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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45075
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ARTIGO_DesignConstrutalAplicado.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeijó, Bruno Costa-
dc.contributor.authorPereira, Martim dos Santos-
dc.contributor.authorTeixeira, Filipe Branco-
dc.contributor.authorGoulart, Jhon Nero Vaz-
dc.contributor.authorMelo, Tiago de-
dc.contributor.authorRocha, Luiz Alberto Oliveira-
dc.contributor.authorIsoldi, Liércio André-
dc.contributor.authorSantos, Elizaldo Domingues dos-
dc.date.accessioned2022-10-27T11:47:43Z-
dc.date.available2022-10-27T11:47:43Z-
dc.date.issued2017-02-22-
dc.identifier.citationFEIJÓ, Bruno Costa et al. Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada. Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia, Brasília, v. 2, n. 32, 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/ripe.v2i32.14427. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14427. Acesso em: 4 mar. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45075-
dc.description.abstractO propósito deste trabalho é apresentar um estudo numérico de um canal bidimensional com duas aletas retangulares submetido a um escoamento no regime laminar com transferência de calor por convecção forçada avaliando a geometria das aletas através do método Design Construtal. Os objetivos principais são maximizar a taxa de transferência de calore ao mesmo tempo minimizar a diferença de pressões entre a entrada e saída do canal para diferentes dimensões das duas aletas do canal, considerando os mesmos números de Reynolds (ReH= 100) e Prandtl (Pr = 0,71). O problema é submetido a três restrições dadas pelas áreas do canal, aletas e área máxima de ocupação de cada aleta.O sistema ainda possui três graus de liberdade dados pela razão entre altura e comprimento do canal, que é mantida fixa H/L = 0,0625, a razão entre altura e comprimento da aleta frontal (H3/L3) situada na superfície inferior do canal e a razão entre altura e comprimento da aleta posterior (H4/L4) localizada na superfície superior do canal. Os dois últimos graus de liberdade foram variados neste estudo. Para a abordagem numérica do problema, as equações de conservação de massa, quantidade de movimento e energia são resolvidas com o método dos volumes finitos (MVF). Os resultados mostraram que uma razão de H4/L4 igual a 3,0 é a que melhor atende ao multi-objetivo proposto.Também foi observado que razões de H4/L4 mais próximas de 0,25 tem melhor desempenho fluido dinâmico,sendo a razão entre o melhor e o pior caso fluidodinâmico igual a 28,79,enquanto que razões de H4/L4 próximas à 4.0 tem melhor desempenho térmico, com desempenho 60,62% superior comparado ao pior caso.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherRevista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesign construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçadapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesign construtalpt_BR
dc.subject.keywordConvecção forçadapt_BR
dc.subject.keywordEscoamento em canaispt_BR
dc.subject.keywordAletas retangularespt_BR
dc.subject.keywordEstudo numéricopt_BR
dc.rights.license(CC BY ND) Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14427. Acesso em: 4 mar. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/ripe.v2i32.14427pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3045-1975pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1612-7896pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2409-3152pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9337-3169pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4566-2350pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Gama (FGA)-
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