Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44802
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FelipedosSantosLopes.pdf907,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMauerberg Junior, Arnaldo-
dc.contributor.authorLopes, Felipe dos Santos-
dc.date.accessioned2022-09-13T21:40:52Z-
dc.date.available2022-09-13T21:40:52Z-
dc.date.issued2022-09-13-
dc.date.submitted2022-06-30-
dc.identifier.citationLOPES, Felipe dos Santos. Política de regionalização de acesso à Universidade Federal do Acre: um estudo sobre o bônus do argumento de inclusão regional e seus reflexos na comunidade acadêmica. 2022. 108 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44802-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, o acesso as universidades públicas se mostram cada vez mais concorrido. Com o advento do Sistema de Seleção Unificada - SiSU, a seleção proporcionou o aumento do escopo de candidatos aptos a candidatar-se as vagas independentemente da localidade da instituição pretendida, criando situações especificas em função de algumas dinâmicas de movimentação estudantil dentro do território nacional. Em 2018 a Universidade Federal do Acre-UFAC, implementa uma ação afirmativa com a finalidade de equiparar as condições de concorrência de alunos do Acre em função das desigualdades na qualidade e oportunidades da educação básica. Com a implementação desta política espera-se que se criem condições favoráveis a superação de processos de emigração de profissionais do estado do Acre, logo após a conclusão do curso superior, bem como a redução do número de vagas ociosas e evasão de estudantes ao longo do curso. O estudo se propõe a identificar os impactos nestes dois objetivos pretendidos pelo bônus do Argumento de Inclusão Regional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolítica de regionalização de acesso à Universidade Federal do Acre : um estudo sobre o bônus do argumento de inclusão regional e seus reflexos na comunidade acadêmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSistema de Seleção Unificada (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordPolíticas de inclusão regionalpt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordRetenção escolarpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In Brazil, access to public universities is increasingly competitive. With the advent of Unified Selection System - SiSU, the selection provided an increase in the scope of candidates able to apply for vacancies regardless of the location of the intended institution, creating specific situations due to some dynamics of student movement within the national territory. In 2018, the Federal University of Acre-UFAC implements an affirmative action in order to equalize the conditions of competition of students in Acre due to inequalities in the quality and opportunities of basic education. With the implementation of this policy, it is expected that favorable conditions will be created to overcome the processes of emigration of professionals from the state of Acre, soon after the conclusion of the higher education course, as well as the reduction of the number of idle vacancies and dropout of students throughout the course. The study aims to identify the impacts on these two objectives intended by the bonus of the Regional Inclusion Argument.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.