Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abbad, Gardênia da Silva | - |
dc.contributor.author | Carmo, Eliane Almeida do | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T22:17:57Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21T22:17:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-23 | - |
dc.identifier.citation | CARMO, Eliane Almeida do. Proposição de um modelo teórico e de mensuração de habilidades para atuar e liderar equipes virtuais. 2022. 215 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45355 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal desta tese é propor um modelo de reorganização de categorias de
habilidades de trabalho em equipes virtuais, e duas escalas de habilidades. Quatro estudos
foram realizados para atingir o objetivo. O primeiro estudo é uma revisão integrativa da
literatura, que sintetiza e analisa os achados sobre habilidades de trabalho em equipes virtuais,
bem como propõe alterações em um modelo de categorias de habilidades. O segundo estudo
avalia um programa de treinamentos por meio de modelos sistêmicos de avaliação de
treinamentos e da ferramenta Modelos Lógicos (ML), que contribuiu para demonstrar as
relações entre os componentes e as variáveis do programa. O terceiro avalia a qualidade do
desenho instrucional do programa, por meio de avaliações de 14 juízes, e o suporte de um
roteiro de avaliação, confrontando a teoria, os princípios instrucionais e a literatura de
habilidades de trabalho em equipes virtuais. O quarto estudo utilizou um delineamento misto
para construir e investigar evidências de validade de duas escalas de habilidades de trabalho
em equipe virtual (uma para líder e outra para teletrabalhadores). Os resultados mostraram
que as habilidades de trabalho em equipes virtuais podem ser reorganizadas em cinco
categorias (comunicação de tarefas e de equipes, confiança intraequipe, colaboração e
compartilhamento, gestão da diversidade e de conflitos e autonomia e compartilhamento de
liderança), mais consonantes com os achados empíricos atuais (2017-2022). O programa de
treinamento avaliado foi relevante para a adaptação dos trabalhadores virtuais no período da
pandemia, os conteúdos foram úteis e foi percebida maior satisfação e produtividade, a partir
de sua realização. Entretanto, os desenhos dos treinamentos não favorecerem o atingimento
dos objetivos no nível do comportamento do egresso. As escalas construídas (Habilidades de
Teletrabalhadores de Equipes Virtuais - HTEV e Habilidades de Gestores de Equipes Virtuais
- HGEV) foram submetidas a análises fatoriais exploratórias (AFEs) para investivar a
validade da estrutura interna. As escalas foram aplicadas on-line em uma amostra de 1.174
respondentes (567 egressos do programa e 607 não treinados). Ambas as escalas são
unifatoriais, compostas de 19 itens (HTEV) e 25 itens (HGEV), com boa amplitude de cargas
fatoriais (HGEV: 0,608-0,915 e HTEV: 0,542-0,879); e variância total explicada de 70,61%
(HGEV) e 59,24% (HTEV). Os índices de consistência interna encontrados foram altos (GLB
= 0,993 (HGEV) e 0,982 (HTEV); Ômega de McDonald = 0,982 (HGEV) e 0,961 (HTEV);
Alfa de Cronbach = 0,982 (HGEV) e 0,960 (HTEV)). Esta tese avança na literatura sobre
habilidades de equipes virtuais, desenho instrucional e avaliação de treinamentos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposição de um modelo teórico e de mensuração de habilidades para atuar e liderar equipes virtuais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Habilidades de trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equipes virtuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Treinamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liderança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teletrabalho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this thesis is to propose a model of reorganization of work skills
categories in virtual teams, and two skill scales. Four studies were carried out to achieve the
objective. The first study is an integrative literature review, which synthesizes and analyzes
the findings on work skills in virtual teams, as well as proposes changes in a skill category
model. The second study evaluates a training program through systemic training evaluation
models and the Logic Models (ML) tool, which contributed to demonstrating the relationships
between the program's components and variables. The third evaluates the quality of the
program's instructional design, through evaluations by 14 judges, and the support of an
evaluation script, confronting theory, instructional principles and the literature on working
skills in virtual teams. The fourth study used a mixed design to build and investigate evidence
of validity of two scales of virtual teamwork skills (one for leader and one for teleworkers).
The results showed that work skills in virtual teams can be reorganized into five categories
(task and team communication, intra-team trust, collaboration and sharing, diversity and
conflict management, and autonomy and leadership sharing), more in line with the current
empirical findings (2017-2022). The training program evaluated was relevant for the
adaptation of virtual workers in the period of the pandemic, the contents were useful and
greater satisfaction and productivity was perceived from its realization. However, the training
designs do not favor the achievement of the objectives at the level of the graduate's behavior.
The constructed scales (Abilities of Teleworkers of Virtual Teams - HTEV and Skills of
Managers of Virtual Teams - HGEV) were submitted to exploratory factor analysis (AFEs) to
investigate the validity of the internal structure. The scales were applied online to a sample of
1,174 respondents (567 graduates of the program and 607 untrained). Both scales are
unifactorial, composed of 19 items (HTEV) and 25 items (HGEV), with a good range of
factor loadings (HGEV: 0.608-0.915 and HTEV: 0.542-0.879); and total explained variance
of 70.61% (HGEV) and 59.24% (HTEV). The internal consistency indexes found were high
(GLB = 0.993 (HGEV) and 0.982 (HTEV); McDonald's Omega = 0.982 (HGEV) and 0.961
(HTEV); Cronbach's Alpha = 0.982 (HGEV) and 0.960 (HTEV)). This thesis advances the
literature on virtual team skills, instructional design and training evaluation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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