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dc.contributor.advisorMarins, Paulo Roberto Affonso-
dc.contributor.authorSilva, Paula Cristine Soares da-
dc.date.accessioned2022-11-04T22:13:02Z-
dc.date.available2022-11-04T22:13:02Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-07-25-
dc.identifier.citationSILVA, Paula Cristine Soares da. Um estudo de caso em um projeto social do Distrito Federal: processos de ensino e aprendizagem de violino e viola no ensino remoto emergencial segundo a Teoria da Distância Transacional. 2022. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45115-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aqui relatada investigou os processos de ensino e aprendizagem de violino e viola no ensino remoto emergencial, no âmbito de um projeto social do Distrito Federal, tendo a Teoria da Distância Transacional de Moore (1993) como referencial teórico. Para tal, buscou-se verificar a interação de três variáveis (estrutura, diálogo e autonomia do aluno) da referida teoria dentro do contexto de ensino remoto emergencial, durante a Pandemia de COVID19 no ano letivo de 2020. Foi averiguado como essas variáveis se relacionaram dentro deste contexto, e que resultados foram obtidos por essas decisões pedagógicas e estruturais, na migração do ensino presencial para o ensino remoto emergencial. A metodologia escolhida foi o estudo de caso conjuntamente com a análise de conteúdo. A coleta de dados se deu a partir dos documentos de decisões governamentais, planejamentos organizacionais e pedagógicos, diários de classe, relatórios e entrevistas semiestruturadas com os estudantes. A análise dos dados comparados com as variáveis, forneceram apontamentos acerca das relações existentes entre as escolhas estruturais e as oportunidades de diálogo proporcionadas pelo curso, os dados também demonstram a importância das escolhas pedagógicas em relação à estrutura disponível e o impacto que essa estrutura tem no desenvolvimento da autonomia do aluno e da implementação do curso como um todo. A pesquisa também indica que é necessário o desenvolvimento de competências digitais de docentes e discentes, tanto para o ensino presencial quanto para a Educação a Distância, visto que o ensino remoto emergencial não é uma modalidade de ensino. Para que alunos e professores possam usufruir das TDIC e de todo o potencial que a Educação a Distância tem a oferecer, é preciso incluir práticas colaborativas e digitais no contexto escolar e na educação musical.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm estudo de caso em um projeto social do Distrito Federal : processos de ensino e aprendizagem de violino e viola no ensino remoto emergencial segundo a Teoria da Distância Transacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordViolino - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordViola - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subject.keywordTeoria da Distância Transacionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research reported here investigated the processes of teaching and learning violin and viola in emergency remote teaching, in the context of a social project in the Federal District, using Moore's Transactional Distance Theory (1993) as a theoretical reference. To this end, we sought to verify the interaction of three variables (structure, dialogue and student autonomy) of the aforementioned theory within the context of emergency remote teaching, during the COVID19 Pandemic in the 2020 school year. It was ascertained how these variables were related within this context, and what results were obtained by these pedagogical and structural decisions, in the migration from face-to-face teaching to emergency remote teaching. The methodology chosen was case study in conjunction with content analysis. Data collection was based on governmental decision documents, organizational and pedagogical plans, class diaries, reports, and semi-structured interviews with students. The analysis of the data compared to the variables, provided notes about the existing relationships between structural choices and the opportunities for dialogue provided by the course, the data also demonstrate the importance of pedagogical choices in relation to the structure available and the impact that this structure has on the development of student autonomy and the implementation of the course as a whole. The research also indicates that the development of teachers' and students' digital competencies is necessary, both for face-to-face teaching and for Distance Education, since emergency remote teaching is not a teaching modality. For students and teachers to take advantage of DICT and all the potential that distance education has to offer, it is necessary to include collaborative and digital practices in the school context and in music education.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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