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Título: Avaliação dos níveis de abertura dos dados abertos governamentais : um estudo em universidades e institutos federais no Brasil
Autor(es): Reckziegel, Edvandro Carlos
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Dados abertos governamentais
Dados - nível de abertura
Governo aberto
Instituições de ensino superior
Data de publicação: 8-Set-2022
Referência: RECKZIEGEL, Edvandro Carlos. Avaliação dos níveis de abertura dos dados abertos governamentais: um estudo em universidades e institutos federais no Brasil. 2022. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi avaliar os níveis de abertura dos Dados Abertos Governamentais (DAG’s) em universidades federais e em institutos federais brasileiros. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra de trinta instituições de educação superior, sendo 18 universidades federais e 12 institutos federais brasileiros, é não probabilística por acessibilidade a Plano de Dados Abertos (PDA’s) em fevereiro de 2022 e a conjuntos de dados abertos publicados em portal próprio na internet, previstos nos referidos PDA’s. Os dados foram coletados nos referidos PDA’s, nos portais de dados abertos e em 473 conjuntos de dados abertos disponibilizados pelas instituições da amostra deste estudo. O tratamento dos dados empregou análise documental, análise de conteúdo, estatísticas descritivas e inferenciais. A análise de conteúdo baseou-se na descrição dos DAG’s, considerando quadro com categorias e temas descritos por Carossi, Pedan e Teixeira Filho (2017). O nível de abertura dos DAG’s e o indicador de abertura dos DAG's foram obtidos a partir de oito critérios, baseados em princípios de dados abertos governamentais, propostos em Veljković, Bogdanović-Dinić e Stoimenov (2014). Os principais resultados indicaram que o percentual médio apurado para o indicador de abertura dos DAG’s das instituições que compõem a amostra foi de 83,08% e os níveis de abertura dos DAG’s indicaram 20,00% das instituições no nível ‘Abertura mediana’; 63,33% delas no nível ‘Abertura’ e 16,77% no nível ‘Altamente aberto’. O tema ‘Cursos Ofertados’ esteve presente na descrição de 36 dos DAG’s publicados e a categoria ‘Alunos’ esteve presente em 70 dos DAG’s publicados. Além disso, os critérios ‘Processável por máquina’ e ‘Oportuno’ apresentaram diferenças significativas para os indicadores de abertura de dados segmentados para os critérios ‘Primário’, ‘Acessível’, ‘Não discriminatório’, ‘Não proprietário’ e ‘Licença livre’, usados para apurar os níveis de abertura dos DAG’s das referidas instituições, com percentuais de presença de 58,18% e 60,53%, respectivamente. A região geográfica onde a sede da instituição encontra-se localizada não influenciou os níveis de abertura dos DAG’s apurados. Não houve diferenças significativas entre as universidades e os institutos federais, no tocante aos indicadores de abertura dos DAG’s e níveis de abertura dos DAG’s. Com esta pesquisa espera-se contribuir academicamente para a compreensão do tema ‘nível de abertura dos dados abertos governamentais em instituições de educação superior’ e trazer reflexões para acadêmicos, pesquisadores, gestores dessas instituições, outros órgãos abrangidos pela Política de Dados Abertos do Governo Federal e para órgãos de controle que tratem sobre o assunto no Brasil. O estudo também exemplifica uma forma para mensurar os indicadores de abertura dos DAG’s e os níveis de abertura dos DAG’s que poderá ser reutilizada em pesquisas abrangendo a avaliação dos DAG’s de outras organizações públicas federais atuantes no País.
Abstract: The general aim of this paperwork was to evaluate the levels of openness of open government data - OGD's in Brazilian federal universities and federal institutes. To achieve this objective, a descriptive research was carried out, of a documentary nature, with a qualitative and quantitative approach. The sample of thirty higher education institutions, among then 18 federal universities and 12 Brazilian federal institutes, is non-probabilistic due to accessibility to the Open Data Plan – ODP’s in February 2022 and to open datasets published on its own internet portal, provided for in the referred to ODP’s. All data were collected in the aforementioned ODP’s, in open data portals and in 473 open data sets made available by the institutions in the sample of this study. The data treatment used document analysis, content analysis, descriptive and inferential statistics. The content analysis was based on the description of the OGD's considering an array with categories and themes described by Carossi, Pedan and Teixeira Filho (2017). The level of openness of OGD’s and the indicator of openness of OGD's were obtained from eight criteria, based on open government data principles, proposed in Veljković, Bogdanović-Dinić and Stoimenov (2014). The main results indicated that the average percentage calculated for the openness indicator of the OGD's of the institutions that compose the sample was 83.08% and the levels of openness of the OGD's indicated 20.00% of the institutions at the ‘Average Openness’ level; 63.33% of them at the ‘Openness’ level and 16.77% at the ‘Highly Openness’ level. The theme ‘Offered Courses’ was present in the description of 36 of the published OGD's and the category ‘Students’ was present in 70 of the published OGD's. In addition, the criteria ‘Processable by machine’ and ‘Timely’ showed significant for the segmented indicator of openness of OGD's for the 'Primary', 'Accessible', 'Non-discriminatory', 'Non-proprietary' and 'Free license' criteria used to determine the openness levels of the OGD's of the referred institutions, with percentages of presence of 58.18% and 60.53%, respectively. The geographic region where the institution's headquarters is located did not influence the openness levels of the OGD's calculated. There were no significant differences between universities and federal institutes, regarding the indicators of openness of OGD's and openness levels of OGD's. With this research it is expected to contribute academically to the understanding of the theme ‘level of openness of government open data in higher education institutions’ and to bring reflections to academics, researchers, managers of these institutions, different agencies covered by the Open Data Policy of the Federal Government and also to the control agencies dealing with the matter in Brazil. The study also exemplifies a way to measure the indicator of openness of OGD's and the levels of openness of the OGD's that can be reused in research covering the evaluation of OGD's of other federal public organizations operating in the country.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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