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Título: Colecionando desenhos e compreendendo as crianças : a experiência de organizar um acervo de desenhos infantis
Outros títulos: Collecting drawings and understanding children : the experience of organizing a database of children’s drawing
Autor(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Vieira, Camila Aguiar
Barreto, Aldecilene Cerqueira
Freire, Juliana de Oliveira
E-mail do autor: mailto:ingridwiggers@gmail.com
mailto:camilavieiraaguiar@gmail.com
mailto:aldecilene@gmail.com
mailto:juliana2609@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5412-7021
https://orcid.org/0000-0002-4411-6094
https://orcid.org/0000-0003-4718-8322
https://orcid.org/0000-0002-7653-1241
Assunto: Desenho infantil
Crianças - criatividade
Memória social
Data de publicação: 29-Abr-2021
Editora: Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Referência: WIGGERS, Ingrid Dittrich et al. Colecionando desenhos e compreendendo as crianças: a experiência de organizar um acervo de desenhos infantis. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 33, p. 176-187, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4830. Acesso em: 16 set. 2022.
Resumo: Este trabalho representa o inventário de uma coleção de desenhos infantis produzidos em pesquisas com crianças, empreendidas pelo Imagem – Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, da Universidade de Brasília. O objetivo foi reunir os desenhos que compõem cada um dos 24 trabalhos acadêmicos selecionados, por meio de uma abordagem transversal. Levando em conta que o desenho é uma atividade típica da infância, as obras foram consideradas como expressões da cultura infantil de uma época e de um lugar. A metodologia consistiu na leitura dos trabalhos, entrevistas com os pesquisadores e apreciação dos desenhos, compondo-se um quadro geral da coleção – formada por aproximadamente 1600 desenhos, produzidos entre 2001 e 2020. A maior parte é originária do Distrito Federal, mas também de outras cidades brasileiras e estrangeiras. Os temas dos desenhos foram classificados em “brincadeiras”, “imagem corporal”, “instituições e espaços formativos”, “mídias” e “educação física”.
Abstract: This investigation represents the inventory database of children’s drawings produced in research with children. The aim is to gather the drawings that compose each of the 24 academic research selected, through a transversal approach. Considering that drawing is a typical activity of childhood, the works are considered as an expression of children’s culture of a time and a place. The methodology consisted of reading the works, interviews with researchers and evaluation of the drawings, composing an overview of the collection. It is formed by around 1,500 drawings, produced throughout 2001 to 2020. Most of them come from the Federal District, but also from other Brazilian and foreign cities. The themes of the drawings were classified as “low organization games”, “body image”, “institutions and formative spaces”, “media” and “physical education”.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
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