Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44925
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LenyVieiraValadão.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Lugar de mulher é no sindicato : mulheres e poder no Sindicato dos Bancários de Brasília de 1985 a 1995
Autor(es): Valadão, Leny Vieira
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Mulheres
Movimento sindical
Feminização do trabalho
Redemocratização - Brasil
Mulheres na política
Data de publicação: 27-Set-2022
Referência: VALADÃO, Leny Vieira. Lugar de mulher é no sindicato: mulheres e poder no Sindicato dos Bancários de Brasília de 1985 a 1995. 2022. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta dissertação visa analisar a relação entre as mulheres e o poder no movimento sindical sob perspectiva de gênero e a partir do contexto de redemocratização brasileira, com o fim da ditadura militar, e do novo sindicalismo como nova proposta para o movimento sindical, no decênio de 1985 a 1995 no Sindicato dos Bancários de Brasília. Para tanto, é necessário conceituar poder, mulheres e classe social sob a perspectiva do gênero como categoria de análise com o objetivo de contribuir para o resgate das mulheres na história do movimento sindical brasileiro, além de analisar o processo de feminização do trabalho, responsável pela significativa presença de mulheres na categoria bancária.
Abstract: This master’s degree dissertation aims to analyze the relationship between women and power in the trade union movement from a gender perspective and from the context of the Brazilian redemocratization, with the end of the military dictatorship, and the new trade unionism as a new proposal for the trade union movement, in the decade from 1985 to 1995 at the Brasília Bank Workers' Union. For this purpose, it is necessary to conceptualize power, women and social class from the perspective of gender as a category of analysis with the aim of contributing to the rescue of women in the history of the Brazilian trade union movement, in addition to analyzing the process of feminization of the responsible work for the significant presence of women in the banking category.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.