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2022_MateusRaynnerAndrédeSouza.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorNascimento, Wanderson Flor do-
dc.contributor.authorSouza, Mateus Raynner André de-
dc.date.accessioned2022-11-11T21:18:09Z-
dc.date.available2022-11-11T21:18:09Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.date.submitted2022-09-16-
dc.identifier.citationSOUZA, Mateus Raynner André de. Desracialização a partir da estética e das artes iorubás: contribuições para uma revisão política da ontologia da arte. 2022. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45173-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa refletir sobre aspectos políticos da Ontologia da Arte, enquanto conhecimento que se quer universal, e propor a possibilidade de uma pluralidade ontológica da arte desde as artes iorubás. A dissertação se encontra dividida em duas partes e se vale de um percurso metodológico que leva em conta os pressupostos arqueogenealógicos para realizar uma revisão bibliográfica e colocar diferentes autores em diálogo. Na primeira parte, realizou-se um debate sobre a categoria “arte africana” como uma invenção moderna, que causou uma racialização da arte e um empobrecimento ontológico, a partir da análise da exposição Art/Artifact feita sob a curadoria de Susan Vogel, no Center for African Art em Nova Iorque no ano 1988. Na segunda parte, propõese um diálogo com as artes iorubás para se pensar a arte enquanto um conhecimento local com diferentes possibilidades endógenas. Nesse sentido, utiliza-se como objeto de análise e diálogo o Bosque Sagrado de Oxum na Nigéria. Por fim, buscou-se refletir sobre os limites da Ontologia da Arte e sobre as possibilidades de se construir um conhecimento sobre arte relacional levando em conta os autores pesquisados e as diferentes categorias levantadas das artes iorubás.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesracialização a partir da estética e das artes iorubás : contribuições para uma revisão política da ontologia da artept_BR
dc.title.alternativeDeracialization from Yoruba aesthetics and arts : contributions to a political review of the ontology of artpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria da Artept_BR
dc.subject.keywordOntologiapt_BR
dc.subject.keywordArte africanapt_BR
dc.subject.keywordArtes Iorubáspt_BR
dc.subject.keywordEstéticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work proposes to reflect on political aspects of the Ontology of Art, as a knowledge that is intended to be universal, and to investigate the possibility of an ontological plurality of art from the Yoruba arts. The dissertation is divided into two parts and uses a methodological approach that considers the archeogenealogical assumptions to carry out a bibliographic review and put different authors in dialogue. In the first part, a debate was held on the category “African art” as a modern invention, which caused a racialization of art and an ontological impoverishment, starting from the analysis of the Art/Artifact exhibition curated by Susan Vogel, at the Center for African Art in New York in 1988. In the second part, a dialogue with the Yoruba arts is proposed to think about art as a local knowledge with different endogenous possibilities. In this sense, the Sacred Grove of Oshun in Nigeria is used as an object of analysis and dialogue. Finally, we sought to reflect on the limits of the Ontology of Art and on the possibilities of building knowledge about relational art, considering the authors researched and the different categories raised from the Yoruba arts.pt_BR
dc.contributor.emailmateusraynner@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Metafísicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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