivência by Conceição Evaristo, and its amplification from literature to the other arts, in a terminology that we call artevivência. The study of spatiality in the arts from two points of view: the social and historical “place” where Carolina, Auxiliadora and Elza are born, grow up, and become artists; and the places they approach in their works through common themes. As well as the approximation between the three artistic modalities, by borrowing the terminology and the significances from one field to the other. It was from these three support points that we analyzed some questions that the work of these artists, contemporaneous with each other, evoke. From the social point of view, the reality of poverty and marginality as a legacy of slavery, the critical view of racism and white supremacy from the approach of Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento and Beatriz Nascimento, among others. All of that, from their own experiences and the listening of other people's experiences, in stories that (con)fuse and form what Evaristo calls the black feminine strands of artistic performance. Finally, this research intends to contribute to the studies among the arts, with the finding of an artistic line that forms itself through black feminine protagonism, which questions its social reality by expressing subjectivity.
Resumen: La presente tesis propone un diálogo entre literatura, pintura y música, a través de las obras de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), Elza Soares (1930-2022) y Maria Auxiliadora da Silva (1938-1974). Este diálogo parte de las siguientes perspectivas: el concepto de escrevivência, de autoría de Conceição Evaristo, y su ampliación de la literatura para otras artes, en una terminología que llamamos artevivência. El estudio de la espacialidad en las artes desde dos miradas: el "lugar" social e histórico en donde Carolina, Auxiliadora y Elza nacen, crecen, se tornan artistas; y los espacios que ellas abordan en sus obras a partir de temas comunes. Y la aproximación entre las tres modalidades artísticas, a través del préstamo de la terminología y de los significados de un campo a otro. Fue desde estos tres puntos de apoyo que analizamos algunas cuestiones que las obras de estas artistas, contemporáneas entre sí, evocan. Del punto de vista social, la realidad de la pobreza y la marginalidad como legado de la esclavitud, la visión crítica del racismo y la supremacía blanca a partir del enfoque de Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento y Beatriz Nascimento, entre otros. Todo eso, desde sus propias vivencias y de la escucha de vivencias ajenas, en historias que se (con)funden y forman lo que Evaristo llama vertiente negra y femenina de actuación artística. Por fin, esta investigación pretende contribuir con los estudios entre las artes y con la constatación de una línea artística que se hace a partir del protagonismo femenino negro, que cuestiona la realidad social expresando su subjetividad.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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