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Título: Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018)
Autor(es): Romero, Bianca Adami
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: Mulheres
Livros didáticos
História - estudo e ensino
Subjetivação
Data de publicação: 28-Nov-2022
Referência: ROMERO, Bianca Adami. Gênero, representações e modos de subjetivação das mulheres na coleção didática Vontade de Saber História (2018). 2022. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta dissertação tem como tema de estudo as representações das mulheres e seus modos de subjetivação na coleção didática Vontade de Saber História escrita por Adriana Machado Dias, Keila Grinberg e Marco Pellegrini; editada em 2018 e aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. O corpus dessa análise é constituído pelos quatro livros didáticos que compõe essa coleção, cada um deles dedicado a um ano das séries finais do Ensino Fundamental. A análise das dimensões políticas, curriculares e formativas dessas representações do passado encontra apoio teórico-metodológico nos estudos feministas e de gênero, bem como nas pesquisas recentes no campo do ensino de História. As imagens e textos desta coleção indicam, especialmente, possibilidades, reconhecimentos e limites identitários para as mulheres enquanto sujeitos históricos, sinalizando também para as “tecnologias de gênero” (LAURETIS, 1994) engendradas nas histórias a serem ensinadas nas escolas brasileiras.
Abstract: This dissertation has as its subject of study the representations of women and their modes of subjectivation in the didactic collection Vontade de Saber História written by Adriana Machado Dias, Keila Grinberg and Marco Pellegrini; edited in 2018 and approved by the 2020 Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Our research corpus consists of the four textbooks that make up this collection, each one dedicated to one year of the final grades of Elementary School. The analysis of the political, curricular and formative dimensions of these representations of the past finds theoretical and methodological support in feminist and gender studies, as well as in recent research in the field of History teaching. The images and texts in this collection indicate, in particular, possibilities, recognitions and identity limits for women as historical subjects, also signaling the “gender technologies” (LAURETIS, 1994) engendered in the stories to be taught in Brazilian schools.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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