Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mauerberg Junior, Arnaldo | - |
dc.contributor.author | Lopes, Felipe dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T21:40:52Z | - |
dc.date.available | 2022-09-13T21:40:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Felipe dos Santos. Política de regionalização de acesso à Universidade Federal do Acre: um estudo sobre o bônus do argumento de inclusão regional e seus reflexos na comunidade acadêmica. 2022. 108 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44802 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil, o acesso as universidades públicas se mostram cada vez mais concorrido. Com o
advento do Sistema de Seleção Unificada - SiSU, a seleção proporcionou o aumento do escopo
de candidatos aptos a candidatar-se as vagas independentemente da localidade da instituição
pretendida, criando situações especificas em função de algumas dinâmicas de movimentação
estudantil dentro do território nacional. Em 2018 a Universidade Federal do Acre-UFAC,
implementa uma ação afirmativa com a finalidade de equiparar as condições de concorrência de
alunos do Acre em função das desigualdades na qualidade e oportunidades da educação básica.
Com a implementação desta política espera-se que se criem condições favoráveis a superação
de processos de emigração de profissionais do estado do Acre, logo após a conclusão do curso
superior, bem como a redução do número de vagas ociosas e evasão de estudantes ao longo
do curso. O estudo se propõe a identificar os impactos nestes dois objetivos pretendidos pelo
bônus do Argumento de Inclusão Regional. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Política de regionalização de acesso à Universidade Federal do Acre : um estudo sobre o bônus do argumento de inclusão regional e seus reflexos na comunidade acadêmica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Seleção Unificada (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas de inclusão regional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Retenção escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In Brazil, access to public universities is increasingly competitive. With the advent of Unified
Selection System - SiSU, the selection provided an increase in the scope of candidates able to
apply for vacancies regardless of the location of the intended institution, creating specific
situations due to some dynamics of student movement within the national territory. In 2018, the
Federal University of Acre-UFAC implements an affirmative action in order to equalize the
conditions of competition of students in Acre due to inequalities in the quality and opportunities of
basic education. With the implementation of this policy, it is expected that favorable conditions
will be created to overcome the processes of emigration of professionals from the state of Acre,
soon after the conclusion of the higher education course, as well as the reduction of the number
of idle vacancies and dropout of students throughout the course. The study aims to identify the
impacts on these two objectives intended by the bonus of the Regional Inclusion Argument. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|