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Título: Cultura visual, caminhadas exploratórias, observação direta e fotografia como superfícies significativas
Outros títulos: Visual culture, exploratory walks, direct observation and photography as significant surfaces
Autor(es): Nascimento, Gledson Rodrigues do
Assunto: Cultura visual
Ecletismo
Fotografia
Observação
Data de publicação: 2022
Editora: Atena Editora
Referência: NASCIMENTO, Gledson Rodrigues do. Cultura visual, caminhadas exploratórias, observação direta e fotografia como superfícies significativas. In: BATISTA, Fabiano Eloy Atílio; SOARES JUNIOR, Glauber (org.). Arte: multiculturalismo e diversidade cultural 3. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.4582102124. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/cultura-visual-caminhadas-exploratorias-observacao-direta-e-fotografia-como-superficies-significativas.
Resumo: O objetivo deste artigo é discorrer a respeito de pesquisar a luz dos estudos sobre Cultura Visual e suas concepções como campo interdisciplinar de investigação. Essa ocorrência se dá por meio de constantes manifestações, junto ao universo de informações visuais, no qual estamos envolvidos a todo o momento. Captadas tanto com o trânsito do olhar, quanto por observação direta, há também os sentidos atribuídos a partir do que se vê. Assim como os processos de mediação, entre o que é observado e o fotografado, durante caminhadas exploratórias em meio à arquitetura vernacular e o ecletismo em território goiano. Metodologicamente, a otograa nos permite realizar recortes de espaços e do tempo, nos motivando a enquadrar, focar e acionar esse dispositivo de registros de informações. Ato que resulta em superfícies significativas, alimentando o referido campo de estudos a partir de imagens na produção de sentidos.
Abstract: The aim of this article is to discuss research in the light of studies on Visual Culture and its conceptions as an interdisciplinary field of investigation. This occurrence takes place through constant manifestations, together with the universe of visual information, in which we are involved at all times. Captured both with the transience of the gaze, and by direct observation, there are also the meanings attributed to what is seen, as well as the mediation processes, between what is observed and what is photographed, during exploratory walks through vernacular architecture and eclecticism in goiano territory. Methodologically, photography allows us to cut space and time, motivating us to frame, focus and activate this device for recording visual information. An act that results in significant surfaces, feeding the aforementioned field of studies from images in the production of meanings.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Licença: Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-Comercial- NãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
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