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Título: Projeto Raízes : vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola
Outros títulos: Proyecto Raízes : vías de acceso a la literacidad comunitária en contexto quilombola
Project Raízes : means of access to the community literacy in a quilombola context
Autor(es): Santos, Edinei Carvalho dos
Silva, Kleber Aparecido da
Sousa, Rosineide Magalhães de
E-mail do autor: mailto:edineicarvalho@ unb.br
mailto:kleberaparecidodasilva@gmail.com
mailto:rosineide@unb.br
Assunto: Letramento
Quilombolas
Data de publicação: 2021
Editora: Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina
Referência: SANTOS, Edinei Carvalho dos; SILVA, Kleber Aparecido da; SOUSA, Rosineide Magalhães de. Projeto Raízes: vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 18, n. 4, 2021. DOI 10.5007/1984-8412.2021.e81081. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/81081/48286. Acesso em: 23 ago. 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto Raízes: letramentos, educação e cultura, desenvolvido com estudantes da escola Aleixo Pereira Braga I, instituição de ensino localizada no Quilombo Mesquita, comunidade negra rural situada em Goiás. O projeto buscou incorporar os letramentos comunitários ao contexto escolar, abordando temas sociais próprios da comunidade dos/as estudantes. Durante o projeto, desenvolvido por meio de oficinas de letramento, os/as estudantes tiveram a oportunidade de falar, ler, escrever e interagir com os conhecimentos oriundos da cultura do entorno. A experiência indicou que o Projeto Raízes serviu como uma boa oportunidade para os/as alunos/as acessarem a cultura quilombola e os saberes afro-rurais silenciados no contexto escolar e interditados pelas estruturas de poder presentes na comunidade. Os resultados sinalizam para o fato de que, dentro de uma perspectiva sociocultural, sociolinguística e aplicada crítica, é possível articular temas comunitários aos conteúdos escolares, possibilitando o desenvolvimento de uma prática educativa socialmente mais democrática e inclusiva. Indicam, assim, que projetos de letramento, ao serem trabalhados em uma perspectiva interdisciplinar, constituem uma valiosa proposta de acesso a novas práticas de linguagem e letramento no âmbito da comunidade.
Abstract: This article aims to present the results of the Projeto Raízes: letramentos, educação e cultura [Project Raízes: literacy, education and culture], carried out with students from Aleixo Pereira Braga school, an educational institution located in Quilombo Mesquita, a rural black community from Goiás, Brazil. This project aimed at including community literacies in the school context, considering specific social subjects from the students’ community. The project comprised literacy workshops through which students could participate speaking, reading, writing and working together with knowledges from the surrounding culture. The experience indicated that Project Raízeswas a good opportunity to students access the quilombola culture and the rural black community principles. The results showed that, based on a critical, socialcultural and sociolinguistic applied perspective, interchanging community subjects and school programmes is feasible, enabling the development of an educational practice more democratic and inclusive, regarding its social aspects. Furthermore, results indicate that literacy projects, when applied based on an interdisciplinary perspective, are a great means of access to new literacy and language practices in the community environment.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados del Projeto Raízes: letramentos, educação e cultura [Proyecto Raízes: literacidades, educación y cultura], desarrollado con alumnos de la escuela Aleixo Pereira Braga I, institución educativa ubicada en Quilombo Mesquita, comunidad negra rural situada en Goiás. El proyecto buscó incorporar literacidades comunitarias en el contexto escolar, abordando problemas sociales específicos de la comunidad de los estudiantes. Durante el proyecto, desarrollado a través de talleres de literacidad, los estudiantes tuvieron la oportunidad de hablar, leer, escribir e interactuar con los conocimientos de la cultura circundante. La experiencia indicó que el proyecto Raízes sirvió como una buena oportunidad para que los estudiantes accedan a la cultura quilombola y al conocimiento afro-rural silenciado en el contexto escolar e interceptado por las estructuras de poder presentes en la comunidad. Los resultados apuntan que, desde una perspectiva sociocultural, sociolingüística y crítica aplicada, es posible articular temas comunitarios a los contenidos escolares, posibilitando el desarrollo de una práctica educativa más democrática e inclusiva. Así, señalan que los proyectos de literacidad, al ser trabajados en una perspectiva interdisciplinar, constituyen una valiosa propuesta de acceso a nuevas prácticas lingüísticas y literacidad dentro de la comunidad.
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DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81081
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