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2022_ElianeAlmeidadoCarmo.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAbbad, Gardênia da Silva-
dc.contributor.authorCarmo, Eliane Almeida do-
dc.date.accessioned2022-12-21T22:17:57Z-
dc.date.available2022-12-21T22:17:57Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.date.submitted2022-08-23-
dc.identifier.citationCARMO, Eliane Almeida do. Proposição de um modelo teórico e de mensuração de habilidades para atuar e liderar equipes virtuais. 2022. 215 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45355-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal desta tese é propor um modelo de reorganização de categorias de habilidades de trabalho em equipes virtuais, e duas escalas de habilidades. Quatro estudos foram realizados para atingir o objetivo. O primeiro estudo é uma revisão integrativa da literatura, que sintetiza e analisa os achados sobre habilidades de trabalho em equipes virtuais, bem como propõe alterações em um modelo de categorias de habilidades. O segundo estudo avalia um programa de treinamentos por meio de modelos sistêmicos de avaliação de treinamentos e da ferramenta Modelos Lógicos (ML), que contribuiu para demonstrar as relações entre os componentes e as variáveis do programa. O terceiro avalia a qualidade do desenho instrucional do programa, por meio de avaliações de 14 juízes, e o suporte de um roteiro de avaliação, confrontando a teoria, os princípios instrucionais e a literatura de habilidades de trabalho em equipes virtuais. O quarto estudo utilizou um delineamento misto para construir e investigar evidências de validade de duas escalas de habilidades de trabalho em equipe virtual (uma para líder e outra para teletrabalhadores). Os resultados mostraram que as habilidades de trabalho em equipes virtuais podem ser reorganizadas em cinco categorias (comunicação de tarefas e de equipes, confiança intraequipe, colaboração e compartilhamento, gestão da diversidade e de conflitos e autonomia e compartilhamento de liderança), mais consonantes com os achados empíricos atuais (2017-2022). O programa de treinamento avaliado foi relevante para a adaptação dos trabalhadores virtuais no período da pandemia, os conteúdos foram úteis e foi percebida maior satisfação e produtividade, a partir de sua realização. Entretanto, os desenhos dos treinamentos não favorecerem o atingimento dos objetivos no nível do comportamento do egresso. As escalas construídas (Habilidades de Teletrabalhadores de Equipes Virtuais - HTEV e Habilidades de Gestores de Equipes Virtuais - HGEV) foram submetidas a análises fatoriais exploratórias (AFEs) para investivar a validade da estrutura interna. As escalas foram aplicadas on-line em uma amostra de 1.174 respondentes (567 egressos do programa e 607 não treinados). Ambas as escalas são unifatoriais, compostas de 19 itens (HTEV) e 25 itens (HGEV), com boa amplitude de cargas fatoriais (HGEV: 0,608-0,915 e HTEV: 0,542-0,879); e variância total explicada de 70,61% (HGEV) e 59,24% (HTEV). Os índices de consistência interna encontrados foram altos (GLB = 0,993 (HGEV) e 0,982 (HTEV); Ômega de McDonald = 0,982 (HGEV) e 0,961 (HTEV); Alfa de Cronbach = 0,982 (HGEV) e 0,960 (HTEV)). Esta tese avança na literatura sobre habilidades de equipes virtuais, desenho instrucional e avaliação de treinamentos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposição de um modelo teórico e de mensuração de habilidades para atuar e liderar equipes virtuaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordHabilidades de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordEquipes virtuaispt_BR
dc.subject.keywordTreinamentopt_BR
dc.subject.keywordLiderançapt_BR
dc.subject.keywordTeletrabalhopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this thesis is to propose a model of reorganization of work skills categories in virtual teams, and two skill scales. Four studies were carried out to achieve the objective. The first study is an integrative literature review, which synthesizes and analyzes the findings on work skills in virtual teams, as well as proposes changes in a skill category model. The second study evaluates a training program through systemic training evaluation models and the Logic Models (ML) tool, which contributed to demonstrating the relationships between the program's components and variables. The third evaluates the quality of the program's instructional design, through evaluations by 14 judges, and the support of an evaluation script, confronting theory, instructional principles and the literature on working skills in virtual teams. The fourth study used a mixed design to build and investigate evidence of validity of two scales of virtual teamwork skills (one for leader and one for teleworkers). The results showed that work skills in virtual teams can be reorganized into five categories (task and team communication, intra-team trust, collaboration and sharing, diversity and conflict management, and autonomy and leadership sharing), more in line with the current empirical findings (2017-2022). The training program evaluated was relevant for the adaptation of virtual workers in the period of the pandemic, the contents were useful and greater satisfaction and productivity was perceived from its realization. However, the training designs do not favor the achievement of the objectives at the level of the graduate's behavior. The constructed scales (Abilities of Teleworkers of Virtual Teams - HTEV and Skills of Managers of Virtual Teams - HGEV) were submitted to exploratory factor analysis (AFEs) to investigate the validity of the internal structure. The scales were applied online to a sample of 1,174 respondents (567 graduates of the program and 607 untrained). Both scales are unifactorial, composed of 19 items (HTEV) and 25 items (HGEV), with a good range of factor loadings (HGEV: 0.608-0.915 and HTEV: 0.542-0.879); and total explained variance of 70.61% (HGEV) and 59.24% (HTEV). The internal consistency indexes found were high (GLB = 0.993 (HGEV) and 0.982 (HTEV); McDonald's Omega = 0.982 (HGEV) and 0.961 (HTEV); Cronbach's Alpha = 0.982 (HGEV) and 0.960 (HTEV)). This thesis advances the literature on virtual team skills, instructional design and training evaluation.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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