http://repositorio.unb.br/handle/10482/44721
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_MichellyAlvesTeixeira.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Arte e política : a “partilha do sensível” em Jacques Rancière |
Autor(es): | Teixeira, Michelly Alves |
E-mail do autor: | michellyteixeira@hotmail.com |
Orientador(es): | Lacour, Philippe Claude Thierry |
Assunto: | Rancière, Jacques, 1940- crítica e interpretação Igualdade Arte e política |
Data de publicação: | 8-Set-2022 |
Data de defesa: | 10-Jun-2022 |
Referência: | TEIXEIRA, Michelly Alves. Arte e política: a “partilha do sensível” em Jacques Rancière. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O conceito de “partilha do sensível” repõe uma divisão no sensível que determina quem pode tomar parte no comum em função do que faz e quem deve tomar parte do comum valendo-se de ocupações no espaço e no tempo. Para tanto, percorreremos conceitos fundamentais da teoria de Jacques Rancière, com foco no conceito de “partilha do sensível”, suas limitações e formas, assim como sua superação por meio da relação entre arte e política. Essa inclusão dá forma ao que Rancière nomeia de “política da estética”, ou melhor, a esfera da experiência política, como ele sustenta – uma vez que, para Jacques Rancière, a comunidade política é também estética, dada as formas de manifestações que concedem visibilidades a ditos e feitos e que apresentam o cenário de possibilidades aos sujeitos visíveis na comunidade política. Deste modo, a magnitude da proposta exige percorrermos o problema primeiro em sua dimensão política, cujo eixo são os limites conceituais que a política abrange atualmente, para, em seguida, introduzir-se na dimensão estética da partilha do sensível. |
Abstract: | The concept of “Distributions of the sensible” is a partition in the sensible that determines who can take part, according to their occupation, in the common and who should take part in the common through occupations in space and time. Thus, we will go through fundamental concepts of Jacques Rancière's theory, focusing on the concept of “distributions of the sensible”, its limitations and forms, as well as its overcoming through the relationship between art and politics. This inclusion shapes what Rancière names “politics of aesthetics”, or rather, as he defines, the sphere of political experience. Given that, for Jacques Rancière, the political community is also aesthetic due to the manifestations' forms which grant visibility to sayings and deeds and present the scenario of possibilities in the political community to visible subjects. In this way, the magnitude of the proposal requires that we go through the problem first in its political dimension, which axis is the conceptual limits that politics currently covers, for, then introduce itself in the aesthetic dimension of the distributions of the sensible. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Filosofia (ICH FIL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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