http://repositorio.unb.br/handle/10482/44942
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_GlauciaCristinaMaiaRégaSerra.pdf | 5,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A nominalização em artigos de opinião sob o olhar da linguística sistêmico-funcional |
Autor(es): | Serra, Glaucia Cristina Maia Réga |
Orientador(es): | Silva, Edna Cristina Muniz da |
Assunto: | Argumentação Nominalização Artigo de opinião |
Data de publicação: | 30-Set-2022 |
Data de defesa: | 6-Jul-2022 |
Referência: | SERRA, Glaucia Cristina Maia Réga. A nominalização em artigos de opinião sob o olhar da linguística sistêmico-funcional. 2022. 511 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa busca analisar como as nominalizações contribuem para estruturar os artigos de opinião como texto argumentativo, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978, 1985, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004, 2014) e na perspectiva de gênero da Escola de Sydney (MARTIN e ROSE 2008; ROSE e MARTIN, 2012). O foco se volta para o uso das nominalizações como recurso recorrente e importante no processo de articulação argumentativa, visando à persuasão e ao convencimento do leitor. Características léxico-gramaticais das nominalizações, elementos que as promovem, bem como os elementos que se aproximam das nominalizações também foram analisados. Além disso, a estrutura do texto que se organiza por meio do acoplamento de significados na criação do texto argumentativo foi analisada a partir da noção apresentada pela Escola de Sydney sobre “etapas” e “fases”. A pesquisa revela como textos argumentativos trazem subjetividade e como o processo de nominalização suaviza essa subjetividade ao transformar ações e características em “entidades”, capazes de serem definidas e caracterizadas. Além disso, ressalta diversos significados encontrados nas “fases” dos artigos de opinião. Esse tipo de análise é importante na busca de se diminuírem as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem do texto argumentativo. |
Abstract: | This research intends to analyze how nominalizations contribute to structure opinion articles as an argumentative text, according to the theoretical and methodological assumptions of SystemicFunctional Linguistics (HALLIDAY, 1978, 1985, 1994; HALLIDAY and MATTHIESSEN, 2004, 2014) and the gender perspective of the Sydney School (MARTIN and ROSE 2008; ROSE and MARTIN, 2012). The focus is on the use of nominalizations as a recurring and important resource in the process of argumentative articulation, aiming at persuading and convincing the reader. Lexical-grammatical characteristics of nominalizations, elements that promote them, as well as categories that approximate the nominalizations were also analyzed. In addition, the structure of the text that is organized through the coupling of meanings in the creation of the argumentative text was analyzed based on the notion presented by Sydney School about "stages" and "phases". The research reveals how argumentative texts bring subjectivity and how the process of nominalization softens that subjectivity by transforming actions and characteristics into “entities”, capable of being defined and characterized. In addition, it highlights several meanings found in the “phases” of opinion articles. This analysis is important in order to reduce the difficulties in the process of teaching and learning the argumentative text. |
Résumé: | Cette recherche se propose d'analyser comment les nominalisations contribuent à structurer les articles d'opinion sous forme de texte argumentatif, selon les postulats théoriques et méthodologiques de la linguistique systémique-fonctionnelle (HALLIDAY, 1978, 1985, 1994; HALLIDAY et MATTHIESSEN, 2004, 2014) et la perspective de genre de la Sydney School (MARTIN et ROSE 2008; ROSE et MARTIN, 2012). L'accent est mis sur l'utilisation des nominalisations comme ressource récurrente et importante dans le processus d'articulation argumentative, visant à persuader et convaincre le lecteur. Les caractéristiques lexicogrammaticales des nominalisations, les éléments qui les favorisent, ainsi que les catégories qui rapprochent des nominalisations ont également été analysés. De plus, la structure du texte qui s'organise à travers le couplage des significations dans la création du texte argumentatif a été analysée à partir de la notion présentée par l'École de Sydney sur les «étapes» et les «phases». La recherche révèle comment les textes argumentatifs apportent de la subjectivité et comment le processus de nominalisation adoucit cette subjectivité en transformant les actions et les caractéristiques en «entités», susceptibles d'être définies et caractérisées. De plus, il met en évidence plusieurs sens que l'on retrouve dans les « phases » des articles d'opinion. Ce type d'analyse est important pour réduire les difficultés dans le processus d'enseignement et d'apprentissage du texte argumentatif. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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