Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Lúcia Maria de Assunção | - |
dc.contributor.author | Santos, Eliani de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T22:08:19Z | - |
dc.date.available | 2022-10-04T22:08:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Eliani de Moraes. Acolhimento de imigrantes no ensino público do Distrito Federal sob a perspectiva de professores de Português. 2022. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44989 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Devido a situações políticas e econômicas que perpassam por países próximos e distantes do
território brasileiro, os imigrantes de crise adentraram no Brasil, proporcionando para os
professores da rede pública de ensino do Distrito Federal um contexto especial dentro da sala
de aula: estudantes falantes de português como língua materna e estudantes falantes de outras
línguas juntos. Dessa forma, a língua, que é um dos meios de comunicação, por vezes, pode ser
mal interpretada e não atingir todos os estudantes. Considerando-se a sala de aula de Português
com estudantes de língua materna portuguesa e estudantes de língua materna diferente da língua
portuguesa, esta dissertação objetivou responder: (a) quais seriam as possíveis dificuldades
identificadas pelos professores participantes da pesquisa quanto às práticas pedagógicas?; (b)
há, por parte da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (a escola em que as
professoras participantes de pesquisa exercem a docência), alguma formação adequada ao
acolhimento e as especificidades apresentadas pelo estudantes imigrantes? Procedeu-se à
metodologia de pesquisa qualitativa amparada pela ética em pesquisa, utilizando o instrumento
formulário eletrônico, o qual foi respondido por três professoras de Português em agosto de
2021. O formulário apresentava questões abertas e fechadas e abordava temas relativos à
fragilidade no acolhimento dos estudantes dentro das escolas, às ações pedagógicas de
acolhimento dos docentes e acolhimento dos estudantes de acordo com o PLAc. Como
resultado, notou-se a urgência de políticas linguísticas públicas para a apropriada recepção de
imigrantes no contexto escolar e de apoio formativo pedagógico em PLAc para os professores
escolares. Foi assinalada pelas professoras a barreira linguística, evidenciada por meio de
problemas de comunicação com os estudantes na sala de aula e entre os colegas. As docentes
também destacaram mudanças nas práticas dentro da sala de aula para poder atingir os
estudantes, por exemplo, não trabalhar a gramática sem contexto. Espera-se que esta pesquisa
sirva de base para trabalhos futuros a fim de trazer melhorias para a escola pública. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Acolhimento de imigrantes no ensino público do Distrito Federal sob a perspectiva de professores de Português | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Português de acolhimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Due to various political and economic situations that permeate countries near and far from the
Brazilian territory, crisis immigrants entered Brazil, providing teachers in the public school
system in the Federal District a special context within the classroom: Portuguese-speaking
students as a mother tongue and students who speak other languages together. In this way, the
language, which is one of the means of communication, can sometimes be misinterpreted and
not reach all students. Considering the Portuguese classroom with students whose mother
tongue is Portuguese and students whose mother tongue is different from Portuguese, this
dissertation aimed to answer (a) what would be the possible difficulties identified by the
teachers participating in the research regarding pedagogical practices?; (b) is there, on the part
of the State Department of Education of the Federal District (the school in which the teachers
participating in the research work), any adequate training for the reception and the specificities
presented by immigrant students? A qualitative research methodology was carried out,
supported by research ethics, using the electronic form instrument, which was answered by
three Portuguese teachers in August 2021. The form presented open and closed questions and
addressed issues related to the fragility of the reception of students within the schools,
pedagogical actions for welcoming teachers and reception of students according to Portuguese
as a Welcoming Language (PWLg). As a result, it was noted the urgency of public linguistic
policies for the appropriate reception of immigrants in the school context and pedagogical
training support in PWLg for school teachers. The teachers highlighted the language barrier,
evidenced by communication problems with students in the classroom and among colleagues.
The teachers also highlighted changes in practices within the classroom in order to reach
students, for example, not working on grammar without context. It is hoped that this research
will serve as a basis for future work in order to bring improvements to the public school. | pt_BR |
dc.contributor.email | eliani.morais@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|