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dc.contributor.advisorGarcia, Cláudia da Conceição-
dc.contributor.authorAlbergaria, Caroline Silva de-
dc.date.accessioned2022-12-21T22:14:45Z-
dc.date.available2022-12-21T22:14:45Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.date.submitted2022-07-08-
dc.identifier.citationALBERGARIA, Caroline Silva de. O reconheciento do desenho como desígnio na arquitetura à luz da psique. 2022. 284 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45351-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs ideias dos desenhos e os sonhos são representações imagéticas que surgem na psique individual com o propósito de apresentar os desígnios e a interioridade mais profunda do indivíduo. Assim, partindo da premissa que as ideias dos desenhos e os sonhos possuem origens similares na psique e compartilham características, este estudo procura desenvolver um processo de interpretação de croquis a partir de uma releitura do método de interpretação dos sonhos de Freud, a fim de contribuir para a crítica de desenhos de arquitetura, por vezes obras de arte, e leitura dos desígnios implícitos a estes desenhos capazes de se conectar com o observador. A pesquisa será conduzida de tal maneira que seja 1) identificado a finalidade do desenho, enquanto instrumento de criação e, por vezes, obra de arte, 2) explicado o surgimento da ideia na psique dos arquitetos de acordo com a perspectiva psicanalítica freudiana, a fim de compreender como a ideia do desenho surge na psique dos arquitetos, 3) exposto o paralelo entre sonhos, conteúdo onírico manifesto e conteúdo onírico latente, de acordo com as teorias de Freud, e ideias dos desenhos, croqui e a latência do croqui em arquitetura, respectivamente e, 4) aplicado de maneira prática o processo de interpretação de croquis de arquitetura, a fim de buscar os desígnios intrínsecos ao desenho. Para isso, foram escolhidos os desenhos para a Casa de praia e a Igreja do Espírito Santo do Cerrado de Lina Bo Bardi, e os desenhos para a Residência Henrique Xavier e a Catedral de Brasília de Oscar Niemeyer. Dos achados, podemos ressaltar a capacidade que o desenho tem de revelar seus desígnios por meio da ideia do desenho e dos significados de seus riscos, e ser capaz de transformar o indivíduo e o espaço, agindo como um objeto de criação artística transformadora.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO reconheciento do desenho como desígnio na arquitetura à luz da psiquept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenho arquitetônicopt_BR
dc.subject.keywordCroquispt_BR
dc.subject.keywordDesígniopt_BR
dc.subject.keywordPsiquept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Ideas for designs, just like dreams, are visual representations that arise in people’s psyche with the purpose of revealing their innermost depths and designs. Thus, building on the premise that design ideas and dreams have similar origins and share similar features in one’s psyche, this study seeks to develop a process to interpret sketches by revisiting Freud's method for the interpretation of dreams. The aim is to contribute to understanding architectural designs, or works of art, and reading the intentions that are implicit in these designs and are capable of establishing a connection with observers. The study will be conducted in such a way that (1) the purpose of a design is identified as a tool for creation and, sometimes, a work of art; (2) the emergence of an idea in an architect’s psyche is explained from a Freudian psychoanalytic perspective, with a view to understanding how the design's idea arises in the psyche of architects; (3) the parallel between dreams, the manifest content of dreams, and the latent content of dreams is exposed, according to Freud's theories, and so are the ideas behind designs, sketches, and the latency of sketches in architecture, respectively; and (4) the process of interpreting architectural sketches is applied in a practical way, in order to identify the intentions that are intrinsic to each design. With that in mind, we have selected Lina Bo Bardi's designs for the Beach House and the Espírito Santo do Cerrado Church, as well as Oscar Niemeyer's designs for the Henrique Xavier Residence and the Brasilia Cathedral. We have found that a design is able to reveal its intentions through the idea for that design and the meanings of its strokes; and to transform beings and the space around them, acting as an object for transformative artistic creationpt_BR
dc.contributor.emailcarol.albergaria6@gmail.compt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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