Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Nilce Santos de | - |
dc.contributor.author | Silva, Paulo Roberto | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T19:22:46Z | - |
dc.date.available | 2022-09-13T19:22:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paulo Roberto. Sete anos de teste de progresso no curso de Medicina de uma escola pública do DF: quais as lições aprendidas? 2022. 70 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44793 | - |
dc.description | Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Da Saúde, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O Teste de progresso (TP) é um instrumento de avaliação do tipo melhor
resposta escolhida construído com o objetivo de avaliar, de maneira ampla, os
conhecimentos esperados ao final de um curso de uma maneira global e
sistematizada. A Escola aplica o teste regularmente desde 2005 e a partir de 2013
passou a realiza-lo em conjunto com as escolas participantes do Consórcio do Centro
Oeste para o Teste de Progresso. Objetivos: 1) Analisar as características
psicométricas dos testes pela Teoria Clássica dos Testes. 2) Analisar a progressão
do desempenho dos estudantes correlacionando-o com a série cursada, gênero,
participação nos programas de iniciação científica, reprovações no curso e forma de
acesso. 3) Analisar a possibilidade da utilização do teste de progresso para feedback
individual do estudante. 4) Descrever os processos de produção, aplicação, análise e
feedback dos testes de progresso realizados pelo consórcio. 5) Relacionar a qualidade
dos testes produzidos pelo consórcio com seu processo de produção. Métodos: Foi
realizada uma análise retrospectiva dos dados existentes sobre o teste de progresso,
correlacionando-os com as variáveis gênero, tipo de admissão, reprovação no curso
e participação nos programas de iniciação científica. A confiabilidade dos testes foi
calculada pelo alfa de Cronbach e a análise psicométrica dos itens foi realizada
utilizando a teoria clássica dos testes (TCT). Para verificar a confiabilidade das
informações dos testes em nível individual, foi realizada a análise pelo índice de
mudança confiável ou reliable change index (RCI). Para analisar a progressão de
conhecimentos dos estudantes foi realizada uma regressão linear múltipla clássica e
calculado o tamanho do efeito de cada série sobre a progressão de conhecimentos
pelo d de Cohen. Os processos de produção do teste, aplicação, análise dos
resultados e feedback para os envolvidos foi analisada tendo como referencial teórico
a estrutura proposta pelo guideline da Association for Medical Education in Europe
(AMEE). Resultados: O alfa de Cronbach foi em média 0,88, a análise psicométrica
revelou uma dificuldade média de 0,51 e discriminação média dos itens de 0,24. A
análise evidenciou um aumento de desempenho aproximadamente linear ao longo do
curso, porém observou-se uma diminuição da taxa de crescimento no período
correspondente ao estágio Curricular Obrigatório. Não foi observada correlação
estatisticamente significante entre gênero e desempenho no TP, os estudantes que
participaram do programa de iniciação científica obtiveram um desempenho superior
no teste quando comparados aos não participantes, enquanto a reprovação no Curso
correlacionou-se a um pior desempenho. Os estudantes admitidos pelo sistema de
cotas obtiveram um desempenho significativamente inferior ao dos seus colegas
admitidos pelo sistema universal. Todas as etapas necessárias para realização do
teste foram feitas de acordo com referencial teórico. O cálculo do RCI mostrou que a
progressão individual de conhecimentos pode ser evidenciada com confiabilidade em
apenas 14,7% dos casos. Conclusões: O teste de progresso mostrou-se válido e
confiável para aferir a progressão de conhecimentos dos estudantes fornecendo
informações relevantes para a gestão do Curso, no entanto, os resultados do teste
não podem ser utilizados para o feedback individual. O Consórcio do Centro Oeste
para o Teste de Progresso cumpriu adequadamente todas as etapas preconizadas
para realização do teste de progresso de acordo com o guideline utilizado como
referencial. A participação da Escola junto a consórcio do Centro Oeste mostrou-se
uma estratégia efetiva e eficiente para a realização do Teste de Progresso propiciando
a obtenção de importantes informações para a gestão educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sete anos de teste de progresso no curso de Medicina de uma escola pública do DF : quais as lições aprendidas? | pt_BR |
dc.title.alternative | Seven years of progress testing in a public medical school in Federal District : what lessons learned? | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação médica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medicina - pesquisa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional - ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior - avaliação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: The Progress Test (PT) is an assessment tool of best single answer
type constructed with the aim of broadly assess the knowledge expected at the end of
the Course in a global and systematic way. The School has applied the test regularly
since 2005 and from 2013 it began to carry it out in conjunction with the participating
schools of the Midwest Consortium for the Progress Test. Objectives: 1) To analyze
the psychometric characteristics of the tests using the Classical Test Theory. 2)
Analyze the progression of students' performance correlating it with the grade taken,
gender, participation in scientific initiation programs, failures in the course and type of
access. 3) Analyze the possibility of using the progress test to provide individual
student feedback. 4) Describe the production, application, analysis and feedback
processes of the progress tests carried out by the consortium. 5) Relate the quality of
tests produced by the consortium to its production process. Methods: A retrospective
analysis of the existing data on the progress test was performed, correlating them with
the variables gender, type of admission, failure in course and participation in scientific
initiation programs. The reliability of the tests was calculated using Cronbach's alpha
and the psychometric analysis of the items was performed using the classical test
theory (TCT). In order to verify the reliability of the tests at an individual level, the
analysis was performed using the reliable change index or reliable change index (RCI).
To analyze the progression of students' knowledge, a classical multiple linear
regression was performed and the size of the effect of each grade on the progression
of knowledge was calculated using Cohen's d. The processes of production of the
tests, application, analysis of results and feedback to stakeholders were analyzed
using the guideline of the Association for Medical Education in Europe (AMEE) as a
theoretical framework. Results: Cronbach's alpha averaged 0.88, psychometric
analysis revealed an average difficulty of 0.51 and average item discrimination of 0.24.
The analysis showed an approximately linear increase in performance throughout the
course, but a decrease in the growth rate was observed in the period corresponding to
the internship. There was no statistically significant correlation between gender and
performance in the TP, students who participated in the scientific initiation program
performed better on the test when compared to non-participants, while failure in the
Course was correlated with a worse performance. Students admitted through the
affirmative action system performed significantly below than their peers admitted
through the universal system. All the steps used to perform the test were carried out in
accordance with the theoretical framework. The ICR calculation showed that individual
progression of knowledge can be reliably evidenced in only 14.7% of cases.
Conclusions: The progress test proved to be valid and reliable to measure the
progression of students' knowledge, providing information relevant to the course
management, however, the test results cannot be used for individual feedback. The
Midwest Consortium for the Progress Test adequately complied with all the
recommended steps to carry out the progress test according to the guideline used as
a reference. The School's participation in the Midwest consortium proved to be an
effective and efficient strategy for carrying out the Progress Test, providing important
information for educational management. | pt_BR |
dc.contributor.email | paulosilva052@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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