Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44791
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PerspectivaEducadoresRelacao.pdf225,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas
Outros títulos: Prospect of educators in relation to sex education in schools
Perspectiva de los educadores en relación con la educación sexual en las escuelas
Autor(es): Matão, Maria Eliane Liégio
Ribeiro, Aline de Almeida
Dias, Ilara Tamyres da Silva
Carrijo, Talita de Morais
Caetano, Wagner José
Silva, André Ribeiro da
Miranda, Denismar Borges de
Assunto: Educação sexual
Educação em saúde
Professores
Adolescentes
Data de publicação: 17-Dez-2019
Editora: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
Referência: MATÃO, Maria Eliane Liégio et al. Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 76-87, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/22834. Acesso em: 4 fev. 2022.
Resumo: Com o crescente número de infecções por DST/aids na população juvenil, surgem ques-tionamentos a respeito da abordagem do tema Educação Sexual feita nas escolas. O objetivo deste estudo foi conhecer como a Educação Sexual é trabalhada junto aos adolescentes e jovens escolares. Trata-se de estudo qualitativo realizado no âmbito escolar, através de entrevista semi-estruturada, com nove professores da rede estadual de ensino da região Noroeste de Goiânia e aplicou-se análise de conteúdo para estabe-lecimento das categorias temáticas. Emergiram duas categorias de análise: Educação Sexual – interesse dos educandos como elemento facilitador e Educação Sexual – obs-táculos a serem vencidos. Os docentes revelam que há interesse dos estudantes para com a temática, mas diferentes fatores interferem no enfoque adequado. A quase totali-dade dos docentes percebe que não possui preparo para abordar o tema junto aos seus alunos.Evidencia-se que a capacitação dos docentes acerca do assunto é um caminho a ser traçado para o melhor esclarecimento de dúvidas e curiosidades dos alunos.
Abstract: With the increasing number of STD/AIDS infections among the young population, ques-tions arise regarding the approach to the subject made Sex Education in schools. The aim of this study was to understand how sex education is worked with adolescents and young schoolchildren. This is a qualitative study in a school environment, through semi--structured interviews with nine teachers from state schools in the Northwest region of Goiânia and applied content analysis to establish the themes. Emerged two categories of analysis: Sexual Education – interest of students as a facilitator and Sexual Education – obstacles to overcome. Teachers show that there is interest of the students towards the subject, but different factors interfere with the right approach. Almost all the teachers rea-lize that preparation does not have to address the issue with their students. It is evident that the training of teachers on the subject is a path to be traced for better clarification of doubts and curiosities of the pupils.
Resumen: Con el aumento del número de infecciones por ETS/SIDA entre la población joven, sur-gen preguntas sobre el abordaje del tema de educación sexual realizado en las escue-las. El objetivo de este estudio es entender cómo la educación sexual se trabaja con adolescentes y jóvenes escolares. Se trata de un estudio cualitativo en la escuela, a través de entrevistas semiestructuradas con nueve profesores de las escuelas estatales de la región noroeste de Goiânia y se aplica el análisis de contenido para establecer los temas. Surgieron dos categorías de análisis: Educación Sexual – interés de los es-tudiantes como elemento facilitador y Educación Sexual – obstáculos que superar. Los maestros revelan que hay interés de los estudiantes hacia el tema, pero diferentes factores interfieren con el enfoque correcto. Casi todos los maestros coinciden en no contar con la preparación para abordar el tema con sus alumnos. Es evidente que la formación de los profesores sobre el tema es un camino a desarrollar para una mejor aclaración de las dudas e inquietudes de los alumnos.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Licença: (CC BY) Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/22834. Acesso em: 4 fev. 2022.
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.