Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44548
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DanielRodriguesSilvaLuzNeto.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Mobilização do pensamento geográfico na interpretação de práticas espaciais por alunos do ensino médio
Autor(es): Luz Neto, Daniel Rodrigues Silva
E-mail do autor: danieltabuleiro1@gmail.com
Orientador(es): Campos, Neio Lúcio de Oliveira
Assunto: Práticas espaciais
Globalização
Interpretação crítico-reflexiva
Pensamento geográfico
Data de publicação: 17-Ago-2022
Referência: LUZ NETO, Daniel Rodrigues Silva. Mobilização do pensamento geográfico na interpretação de práticas espaciais por alunos do ensino médio. 2022. 225 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar elementos indicadores estruturantes do pensamento geográfico mobilizados para a interpretação de práticas espaciais por alunos da 3ª série do Ensino Médio em duas escolas públicas do Gama, no Distrito Federal, em 2021. O percurso metodológico está fundamentado na abordagem da pesquisa qualitativa e na modalidade participante. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, na pesquisa de campo foram aplicados questionários e feitas mediações pedagógicas por meio da realização de uma oficina pedagógica e aplicações de testes com situações-problema. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na identificação de elementos indicadores em palavras ou frases nas argumentações dos sujeitos. A pesquisa está articulada em três eixos centrais: práticas espaciais, pensamento geográfico e a mobilização de elementos do pensamento geográfico por alunos do Ensino Médio. Os resultados indicam que as práticas espaciais referem-se a um conjunto sistêmico de ações sociais espacialmente localizadas e efetuadas cotidianamente por diferentes sujeitos para atender a motivos (necessidades) específicos ou coletivos, mediadas por sistemas de instrumentos materiais-simbólicos. Elas possibilitam a produção, apropriação, reprodução e a organização do espaço geográfico. Essas práticas espaciais têm se tornado cada vez mais complexas diante do contexto de expansão do processo de globalização contemporâneo. Nesse contexto, defende-se a tese de que a mobilização de elementos estruturantes do pensamento geográfico, conceitos e princípios lógicos, são instrumentos simbólicos potentes para a interpretação das práticas espaciais de maneira crítico-reflexiva. Essa tese foi constatada junto aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, em duas escolas públicas do Gama, pois ao serem estimulados a resolverem situações-problema com perguntas geográficas por meio do conteúdo da globalização, evidenciaram-se indicadores nos argumentos dos estudantes da mobilização de conceitos e princípios estruturantes do pensamento geográfico na interpretação de práticas espaciais de forma crítico-reflexiva. Portanto, indica-se desenvolver e estimular a mobilização dos conceitos e princípios geográficos como método para o ensino e aprendizagem em Geografia, pois estruturam e orientam a atividade do pensamento geográfico dos sujeitos.
Abstract: The objective of this research is to analyze structural indicator elements of geographic thought mobilized for the interpretation of spatial practices by students of the 3rd series of Ensino Médio in two public schools of Gama, in the Federal District, in 2021. The methodological course is based on the research approach qualitative and in a participant modality. For this, apart from the bibliographical research, in the field research we applied questionnaires and some pedagogical mediations by means of the realization of a pedagogical office and application of tests with problem situations. To analyze the data, the content analysis technique was used to identify indicator elements in words or phrases in the arguments of two subjects. The research is articulated in three central elements: spatial practices, geographical thinking and the mobilization of elements of geographical thinking by students of Ensino Médio. The results indicate that spatial practices refer to a systemic set of social actions spatially located and carried out daily by different subjects to attend to specific or collective motives (needs), mediated by systems of material-symbolic instruments. They make possible the production, appropriation, reproduction and organization of the geographical space. These spatial practices have also become increasingly complex in the context of the expansion of the contemporary globalization process. In context, it is defended that the mobilization of structural elements of geographical thought, concepts and logical principles, are powerful symbolic instruments for the interpretation of spatial practices in a critical-reflexive manner. This was verified together with the students of the 3rd series of Ensino Médio, in two public schools of Gama, because we will be encouraged to solve problem-situations with geographical questions through the content of globalization, evidence will be shown in the arguments of two students of mobilization of concepts and structuring principles of geographic thought in the interpretation of spatial practices in a critical-reflexive way. Therefore, it indicates to develop and stimulate the mobilization of two concepts and geographical principles as a method for teaching and learning in Geography, for structuring and guiding the activities of geographical thinking of two subjects.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.