Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, José Camapum de | - |
dc.contributor.author | Pérez Collantes, Rocío Del Carmen | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T18:40:59Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T18:40:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-07 | - |
dc.identifier.citation | PÉREZ COLLANTES, Rocío Del Carmen. Influência da temperatura na sucção e comportamento mecânico dos solos tropicais compactados. 2022. xxiv, 153 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44905 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na engenharia geotécnica é relevante estudar as características e o comportamento dos
solos que formam um perfil estratigráfico aonde se vai projetar e executar uma obra sendo
relevante considerar as possíveis interações solo-atmosfera de modo a se ter um maior
conhecimento dos solos em estudo. A motivação principal dessa pesquisa é entender o impacto
das variações da temperatura e umidade no desempenho estrutural de solos tropicais que
integram a estrutura de pavimento contribuindo assim para a melhoria de projetos e execução
das obras submetidas a diferentes condições climáticas. Para o desenvolvimento do estudo
foram coletadas amostras deformadas a 1 m, 3 m, 5 m, 7 m, 9 m e 11 m de profundidade em
um mesmo perfil de intemperismo tropical cobrindo assim diferentes níveis de intemperização
pelos quais passam os solos. As amostras foram submetidas a ensaios de caracterização física
e químico-mineralógicas, compactadas na energia intermediária, para definição das curvas de
compactação e em seguida foram submetidas as preparações necessárias para a realização dos
ensaios destinados a avaliarem o impacto da temperatura no comportamento dos solos.
Definidas as curvas de compactação moldou-se corpos de prova nas umidades ótimas obtidas e
nas respectivas temperaturas de 10 °C, 25 °C e 40 °C para obtenção das curvas características
pelo método de papel filtro. Ajustadas as umidades o conjunto corpo de prova – papel filtro
foram mantidos em câmara climatizada por 15 dias, período após o qual se determinou as
respectivas sucções definidoras das curvas características em termos de sucção matricial para
as três temperaturas estudadas. Os corpos de prova utilizados na definição das curvas
características foram submetidos a ensaios de resistência à tração. Também foram feitos ensaios
de modulo resiliente e análise estrutural por meio de microscopia eletrônica de varredura
(MEV). Os resultados obtidos apontam para a importância de se considerar a temperatura na
avaliação das propriedades e comportamento dos solos, considerando a influência das
mudanças climáticas no desempenho estrutural de solos passíveis de integrarem as estruturas
de pavimentos. O foco do estudo são as vias submetidas a baixo e médio volume de tráfego
sendo aplicável em camadas de reforço de subleito, sub-base e base. Sua aplicação vai desde a
execução (considerando as diferenças de temperatura entre laboratório e campo) até a vida útil
da obra tendo em vista a variabilidade climática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Influência da temperatura na sucção e comportamento mecânico dos solos tropicais compactados | pt_BR |
dc.title.alternative | Temperature influence on the suction and mechanical behavior of compacted tropical soils | pt_BR |
dc.title.alternative | Influencia de la temperatura en la succión y comportamiento mecánico de los suelos tropicales compactados | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solos - comportamento estrutural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solos - compactação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solos - umidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resistência à tração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sucção de solos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In geotechnical engineering it is relevant to study the characteristics and behavior of the
soils that make up a stratigraphic profile where a work is going to be designed and executed,
and it is important to consider the possible soil-atmosphere interactions in order to have a
greater knowledge of the soils under study. The main motivation of this research is to
understand the impact of temperature and humidity variations on the structural performance of
tropical soils that are part of the sidewalk structure, thus contributing to improve the design and
execution of the works submitted to different climatic conditions. For the development of the
study, deformed samples were collected at 1 m, 3 m, 5 m, 7 m, 9 m and 11 m depths in the same
tropical weathering profile, thus covering different weathering levels of the soils. The samples
were submitted to physical and chemical-mineralogical characterization tests, compacted at
intermediate energy, to define the compaction curves, and then were subjected to the necessary
preparations for the tests to evaluate the impact of temperature on the behavior of the soils.
Once the compaction curves were defined, specimens were molded at the optimal moisture
levels obtained and at the respective temperatures of 10 °C, 25 °C and 40 °C to obtain the
characteristic curves using the filter paper method. Once the humidities were adjusted, the test
specimen - filter paper set were kept in an acclimatized chamber for 15 days, after which the
respective defining suctions of the characteristic curves were determined in terms of matrix
suction for the three temperatures studied. The specimens used to define the characteristic
curves were submitted to tensile strength tests. Resilient modulus tests and structural analysis
by means of scanning electron microscopy (SEM) were also performed. The results obtained
point to the importance of considering temperature when evaluating the properties and behavior
of soils, considering the influence of climate change on the structural performance of soils likely
to integrate sidewalk structures. The focus of the study is on roads subjected to low and medium
volume traffic, and it is applicable in layers of subgrade, subbase, and base reinforcement. Its
application ranges from execution (considering the temperature differences between laboratory
and field) to the useful life of the work taking into account the climatic variability. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En la ingeniería geotécnica es importante estudiar las características y el
comportamiento de los suelos que forman un perfil estratigráfico donde se va a diseñar y
construir una obra, siendo relevante considerar las posibles interacciones suelo-atmósfera, a fin
de tener un mayor conocimiento de los suelos en estudio. La principal motivación de esta
investigación es conocer el impacto de las variaciones de temperatura y humedad en el
comportamiento estructural de los suelos tropicales que integran la estructura del pavimento,
contribuyendo así a mejorar el diseño y la ejecución de las obras sometidas a diferentes
condiciones climáticas. Para el desarrollo del estudio se obtuvieron muestras deformadas de 1
m, 3 m, 5 m, 7 m, 9 m y 11 m de profundidad para un mismo perfil de meteorización tropical,
cubriendo así diferentes niveles de meteorización por los que pasan los suelos. Las muestras
fueron sometidas a ensayos de caracterización física y químico-mineralógica, compactadas a la
energía intermedia, para la definición de las curvas de compactación y luego fueron sometidas
a las preparaciones necesarias para la realización de los ensayos destinados a evaluar el impacto
de la temperatura en el comportamiento de los suelos. Una vez definidas las curvas de
compactación, se moldearon los cuerpos de prueba a las humedades óptimas obtenidas y a las
temperaturas respectivas de 10 °C, 25 °C y 40 °C para obtener las curvas características por el
método del papel de filtro. Ajustadas las humedades, el conjunto de cuerpo de prueba - papel
de filtro se mantuvo en una cámara climática durante 15 días, período tras el cual se
determinaron las respectivas succiones definitorias de las curvas características en términos de
succión mátrica para las tres temperaturas estudiadas. Los cuerpos de prueba utilizados en la
definición de las curvas características fueron sometidas a ensayos de resistencia a la tracción.
También se realizaron ensayos de módulo resiliente y análisis estructural mediante microscopía
electrónica (MEV). Los resultados obtenidos apuntan a la importancia de tener en cuenta la
temperatura en la evaluación de las propiedades y el comportamiento de los solos, teniendo en
cuenta la influencia de los cambios climáticos en el rendimiento de los solos que pasan a
integrar las estructuras de los pavimentos. El estudio se centra en carreteras sometidas a
volúmenes de tráfico bajos y medios y es aplicable en capas de subrasante, subbase y refuerzo
de la base. Su aplicación abarca desde la ejecución (considerando las diferencias de temperatura entre el laboratorio y el campo) hasta la vida útil de la obra teniendo en cuenta la variación climática. | pt_BR |
dc.contributor.email | pcrocio@yahoo.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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