Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45064
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InfanciaFocoEstado.pdf241,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Taísa Resende-
dc.contributor.authorPedroza, Regina Lúcia Sucupira-
dc.contributor.authorSousa, José Vieira de-
dc.date.accessioned2022-10-26T12:19:08Z-
dc.date.available2022-10-26T12:19:08Z-
dc.date.issued2014-12-23-
dc.identifier.citationSOUSA, Taísa Resende; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira; SOUSA, José Vieira de. A infância em foco: Estado, políticas públicas e educação. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 20, n. 43, p. 643-663, 2014. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4402. Acesso em: 17 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45064-
dc.description.abstractO artigo objetiva discutir e analisar, a partir de uma revisão de literatura, relações entre Estado, políticas públicas de educação e infância. Para tanto, discute a educação como uma das políticas públicas para a infância e algumas concepções de infância, para subsidiar a compreensão da relação entre essas políticas e aquelas de natureza educacional definidas para a infância, atualmente. Aborda também princípios de educação democrática e de qualidade para todos, tendo como referência alguns pressupostos dos Planos Nacionais de Educação de 2001-2010 e 2011-2020 para a educação infantil. Por fim, serão feitas reflexões, a título de proposições para a importância de se valorizar a infância.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA infância em foco : Estado, políticas públicas e educaçãopt_BR
dc.title.alternativeChildhood in focus : State, public policies and educationpt_BR
dc.title.alternativeLa infancia en foco : Estado, políticas públicas y educaciónpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4402. Acesso em: 17 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402pt_BR
dc.description.abstract1This essay aims at discussing and analyzing, based on a literature review, the relations among state, public policies in education, and childhood. For such, it discusses education as a public policy for childhood and some conceptions of childhood, to support the understanding of the relationship between these policies and those of an educational nature defined for children today. It also addresses principles of democratic education and of quality for all, taking as reference some assumptions of the National Education Plans of 2001-2010 and 2011-2020, for early childhood education. Finally, reflections will be made, by way of propositions on the importance of valuing childhood.pt_BR
dc.description.abstract2El artículo tiene como objetivo discutir y analizar, a partir de una revisión de la literatura, las relaciones entre Estado, políticas públicas de educación y la infancia. Discute la educación como una política pública para los niños y algunas concepciones de la infancia, para apoyar la comprensión de la relación entre estas políticas y las de carácter educativo definido para los niños de hoy. También se ocupa de los principios de la educación democrática y de calidad para todos, con referencia a algunos supuestos de los Planes Nacionales de Educación de 2001-2010 y 2011-2020 para la educación infantil. Por último, serán hechas reflexiones, y la propuesta de la importancia de valorizar la infancia.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Psicologiapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Psicologia,pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Planejamento e Administraçãopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.