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dc.contributor.advisorCeleste, Letícia Correa-
dc.contributor.authorPorto, Maria Rebeca de Carvalho-
dc.date.accessioned2022-09-08T19:50:18Z-
dc.date.available2022-09-08T19:50:18Z-
dc.date.issued2022-09-08-
dc.date.submitted2022-05-31-
dc.identifier.citationPORTO, Maria Rebeca de Carvalho. Análise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19. 2022. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44711-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractPara reduzir a transmissão da COVID-19, estratégias como a quarentena e o distanciamento social foram usadas, levando ao fechamento de estabelecimentos, escolas e empresas e afetando a sociedade em diversos níveis. Para as crianças, os impactos dessas medidas foram sentidos, dentre outros âmbitos, no contexto familiar e na vida escolar. Projeta-se que o fechamento das escolas, período de isolamento social e o contexto de pandemia causarão prejuízos para as crianças, uma vez que impactos emocionais, físicos e cognitivos podem ter sido gerados nesse período. O presente estudo se propôs a analisar como estavam as funções neuropsicológicas de crianças de uma escola pública do Distrito Federal, matriculadas 1º e 2º ano de Ensino Fundamental no momento de reabertura das escolas públicas na pandemia da COVID-19 e a influência dos fatores familiares e contextuais sobre o desempenho dessas habilidades. Participaram voluntariamente 118 estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de Classe Regular, bem como seus pais ou responsáveis. Para avaliação das crianças foi aplicado o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (NEUPSILIN INF) de forma presencial, após a flexibilização do isolamento social. Ainda, os pais/responsáveis responderam ao Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF) e questões para classificação socioeconômica e de escolaridade materna, de forma remota. Os resultados apontam alta prevalência de crianças em fase de alfabetização que apresentam alerta ou déficit das funções de orientação, memória, linguagem, habilidades visuoespaciais, habilidades aritméticas e fluência verbal. Ainda, as atividades que promovem estabilidade são preditoras do desempenho das crianças na habilidade de orientação e os recursos que promovem processos proximais refletem significativamente no desempenho em linguagem. Os resultados sugerem que crianças inseridas em família com estimativas da renda domiciliar abaixo de um salário mínimo apresentam piores desempenhos do controle inibitório. Evidenciamos neste trabalho os possíveis impactos das alterações das habilidades neuropsicológica para o aprendizados dessas crianças, e como os fatores contextuais influenciaram o desempenho de algumas dessas funções.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise das habilidades cognitivas e ambiente familiar de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental no período de abertura gradual das escolas durante a Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordIsolamento socialpt_BR
dc.subject.keywordAulas remotaspt_BR
dc.subject.keywordFunções neuropsicológicaspt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.description.abstract1To stop the transmission of COVID-19, strategies such as quarantine and social distancing were used, leading to the closure of establishments, schools and businesses and affecting society at different levels. For children, the impacts of these measures were felt, among other areas, in the family context and in school life. It is projected that the closure of schools, period of social isolation and the pandemic context will cause harm to children, since emotional, physical and cognitive impacts may have been generated during this period. The present study aimed to analyze the neuropsychological functions of children from a public school in the Distrito Federal (Brazil), enrolled in the 1st and 2nd year of Class Elementary School at the time of reopening of public schools in the COVID-19 pandemic and the influence of family and contextual factors on the performance of these skills. 118 students from the 1st and 2nd year of Regular Class Elementary School participated voluntarily, as well as their parents or guardians. To evaluate the children, the Brief Child Neuropsychological Assessment Instrument (NEUPSILIN INF) was applied in person, after the easing of social isolation. Furthermore, the parents/guardians answered the Inventory of Resources of the Family Environment (RAF) and questions for socioeconomic classification and maternal schooling, remotely. The results suggest a high prevalence of children in the literacy phase who present alert or deficits in orientation, memory, language, visuospatial skills, arithmetic skills and verbal fluency. Furthermore, activities that reflect the degree of stability are predictors of children's performance in orientation skills and resources that promote proximal processes significantly reflect on language performance. The results show that children included in families with estimates of household income below one minimum wage present worse performance in inhibitory control. In this work, we evidenced the possible impacts of changes in neuropsychological skills for the learning of these children, and how contextual factors influenced the performance of some of these functions.pt_BR
dc.contributor.emailrebecacp98@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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