Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45063
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_FormacaoPedagogoTrabalho.pdf156,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSouza, Amaralina Miranda de-
dc.date.accessioned2022-10-26T11:23:28Z-
dc.date.available2022-10-26T11:23:28Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSOUZA, Amaralina Miranda de. A formação do Pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 33, p. 251-272, 2011. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3725. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3725. Acesso em: 17 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45063-
dc.description.abstractEste artigo apresenta a experiência do curso de pedagogia da Universidade de Brasília, cuja estrutura oportuniza aos alunos e alunas espaços curriculares para aprofundamento de estudos na área da pedagogia hospitalar e o atendimento a crianças e jovens hospitalizados. Aborda questões relacionadas à s competências e habilidades necessárias aos professores de classes hospitalares bem como a necessidade de formação técnico-científica para a prática pedagógico-educacional enquanto membro da equipe multidisciplinar no hospital. Conclui que existem conhecimentos específicos indispensáveis ao trabalho pedagógico no hospital, que devem ser considerados nos cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação. Por fim, considera a universidade como o ambiente apropriado para a formação desses profissionais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar : a experiência da Faculdade de Educação da UnBpt_BR
dc.title.alternativeForming educators for work in hospitals : the experienceof the School of Education at the University of Brasiliapt_BR
dc.title.alternativeLa formación del pedagogo para trabajar en los hospitales : la experiencia de la Facultad de Educación de la Universidadde Brasiliapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subject.keywordHospitalizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEquipe interdisciplinarpt_BR
dc.rights.license(CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3725. Acesso em: 17 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3725pt_BR
dc.description.abstract1This article presents the experience of the Pedagogy Course of the University of Brasilia,whose structure offers curricular spaces to students interested in deepening their studiesin the area of Hospital Pedagogy and the care for hospitalized children and youth. Itaddresses issues related to skills and abilities required for the teacher of Hospital Classesand the need for technical and scientific training, for the teaching and educational practiceas a member of a multidisciplinary team at a hospital. Finally, it considers the University asthe ideal environment for the training of such professionals.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo presenta la experiencia del curso de pedagogía de la Universidad de Brasília, cuya estructura brinda la posibilidad a alumnos y alumnas espacios curricularespara la profundización de estudios en el área de la pedagogía hospitalaria para laatención a niños y jóvenes hospitalizados. Aborda cuestiones relacionadas a lascompetencias y habilidades exigidas al profesor de clases hospitalarias y la necesidadde formación técnico-científica para la práctica pedagógico-educacional como miembrodel equipo multidisciplinario en el hospital. Concluye que existen conocimientosespecíficos indispensables para el profesor en el trabajo pedagógico del hospital, quedeben ser considerados en los cursos de formación de profesores de grado y postgrado. Al final, considera la universidad como el ambiente apropiado para la formaciónde este profesional.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45063/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.