Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45104
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ArdenteMagicoPopular.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Emerson Dionisio Gomes de-
dc.date.accessioned2022-11-04T17:55:50Z-
dc.date.available2022-11-04T17:55:50Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. O ardente, mágico e popular barroco brasileiro: curadoria e arte colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 6, n. 3, p. 151–185, 2022. DOI 10.20396/modos.v6i3.8670987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670987. Acesso em: 04 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45104-
dc.description.abstractO presente artigo investiga a intepretação proposta por Emanoel Araújo para o fenômeno cultural do barroco na curadoria da exposição Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro, no Museu Afro Brasil, entre agosto de 2017 e março do ano seguinte. Busca-se compreender como a exposição apresenta o barroco e se relaciona com os temas da arte e da cultura popular. Para tanto, procuramos apresentar as premissas básicas de constituição da mostra, os atravessamentos expológicos e a dinâmica temporal que ela buscou apresentar. Nessa direção, avaliaremos sua relação com outras mostras curadas por Araújo e que antecederam algumas das escolhas operadas para a interpretação da arte colonial brasileira.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherProgramas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonialpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCuradoria - artespt_BR
dc.subject.keywordExposições de artept_BR
dc.subject.keywordBarrocopt_BR
dc.subject.keywordArte popularpt_BR
dc.rights.licenseMODOS revista de história da arte - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Atribuição — Você deve dar o crédito adequado,fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciador endossa você ou seu uso. Não Derivados — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você não poderá distribuir o material modificado. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita. Fonte: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/about. Acesso em: 04 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987pt_BR
dc.description.abstract1This paper investigates an interpretation, proposed by Emanoel Araújo, for the cultural phenomenon of Baroque in curating the exhibition Barroco Ardente e Sincrético – LusoAfro-Brasileiro at the Afro Brasil Museum, between August 2017 and March of the following year. Our aim is to understand how the exhibition presents Baroque andrelates to the themes of art and popular culture. To do so, we present the basic premises in constituting the exhibition, its intersections and temporal dynamics. We evaluate its relationship to other exhibitions curated by Araújo, which preceded some of the choices made for the interpretation of Brazilian colonial art.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3705-1667pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.