Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lopes, Maria Margaret | - |
dc.contributor.author | Sousa, Gabriela Lúcio de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T22:05:49Z | - |
dc.date.available | 2022-12-05T22:05:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-01 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Gabriela Lúcio de. Delineando trajetórias através da roupa: Maria Augusta Rui Barbosa. 2022. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45263 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa dissertação estuda os objetos do acervo do Museu Casa de Rui Barbosa (MCRB)
que pertenceram a Maria Augusta Viana Bandeira (1855 – 1948), conhecida por seu
nome após o casamento com Rui Barbosa (1849 – 1923): Maria Augusta Rui Barbosa.
Em especial, centramos a atenção na proposta de uma primeira identificação do que
seria a “Coleção Maria Augusta Rui Barbosa” e particularmente em um vestido em cetim
de seda preta com estampa branca. Para tanto, mostrou-se necessário caracterizar os
objetos relacionados a Maria Augusta – aqui tratados como uma coleção, mas não
entendidos pelo MCRB dessa forma –, bem como compreender a própria Maria Augusta
Rui Barbosa, considerando que os objetos pertenciam a ela. Além do acervo do MCRB,
foram analisados também registros fotográficos da iconografia da Fundação Casa de
Rui Barbosa (FCRB). Por meio do vestido, e de estudos correlatos em biografias de Rui
Barbosa, arquivos e outras fontes informacionais primarias e secundárias, foi composta
a persona e a trajetória de Maria Augusta. A materialidade do vestido, seu método de
produção e correlação com a moda da época foram igualmente abordadas, tratando tais
aspectos como fundamentos informacionais. Finalmente, foi realizada uma proposta
preliminar da Coleção Maria Augusta Rui Barbosa, que organizou os itens que
provavelmente pertenceram a ela. Objetiva-se então trazer cada vez mais à tona a
trajetória dessa mulher, que foi peça-chave para a construção de uma das instituições
mais importantes nos campos de pesquisa e museus do Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Delineando trajetórias através da roupa : Maria Augusta Rui Barbosa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rui Barbosa, Maria Augusta, 1855-1948 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura material | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - formação de acervos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation studies the objects of the Rui Barbosa Historic House Museum (MCRB)
collection that belonged to Maria Augusta Viana Bandeira (1855 – 1948), known by her
name after her marriage to Rui Barbosa (1849 – 1923): Maria Augusta Rui Barbosa. We
focused our attention on the proposal of a first identification of what would be the “Maria
Augusta Rui Barbosa Collection” and particularly on a black silk satin dress with a white
print. Therefore, it was necessary to characterize the objects related to Maria Augusta –
here treated as a collection, but not understood by the MCRB in this way –, as well as to
understand Maria Augusta Rui Barbosa herself, considering that the objects belonged to
her. In addition to the MCRB collection, photographic records of the iconography of the
Casa de Rui Barbosa Foundation (FCRB) were also analyzed. Through the dress, and
related studies in Rui Barbosa’s biographies, archives, and other primary and secondary
information sources, the persona and trajectory of Maria Augusta was composed. The
materiality of the dress, its production method and correlation with the fashion of the time
were also addressed, treating such aspects as informational foundations. Finally, a
preliminary proposal was made by the Maria Augusta Rui Barbosa Collection, which
organized the items that probably belonged to her. The objective is to increasingly bring
to light the trajectory of this woman, who was a key piece for the construction of one of
the most important institutions in the fields of research and museums in Brazil. | pt_BR |
dc.contributor.email | gabriela.luciio@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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