Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Jorge Madeira | - |
dc.contributor.author | Gerônimo, Rosinete Lourenço | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-09T22:23:33Z | - |
dc.date.available | 2022-09-09T22:23:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-24 | - |
dc.identifier.citation | GERÔNIMO, Rosinete Lourenço. Ouvidoria como ferramenta de gestão de conselhos de profissões: estudo de caso do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas. 2022. 170 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44759 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Ouvidoria do COREN-AM é um serviço oferecido aos usuários internos e externos
como instrumento de controle social afim de fiscalizar as atividades prestadas pela
instituição principalmente relacionadas a fiscalização das profissões de enfermagem. No
entanto, durante o período de 2018 a 2020, observou-se o desconhecimento dos
profissionais de enfermagem acerca do papel da Ouvidoria, além das queixas pela falta
ou demora de resolutividade das demandas apresentadas ao conselho. No âmbito
institucional, também constatou problemas de estruturação da Ouvidoria e no controle de
informações da área. Diante do exposto, o principal objetivo do trabalho foi responder a
seguinte questão: De que forma o papel da Ouvidoria do COREN-AM tem contribuído
para o exercício da cidadania e sua utilização como importante instrumento de gestão
pública e controle social? O estudo descreveu o processo de implantação da ouvidoria,
além de um panorama de atividades da área no Sistema COFEN/COREN e no próprio
COREN-AM. A pesquisa utilizou como instrumentos metodológicos de avaliação:
01(um) formulário de diagnóstico da área, tendo como objetivo analisar a efetividade da
Ouvidoria, construído a partir de indicadores quantificáveis de desempenho para analisar
a tendência de ações da área; e 02 (dois) questionários eletrônicos de pesquisa survey
que foram aplicados em 98 usuários externos e 36 usuários internos da Ouvidoria do
COREN-AM no período de outubro e novembro de 2020, que buscou caracterizar o perfil
dos demandantes e suas principais manifestações, assim como o nível de satisfação dos
usuários sobre o serviço e a sua importância como canal de comunicação organizacional
com a sociedade amazonense. A partir dos resultados obtidos, o estudo mostrou que a
maioria dos usuários compreende o papel da Ouvidoria do COREN-AM tendo como
principal lição aprendida, a necessidade de sua consolidação nas instâncias deliberativas
da instituição afim de melhorar suas tendências de ações, bem como o reconhecimento
como importante instrumento de gestão pública e de participação social. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ouvidoria como ferramenta de gestão de conselhos de profissões : estudo de caso do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ouvidorias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controle social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conselhos fiscais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conselhos Regionais de Enfermagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The COREN-AM Ombudsman is a service offered to internal and external users as an
instrument of social control in order to supervise the activities provided by the institution,
mainly related to the supervision of the nursing professions. However, the researcher, during
the period from 2018 to 2020, observed the lack of knowledge of nursing professionals about
the role of the Ombudsman, in addition to complaints about the lack or delay in resolving the
demands presented to the council. At the institutional level, she also found problems in
structuring the Ombudsman's office and in controlling information in the area. Given the above,
the main objective of the work was to answer the following question: How has the role of the
COREN-AM Ombudsman contributed to the exercise of citizenship and its use as an important
instrument of public management and social control? The study described the process of
implementing the ombudsman, as well as an overview of activities in the area in the
COFEN/COREN System and in COREN-AM itself. The research used as methodological
instruments of evaluation: 01 (one) form of diagnosis of the area, with the objective to analyze
the effectiveness of the Ombudsman, constructed from quantifiable indicators of performance
to analyze the trend of actions of the area; and 02 (two) electronic survey survey questionnaires
that were applied to 98 external users and 36 internal users of the COREN-AM Ombudsman's
Office between October and November 2020, which sought to characterize the profile of the
claimants and their main manifestations, as well as the level of user satisfaction with the service
and its importance as an organizational communication channel with Amazonian society. Based
on the results obtained, the study showed that most users understand the role of the CORENAM Ombudsman, having as main lesson learned, the need for its consolidation in the
deliberative bodies of the institution in order to improve its tendencies of actions, as well as the
recognition as an important instrument of public management and social participation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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